Praça Carlos Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praça Carlos Gomes
Praça Carlos Gomes
Localização Sudeste
País  Brasil
Estado  São Paulo
Município Campinas
Tipo Público
Administração Prefeitura Municipal de Campinas
Coordenadas 22° 54' 12.27" S 47° 03' 23.59" O
Praça Carlos Gomes está localizado em: Brasil
Praça Carlos Gomes
Localização no Brasil

A Praça Carlos Gomes é uma praça localizada no Centro de Campinas, delimitada pelas ruas Conceição (sul), Irmã Serafina (oeste), Boaventura do Amaral (leste) e General Osório (norte).

História[editar | editar código-fonte]

Recebeu o nome do ilustre compositor epônimo em 1880[1]. Em 1883, foram adquiridas 100 palmeiras imperiais e plantadas ao redor da praça, das quais a maioria permanece até os dias atuais. Em 1914, a praça foi nivelada e ajardinada, recebendo um coreto, até hoje presente no local. Em cantos diferentes da praça, há dois monumentos: um dedicado a Rui Barbosa e outro dedicado a Tomás Alves, médico campineiro que teve importante papel no combate à epidemia de febre amarela de 1889. Da praça é possível ver o Edifício Itatiaia, único projeto realizado por Oscar Niemeyer em Campinas.

Na televisão[editar | editar código-fonte]

A praça foi escolhida como uma dos sets de gravação de cenas para a primeira fase de A Lei do Amor, telenovela das nove da Rede Globo. A escolha da praça ocorreu em função de seu coreto e do verde[2].

Referências

  1. Praça Carlos Gomes Prefeitura Municipal de Campinas, acesso em 23 de julho de 2009
  2. RAMIREZ, Alenita (24 de julho de 2016). «Praça Carlos Gomes vira cenário de novela da Globo». Correio Popular. Consultado em 7 de outubro de 2016