Casa de Saúde Campinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital
Casa de Saúde Campinas
Fachada da Casa de Saúde Campinas
Nome completo Casa de Saúde Campinas - antigo Circolo Italiani Uniti
Localização Campinas
 São Paulo
 Brasil
Fundação 17 de abril de 1881 (136 anos)
Tipo Privado
Especialidades Diversas
Site Casa de Saúde Campinas
editar

A Casa de Saúde Campinas[1] é um hospital brasileiro localizado em Campinas (São Paulo), situado na praça Dr. Toffoli, no Centro da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

A associação que deu origem à Casa de Saúde Campinas - chamada Circolo Italiani Uniti - foi fundada em 17 de abril de 1881[2] com objetivos múltiplos: atender às necessidades educacionais dos filhos dos imigrantes italianos e servir como Casa de Caridade e Centro Cultural para a comunidade ítalo-brasileira de Campinas. O edifício foi projetado por Samuele Malfatti (pai da pintora Anita Malfatti) com auxílio de Ramos de Azevedo[3].

No ano seguinte, a instituição começou a oferecer atendimento médico e farmacêutico a seus associados. Em 1883, Campinas passou por uma epidemia de febre amarela e a associação fechou temporariamente a escola e o centro cultural para atender às emergências. Em 1884, o Circolo Italiani Uniti solicitou à Câmara Municipal de Campinas[4] um terreno para a construção de um hospital e de uma escola. Em 1889 e em 1897 houve mais epidemias de febre amarela, momentos nos quais a escola teve salas de aula transformadas em enfermarias.

A colônia italiana esteve prestes a fechar a associação entre 1917 e 1918 em virtude das consequências do pós-guerra. Entretanto, em 1918 irrompeu uma pandemia: a gripe espanhola, que motivou os responsáveis e mantenedores do Circolo Italiani Uniti a transformá-lo definitivamente num hospital.

Em 1938, o Decreto-Lei 383/1938 determinou várias alterações nas regras de manutenção de instituições mantidas por estrangeiros, a ser cumpridas sob pena de fechamento da instituição. A partir do ano seguinte, as atas deixaram de ser escritas em italiano para serem escritas em português. Em 1942, o hospital veio a assumir seu nome atual, homenageando a cidade na qual se localiza, mas sem deixar de mencionar sua denominação original - agora, como subtítulo.

Nas décadas seguintes, os Poderes Executivos municipal, estadual e federal reconheceram o caráter de utilidade pública do hospital.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em São Paulo também havia uma associação de italianos com nome similar, Circolo Italiano de São Paulo que funcionava no terreno onde foi erguido o Edifício Itália.

Especialidades médicas[editar | editar código-fonte]

As especialidades médicas existentes na Casa de Saúde Campinas são: Anestesia, Anatomia Patológica, Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Ginecologia/Obstetrícia, Hemoterapia, Nefrologia, Neurologia/Neurocirurgia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia e Urologia, além UTI Adulto e UTI Pediátrica e Neonatal.

Referências

  1. A designação oficial do hospital é Casa de Saúde Campinas - antigo Circolo Italiani Uniti.
  2. História, p. 1 - Casa de Saúde Campinas Visitado em 19 de maio de 2009.
  3. História da Casa de Saúde Campinas
  4. História, p. 2- Casa de Saúde Campinas Visitado em 19 de maio de 2009.