Palácio dos Jequitibás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o parque ou área verde, veja Bosque dos Jequitibás.
Palácio dos Jequitibás
Palácio dos Jequitibás - Campinas - SP.JPG
Palácio dos Jequitivás, sede da prefeitura de Campinas, no centro da cidade.
Nomes alternativos Paço Municipal
Tipo Palácio
Estilo dominante Modernismo
Arquiteto Rubens Gouveia Carneiro Viana
Ricardo Sievers
Início da construção outubro de 1966
Inauguração 28 de outubro de 1968 (49 anos)
Dimensões
Número de andares 18
Local Campinas,  São Paulo
 Brasil
Endereço Avenida Anchieta, 200, Centro

Palácio dos Jequitibás é o nome do edifício no qual se localiza a prefeitura de Campinas, abrigando o gabinete do prefeito (em seu quarto andar), algumas repartições de secretarias municipais e até 2005 abrigou no seu térreo e primeiro piso da ala esquerda o plenário e os gabinetes da Câmara Municipal de Campinas[1], cujo processo de transferência para imóvel próprio no bairro Ponte Preta foi concluído em 2006[2]. É também conhecido por Paço Municipal ou simplesmente Paço.

História[editar | editar código-fonte]

Localizado à Avenida Anchieta, 200, o prédio tem dezenove pavimentos, subsolo, o edifício propriamente dito e dois blocos (no bloco A ficavam os gabinetes dos vereadores; no B, fica o Salão Vermelho e outras repartições). Possui uma área construída de 29.000. A parte de baixo é revestida por mármore branco e os pavimentos têm a proteção adicional de brises.

Projeto dos arquitetos Rubens Gouveia Carneiro Viana e Ricardo Sievers, teve as obras iniciadas em outubro de 1966, sendo inaugurado oficialmente em 28 de outubro de 1968, substituindo a antiga sede da municipalidade, o Palácio dos Azulejos.

O nome do Palácio é uma referência aos jequitibás centenários que ficavam no terreno dos fundos de um hospital (no qual foi erguido o Palácio), dos quais restaram poucos, entre eles Seu Rosa (que tombou sozinho em janeiro de 1999, com aproximadamente 150 anos[3]) e Seu Rosinha.

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sellin elogia modernização do Palácio dos Jequitibás Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas, acesso em 25 de julho de 2009.
  2. Nova Câmara abre com atraso e sem telefone, 22 set. 2005 Acessado em 25 de julho de 2009
  3. Sociedade - Campinas, SP - O Tombo de um Gigante Revista Época, 25/01/1999, acesso em 25 de julho de 2009.