Portal:Campinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar Flag of Campinas.svg Portal de Campinas
Panorama da Cidade
Este portal está on-line desde o dia 6 de julho de 2015 e pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de
CampinasSP.

Campinas | Imagens
Comentários na página de discussão.
Portal de
Campinas,
"Princesa d'Oeste".
sábado, 21 de outubro de 2017
 ver·editar Campinas
SaoPaulo Municip Campinas.svg
Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, localizado na sede da Região Metropolitana de Campinas. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 90 quilômetros.

O município é formado pela cidade de Campinas e por vários distritos: Barão Geraldo, Campo Grande, Joaquim Egídio, Nova Aparecida, Ouro Verde, Sousas. Faz parte da primeira macrometrópole do hemisfério sul, a qual é formada pelas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Commons-logo.svg
Categoria | Mídia


 ver·editar Artigos em destaque
Macaco na Mata de Santa Genebra.

A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra é uma reserva florestal com remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica, localizada no distrito de Barão Geraldo, na divisa com o município de Paulínia. Possui área de 251,77 ha e é considerada a segunda maior floresta urbana do Brasil, atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A Mata apresenta uma fauna bem rica, sendo que em 2003 foi feito pela primeira vez o registro fotográfico de uma suçuarana (Puma concolor), também chamada de onça-parda. No mesmo ano foi encontrada uma jaguatirica (Leopardus pardalis) morta por atropelamento em uma estrada próxima à ARIE. Por estes motivos ela faz parte do Projeto Corredor das Onças, do ICMBio, que liga a Mata de Santa Genebra com a Área de Relevante Interesse Ecológico Matão de Cosmópolis, localizada nos municípios de Cosmópolis e Artur Nogueira.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar História

Campinas não passava de uma área ampla constituída por largas faixas de campos naturais, até a primeira metade do século XVIII, as quais eram designadas simplesmente por campinas, com áreas de mata atlântica fechadas ao redor, em especial nas regiões montanhosas.

Naquela época, surgiu um bairro rural na Vila de Jundiaí (hoje Jundiaí) chamado "Mato Grosso", próximo a uma trilha feita por Bandeirantes do "Planalto de Piratininga" (a região da atual cidade de São Paulo) entre 1721 e 1730. Era a "Trilha dos Goiases", desbravadas por Bandeirantes e que seguia em direção às então recém-descobertas "Minas dos Goiases", no atual Estado de Goiás

Em 14 de dezembro de 1797 Campinas foi emancipada de Jundiaí, através de sua elevação à condição de vila, com o nome de Vila de São Carlos.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Categorias


 ver·editar Você sabia que...


 ver·editar Imagens em destaque
 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Campinas no...
Wiktionary-logo-pt.png
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wikinews-logo.svg
Wikcionário Wikilivros Wikisource Commons Wikinotícias
 ver·editar Portais relacionados
Bandeira do estado de São Paulo.svg
BRAlogo1.png
LocationAmericas.png
Rotating earth (Very small).gif
Portal:São Paulo Portal:Brasil Portal:América Portal:Geografia