Portal:Ginástica
Ginástica
Artigo selecionado A seleção de ginástica artística feminina dos Estados Unidos é o grupo composto pelas seis atletas principais mais a primeira ginasta suplente, que representam a nação durante as competições internacionais. A primeira conquista internacional atingida pelas norte-americanas foi a medalha de bronze coletiva obtida nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Após esta, apenas quarenta anos mais tarde a base da equipe tornou-se novamente competitiva. Até meados da década de 1980, os Estados Unidos eram um país considerado de segunda linha na ginástica artística, à exceção das conquistas de Mary Lou Retton nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. O primeiro título mundial no individual geral foi conseguido em 1991 e as primeiras medalhas por equipes foram alcançadas nos Jogos de Barcelona 1992 (bronze) e Atlanta 1996 (ouro), destacando-se a ginasta Shannon Miller, medalhista por cinco vezes em uma edição olímpica. Oito anos mais tarde, nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o ouro não foi repetido, mas a equipe norte-americana manteve-se no pódio com uma medalha de prata, repetida nos Jogos de Pequim, em 2008. Nas Olimpíadas de 2004 e 2008, o ouro do concurso geral manteve-se com as norte-americanas: primeiro, Carly Patterson tornou-se a vencedora da prova e em seguida foi a vez da ginasta russa naturalizada estadunidense, Nastia Liukin. Para o ciclo olímpico de 2009-2012, os Estados Unidos apresentam uma competitiva equipe feminina, vencedora do Mundial de Stuttgart em 2007, que aparece entre as favoritas ao ouro nas competições internacionais. Shawn Johnson e Nastia Liukin lideram a qualidade deste time.
Biografia destacada
Chellsie Marie Memmel (West Allis, 23 de junho de 1988) é uma ginasta norte-americana, que disputa a modalidade artística pelos Estados Unidos. Nascida em uma família envolta com as práticas das ginástica, Memmel começou a disputar na elite da modalidade artística em 2000. Em 2003, entrou para a elite sênior nacional, e em 2005, tornou-se a terceira mulher norte-americana a conquistar o individual geral em um Campeonato Mundial. Em 2008, participou dos Jogos Olímpicos de Pequim. Entre outras de suas conquistas, estão duas medalhas de ouro mundiais e uma olímpica de prata, na prova coletiva. Em Pan-Americanos, conquistou quatro medalhas em uma única edição, três delas de ouro. Em outros compromissos, ao lado dos demais olímpicos da ginástica norte-americana, esteve em turnê nacional com o The Gymnastics Superstars Tour, que teve duração de setenta dias.
Nas notícias
Imagem selecionada
Shawn Johnson em performance na trave, durante o evento de gala da ginástica para os Jogos de Pequim, 2008.
Você sabia
Calendário Agora:
Movimentos
O Tkachev, executado pela primeira vez pelo soviético Alexander Tkachev, nas disputas da barra fixa do Campeonato Europeu, tornou-se um dos mais executados movimentos da barra fixa e, posteriormente, das barras assimétricas.
Provas e Aparelhos Trave • Solo • Argolas • Barra fixa • Barras paralelas • Cavalo com alças • Barras assimétricas • Salto • Concurso geral
Campeões olímpicos Entre os dez maiores medalhistas dos Jogos Olímpicos, estão cinco ginastas artísticos. A única representante da modalidade feminina é a ucraniana Larrisa Latynina:
Hall da Fama
O International Gymnastics Hall of Fame está localizado no interior do Science Museum Oklahoma, nos Estados Unidos. Criado em 1988, teve como primeira e única homenageada a atleta Olga Korbut, representante da União Soviética na época. Interrompidas as premiações, apenas cinco anos mais tarde as honrarias foram retomadas. Em 2011, as entradas foram dos ginastas Alexander Tkachev (representante da extinta União Soviética), Steffi Kräker (que competiu pela Alemanha Oriental) e Lavinia Miloşovici (atleta da Romênia), e do treinador soviético Leonid Arkaev.
Entidades e Regulamentos Federações relacionadas: Códigos de Pontos:
Wikiprojetos
Ajude a...
Wikimedia
Saiba por onde começar...
Categorias
Desporto · Eventos multiesportivos · Futebol · Patinação artística · Wrestling
|