Saltar para o conteúdo

Sporting Clube de Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de 193.137.5.230 (vandalismo : -28), revertendo para a versão 14679043 de Salebot
Linha 62: Linha 62:


== História ==
== História ==
=== Primórdios ===
São cócós [[Categoria:]]=== Primórdios ===
O SCP tem as suas origens na fundação do '''Belas Football Clube''' em [[1902]] por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Simões. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o SLB(onde teve a maior derrota da história do futebol:0-1), alguns dos seus sócios Fundadores criaram o '''Campo Grande Football Clube'''. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em [[13 de Abril]] de [[1906]], durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, [[José Alvalade]] manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o [[Visconde de Alvalade]], Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade [[Holtreman]].
O SCP tem as suas origens na fundação do '''Belas Football Clube''' em [[1902]] por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Simões. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o SLB(onde teve a maior derrota da história do futebol:0-1), alguns dos seus sócios Fundadores criaram o '''Campo Grande Football Clube'''. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em [[13 de Abril]] de [[1906]], durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, [[José Alvalade]] manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o [[Visconde de Alvalade]], Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade [[Holtreman]].



Revisão das 12h16min de 27 de março de 2009

Predefinição:DadosClubeFutebol

O Sporting Clube de Portugal é um clube poli-desportivo português, fundado em 1906. A sua sede é em Lisboa e alberga várias modalidades desportivas. Nos mais de cem anos de história do clube, já se praticaram 34 modalidades, sendo que 12 se encontram suspensas ou foram extintas. Conhecido principalmente pela equipa de futebol, desporto de maior projecção nacional, o Sporting é um dos três clubes mais importantes do país. A nível mundial é o clube com mais medalhas e vitórias em competições olímpicas, sendo também o segundo clube com mais títulos europeus conquistados no conjunto de todas as modalidades, feito superado apenas pelo Futbol Club Barcelona.[carece de fontes?]

Actualmente, a equipa de futebol do Sporting Clube Portugal joga no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Emblema e cores

Apesar do seu emblema, que ostentava um leão rampante prateado ou de cor branca sobre fundo verde, só ter sido oficialmente adoptado em 1930, tanto as cores como o símbolo começaram a ser usados praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores" [1]. O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube.

A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, em 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso, para destacar a dimensão nacional do clube. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado conferido pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP continua a perpetuar um nome com perto de um século de história.

Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde se misturavam o passado e o presente. O novo escudo e leão do emblema actual, a branco, foi inserido num círculo com fundo Stromp ou bi-partido onde se destacava o verde, as datas 1906 e 2006 e ainda a expressão: Sporting 100 [2].

As camisolas iniciais apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Hoje este é o equipamento Stromp, usado em alternativa às actuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915.

O lema do Sporting Clube de Portugal é "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! "

História

São cócós [[Categoria:]]=== Primórdios === O SCP tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Simões. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o SLB(onde teve a maior derrota da história do futebol:0-1), alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade Holtreman.

O Visconde de Alvalade tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta onde os porcos e galinhas entravam constantemente na baliza---formada por dois tijolos.

Fundação

Ora que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa. Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho. Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade [3].

Estreias

Em 3 de Fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial de futebol do clube leonino, tendo o Sporting perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra. No dia 1 de Dezembro desse mesmo ano realizou-se o primeiro derby com a vitória do Sporting por 3-2 na partida contra o eterno rival lisboeta, o Sport Lisboa e Benfica , que na ocasião ainda era designado por Sport Lisboa. O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados, no Sítio das Mouras, a 4 de Julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas as melhores do país naquela época. Em 1907-1908, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional de futebol. Foi nesta competição, em 25 de Outubro de 1908, que o Sporting perdeu pela primeira vez com o Benfica por 0-2. Esse jogo foi ainda marcado por outra estreia: o equipamento bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos actuais pretos em 1915.

Primeiras décadas

Em 1910, ano em que José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no Ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais de salto à vara, lançamento do peso e salto em comprimento. No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto. Também em 1912, o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp fez excelentes provas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista. Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas. Naqueles anos, o clube foi campeão nunca vencido numa modalidade muito em voga na época, a luta de tracção à corda. No futebol, o clube vence o Campeonato de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914. Em 1915 vence o mesmo campeonato já na categoria de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3-1. No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente as duas competições. Nesta equipa leonina jogava um dos primeiros símbolos do clube, Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado com diversas medalhas nacionais e internacionais. O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis deles consecutivos, até à extinção da prova em 1947.

Em 1922, o Sporting conquistou mais um Campeonato de Lisboa de Futebol e foi finalista vencido do primeiro Campeonato de Portugal. No entanto, no ano seguinte viria a conquistar as duas provas, obtendo o primeiro título de Campeão de Portugal numa final frente à Académica de Coimbra, em Faro, no dia 24 de Junho de 1923, jogo que venceu por 3-0. Foi também naquele ano que as secções de natação, pólo aquático e râguebi iniciaram então a actividade. Em 1928, na sua primeira digressão ao Brasil, a equipa de futebol do Sporting estreou as novas camisolas com listas horizontais verdes e brancas. Esta mudança ocorreu na partida frente ao Fluminense Football Club no Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a 15 de Julho de 1928. A escolha das novas camisolas foi completamente casual, ficando a dever-se ao facto de os equipamentos às listas usados pela equipa de râguebi serem mais frescos e estarem em melhor estado do que os do futebol. Já em Portugal, em Outubro de 1928, num jogo vitorioso frente ao Benfica, disputado sob intensa chuva, a equipa utilizou o equipamento listado que se manteve em uso daí para a frente.

A partir de 1940

As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, na década de 1940 e 1950, 10 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 5 Taças de Portugal.

José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola da Selecção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a sua alcunha de "Zé da Europa".

A 10 de Julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, ao Campo Grande, demolido aquando da construção do novo complexo Alvalade XXI, primeiro parcialmente, albergando ainda as várias modalidades, depois por completo. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros grandes eventos.

Em 1957 e 1958, Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.

Em 1960 o clube é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.

Desde 1960

Desde 1960, o título de Futebol mais significativo conquistado foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting faz o golo solitário através de canto directo, o célebre e eterno "cantinho do Morais". A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia.

No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 15 Taças de Portugal, sendo a última em 2007-2008 com uma vitória de 2-0 contra o Futebol Clube do Porto após prolongamento. Conquistou pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira também na época 2007-2008, vencendo a equipa do Futebol Clube do Porto por 2-0, em jogo realizado no Estádio do Algarve.

No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo entre finais dos anos 70 e início dos anos 80 com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taças das Taças (1981,1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984).

O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.

Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olimpicos de Los Angeles , ganhando também uma de Prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, sendo a de Ouro na Maratona.

O Ténis de Mesa Sportinguista é dono de um recorde impressionante de vitórias em 11 Campeonatos Nacionais consecutivos, entre 1984-85 e 1994-95.

No Ciclismo foi do Sporting Clube de Portugal o maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho, o qual obteve o 3º lugar na Volta à França em Bicicleta por três vezes.

Em Atletismo o clube possui um palmarés verdadeiramente excepcional, do qual fazem parte 215 títulos Nacionais e 89 Internacionais! A maior potência de Portugal e uma das maiores da Europa e do Mundo!

Em Bilhar o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.

Estes dados confirmam a variedade e a qualidade desportiva do Sporting Clube de Portugal, e dignificam os seus préstimos em prol do Desporto em Portugal, na Europa e no Mundo.

Actualidade

Actualmente o clube tem nos seus activos o estádio José de Alvalade, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo, onde também foi jogado o Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de Portugal como finalista na temporada 2004/2005. Conta ainda com a Academia Puma (nome do patriocinador) em Alcochete, utilizada durante esse campeonato como centro de estágio e preparação da Selecção Portuguesa de Futebol. A Academia é o resultado do esforço na aposta na formação de jovens. O Sporting conta com a melhor escola de talentos nacional e uma das melhores do mundo, na actualidade. Novos talentos despontam todos os anos, desde Luís Figo até Cristiano Ronaldo. Neste momento, o Sporting conta com o presidente mais novo da Liga, o treinador mais jovem da Liga e da Champions e um conjunto de jogadores que engloba quatro internacionais sub-21 e alguns novos talentos da selecção A Portuguesa.

Histórico

Época Pos. J. V E D GM GS P Taça Europa Notas
1934-1935 CP 2 14 8 4 2 39 20 20
1935-1936 CP 3 14 8 2 4 41 31 18
1936-1937 CP 3 14 9 2 3 54 25 20
1937-1938 CP 3 14 10 2 2 67 23 22
1938-1939 1D 2 14 10 2 2 44 17 22 meia-final
1939-1940 1D 2 18 15 2 1 87 23 32 quartos-final
1940-1941 1D 1 14 11 1 2 58 23 23 vencedor
1941-1942 1D 2 22 17 0 5 93 31 34 meia-final
1942-1943 1D 2 18 14 1 3 66 37 29 meia-final
1943-1944 1D 1 18 14 3 1 61 22 31 16 avos de final
1944-1945 1D 2 18 13 1 4 57 37 27 vencedor
1945-1946 1D 3 22 15 2 5 73 36 32 vencedor
1946-1947 1D 1 26 23 1 2 123 40 47 não disputada
1947-1948 1D 1 26 20 1 5 92 40 41 vencedor
1948-1949 1D 1 26 20 2 4 100 35 42 32 avos de final TL final
1949-1950 1D 2 26 19 1 6 91 35 39 não disputada
1950-1951 1D 1 26 21 3 2 91 28 45 16 avos de final TL 4º lugar
1951-1952 1D 1 26 19 3 4 91 32 41 final TL 4º lugar
1952-1953 1D 1 26 19 5 2 77 22 43 TL 3º lugar
1953-1954 1D 1 26 20 3 3 80 25 43 vencedor
1954-1955 1D 3 26 15 7 4 73 27 37 final
1955-1956 1D 4 26 15 6 5 54 27 36 TC 1ª ronda
1956-1957 1D 4 26 12 7 7 62 28 31
1957-1958 1D 1 26 19 5 2 79 21 43
1958-1959 1D 4 26 12 7 7 50 28 31 TC 1ª ronda
1959-1960 1D 2 26 19 5 2 82 20 43 final
1960-1961 1D 2 26 19 4 3 61 19 42
1961-1962 1D 1 26 19 5 2 66 17 43 TC primeira ronda
1962-1963 1D 3 26 18 2 6 71 31 38 vencedor TC 2ª ronda
1963-1964 1D 3 26 13 8 5 49 26 34 TT vencedor
1964-1965 1D 5 26 12 8 6 39 35 32 TC 2ª ronda
1965-1966 1D 1 26 18 6 2 70 21 42 TF 2ª ronda
1966-1967 1D 4 26 11 8 7 36 24 30 TC 1ª ronda
1967-1968 1D 2 26 17 3 6 48 24 37 TF 3ª ronda
1968-1969 1D 5 26 11 8 7 35 20 30 TF 2ª ronda
1969-1970 1D 1 26 21 4 1 61 17 46 final TF 2ª ronda
1970-1971 1D 2 26 16 6 4 45 14 38 vencedor TC 2ª ronda
1971-1972 1D 3 30 17 9 4 51 26 43 final TT 2ª ronda
1972-1973 1D 5 30 15 7 8 57 31 37 vencedor TT 1ª ronda
1973-1974 1D 1 30 23 3 4 96 21 49 vencedor TT meia-final
1974-1975 1D 3 30 17 9 4 59 25 43 TC 1ª ronda
1975-1976 1D 5 30 16 6 8 54 31 38 TU 2ª ronda
1976-1977 1D 2 30 17 8 5 59 26 42
1977-1978 1D 3 30 19 4 7 63 30 42 vencedor TU 1ª ronda
1978-1979 1D 3 30 17 8 5 46 22 42 final TT 1ª ronda
1979-1980 1D 1 30 24 4 2 67 17 52 TU 2ª ronda
1980-1981 1D 3 30 14 9 7 48 28 37 TC 1ª ronda
1981-1982 1D 1 30 19 8 3 66 26 46 vencedor TU 3ª ronda
1982-1983 1D 3 30 18 6 6 48 25 42 TC quartos-final
1983-1984 1D 3 30 19 4 7 58 24 42 TU 2ª ronda
1984-1985 1D 2 30 19 9 2 72 26 47 TU 2ª ronda
1985-1986 1D 3 30 20 6 4 64 20 46 TU quartos-final
1986-1987 1D 4 30 15 8 7 52 28 38 final TU 2ª ronda
1987-1988 1D 4 38 17 13 8 62 41 47 TT 3ª ronda
1988-1989 1D 4 38 18 9 11 50 33 45 TU 2ª ronda
1989-1990 1D 3 34 17 12 5 42 24 46 TU 1ª ronda
1990-1991 1D 3 38 24 8 6 58 23 56 TU meia-final
1991-1992 1D 4 34 18 8 8 56 26 44 TU 1ª ronda
1992-1993 1D 3 34 17 11 6 59 30 45 TU 1ª ronda
1993-1994 1D 3 34 23 5 6 71 29 51 final TU 3ª ronda
1994-1995 1D 2 34 22 9 3 57 22 53 vencedor TU 1ª ronda
1995-1996 1D 3 34 19 0 5 69 27 67 final TT 2ª ronda
1996-1997 1D 2 34 22 6 6 55 19 72 meia-final TU 2ª ronda
1997-1998 1D 4 34 15 11 8 45 33 56 quartos-final LC 2ª fase de grupos
1998-1999 1D 4 34 17 12 5 64 32 63 últimos 64 TU 1ª ronda
1999-2000 1D 1 34 23 8 3 57 22 77 final TU 1ª ronda
2000-2001 1D 3 34 19 5 10 56 37 62 meia-final LC fase de grupos
2001-2002 1D 1 34 22 9 3 74 25 75 vencedor TU 3ª ronda
2002-2003 1D 3 34 17 8 9 52 38 59 quartos-final UC 1ª ronda elim. 3ª ronda LC
2003-2004 1D 3 34 23 4 7 60 33 73 últimos 32 UC 2ª ronda
2004-2005 1D 3 34 18 7 9 66 36 61 últimos 16 TU final
2005-2006 1D 2 34 22 6 6 50 24 72 meia-final UC 1ª ronda elim. 3ª ronda LC
2006-2007 1D 2 30 20 8 2 54 15 68 vencedor LC fase de grupos Eliminado
2007-2008 1D 2 30 16 7 7 46 28 55 vencedor LC fase de grupos Eliminado

CP: Campeonato de Portugal (os vencedores não eram considerados campeões de Portugal); 1D: Liga Portuguesa;

TC: Taça dos Campeões Europeus; LC: Liga dos Campeões TT: Taça dos Clubes Vencedores de Taças; TU: Taça UEFA; TF: Taça das Cidades com Feiras; TL: Taça Latina;

Futebol

Temporada 2007/08

Temporada 2008/2009

País Jogador Posição Clube anterior
Guarda-redes
1 Portugal Rui Patrício GR Portugal Sporting CP
16 Portugal Tiago GR Portugal Sporting CP
19 Portugal Ricardo Batista GR Inglaterra Fulham
Defesas
5 Brasil Pedro Silva DD Brasil Iraty
3 Portugal Daniel Carriço DC Portugal Sporting CP
4 Brasil Anderson Polga DC Brasil Grêmio
8 Brasil Ronny DE Brasil Corinthians
12 Portugal Caneira DC Espanha Valencia
13 Portugal Tonel DC Portugal Sporting CP
18 Argentina Leandro Grimi DE Itália AC Milan
78 Portugal Abel DD Portugal Sporting CP
Médios
6 Portugal Adrien Silva MC Portugal Sporting CP
7 Rússia Marat İzmailev M D/CM Rússia Lokomotiv Moscou
10 Montenegro Simon Vukčević M C/E Rússia FC Saturn
24 Portugal Miguel Veloso MC Portugal Equipa Júnior
25 Portugal Bruno Pereirinha MC Portugal Sporting CP
26 Brasil Fábio Rochemback MC Inglaterra Boro
28 Portugal João Moutinho MC Portugal Sporting CP
30 Argentina Leandro Romagnoli MC México Veracruz
Avançados
11 Brasil Derlei AC Portugal Benfica
20 Portugal Yannick Djaló PL Portugal Sporting CP
22 Brasil Tiuí AC Brasil Fluminense
23 Portugal Hélder Postiga AC Portugal Porto
31 Brasil Liédson PL Brasil Corinthians
Treinador
Portugal Paulo Bento Portugal Equipa Júnior

Transferências

Saídas
  Jogador Clube de destino
Brasil Gladstone Palmeiras
Montenegro Milan Purovic Kayserispor (E)
Portugal Paulo Renato Predefinição:PtOL (E)
Brasil Celsinho Predefinição:PtEA (E)
Suécia Farnerud Stabæk Fotball
Paraguai Luís Paéz Predefinição:PtFT (E)
Sérvia Vladimir Stojković Getafe (E)
Entradas
  Jogador Clube anterior
Brasil Fábio Rochemback Middlesbrough
Portugal Hélder Postiga FC Porto
Rússia Marat Izmailov Lokomotiv Moscovo
Argentina Leandro Grimi AC Milan
Portugal Marco Caneira Valencia
Portugal Ricardo Batista Fulham
Portugal Daniel Carriço Olhanense

Jogadores Históricos

Jogadores Famosos

Palmarés Nacional

1922-23, 1933-34, 1935-36, 1937-38 (último Campeonato de Portugal, no ano seguinte a prova deu lugar à Taça de Portugal)
1940-41, 1942-43, 1946-47, 1947-48, 1948-49, 1950-51, 1951-52, 1952-53, 1953-54, 1957-58, 1961-62, 1965-66, 1969-70, 1973-74, 1979-80, 1981-82, 1999-00, 2001-02
1940-41, 1944-45, 1945-46, 1947-48, 1953-54, 1962-63, 1970-71, 1972-73, 1973-74, 1977-78, 1981-82, 1994-95, 2001-02, 2006-07, 2007-08
1981/1982; 1986/1987; 1994/1995; 1999/2000; 2001/2002; 2006/2007; 2007/2008

Estatísticas no Campeonato Nacional da Primeira Divisão

  • Jogos disputados
2055
  • Número de vítorias
1875
  • Número de empates
225
  • Número de derrotas
055
  • Número de golos marcados
4639 (3858 em casa, 2781 fora)
  • Número de golos sofridos
1988 (765 em casa, 1223 fora)

Recordes

Sporting 14 - 0 Leça FC, em 1941/42
Sporting 21 - 0 CS Mindelense, 1/8 de Final, 1970/71
Sporting 6 - 1 SC Braga, 2ª mão, 1981/82
(ex-aequo com o Benfica 0 - 5 FC Porto)
  • Recorde de golos marcados num só Campeonato
123 golos, em 1946/47
  • Recorde de golos marcados num só Campeonato pelo mesmo jogador
46 golos em 30 jogos, por Yazalde, em 1973/74
  • Recorde de golos marcados num só jogo do Campeonato pelo mesmo jogador
9 golos contra o Leça FC, por Peyroteo, em 1941/42

Palmarés Internacional

Títulos e Vice-Campeonatos

1963/64
Sporting 1 - 3 CSKA Moscovo, Estádio de Alvalade, 18 de Maio de 2005

Recordes

  • Maior goleada para as Competições Europeias
Sporting 16 - 1 Apoel Nicosia em 1963/64
Sporting 3 - 3 Partizan de Belgrado no Estádio Nacional, Jamor, 4 de Setembro de 1955
Martins aos 14 minutos, contra Partizan de Belgrado a 4 de Setembro de 1955 (Martins bisou nesse jogo)
  • Jogadores com mais jogos
52 - Damas, Oceano
45 - Manuel Fernandes
44 - Hilário
43 - Beto
42 - Pedro Barbosa
40 - Venâncio
38 - Carlos Xavier
37 - José Carlos
33 - Carvalho
32 - Mário Jorge
  • Melhores marcadores
43 - Jardel
18 - Lourenço, Manuel Fernandes, Liedson
13 - Mascarenhas
12 - Figueiredo
11 - Cadete,
10 - Yazalde
9 - Sá Pinto

Atletismo

Sendo o clube mais representado nos Jogos Olímpicos de Atenas e tendo conquistado mais medalhas que o próprio país, esta humilde secção do Sporting Clube de Portugal, liderada pelo Prof. Mário Moniz Pereira, detém também a hegemonia do atletismo nacional, e é responsável por grande parte dos 13.000 títulos conquistados pelo clube ao longo dos seus 100 anos de história.

Presidentes do Clube

Modalidades

Modalidades Extintas

Referências

  1. Site do Sporting Clube de Portugal, Setembro de 2007
  2. Página sobre o emblema do centenário no site do SCP
  3. Livro de Ouro do Diário de Notícias - Sporting Clube de Portugal, Lisboa: 2000, página 16

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Campeonato Português de Futebol/2008-09 Predefinição:UEFA Cup Winners' Cup

Predefinição:Liga Campeões 2006/07

w