Saltar para o conteúdo

Record RS: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 97: Linha 97:


== Todo mundo odeia o Chris ==
== Todo mundo odeia o Chris ==
--[[Usuária:Nadja Costa|Nadja Costa]] ([[Usuária Discussão:Nadja Costa|discussão]]) 22h07min de 13 de junho de 2012 (UTC)

* [[Record_compra_todos_os_direitos_do_todo_mundo_odeia_o_Chris|Os direitos de todo mundo odeia o chris e a record]]
* [[Record_compra_todos_os_direitos_do_todo_mundo_odeia_o_Chris|Os direitos de todo mundo odeia o chris e a record]]



Revisão das 22h07min de 13 de junho de 2012

Record RS
Televisão Guaíba Ltda.
Entrada da sede da Record RS.
Entrada da sede da Record RS no Morro Santa Teresa.
Cidade de concessão Porto Alegre, RS
Canais
2 analógico
21 digital
Outros canais 32 - Bento Gonçalves
32 - Itaqui [1]
13 - Osório
05 - Pinheiro Machado
13 - Santa Cruz do Sul
22 - Sapiranga
13 - Torres
Satélite NSS 7 22.0° W - Freq. 4043 R (Sybol Rate: 3560)
Slogan TV de Primeira BR
Pertence a Rede Record
Fundação 1 de julho de 2007
Prefixo ZYB 622
Nome(s) anterior(es) TV Guaíba (1979-2007)
Potência 25 kW
Página oficial www.rederecordrs.com.br

TV Record Porto Alegre (também conhecida como Record RS ou Record Sul) é uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre, RS. Transmite para sua região de cobertura a programação da Rede Record, além de gerar programação local. Opera nos canais 2 VHF analógico, antes ocupado pela TV Guaíba, e 21 UHF digital.

História

Embora a TV Record de São Paulo já tenha sido transmitida durante a gestão de Paulo Machado de Carvalho pela extinta TV Difusora de Porto Alegre, a primeira transmissão da Rede Record para o Rio Grande do Sul ocorreu em 14 de novembro de 1996, pelo canal 18 UHF de Porto Alegre, uma concessão dada à Rádio e Televisão Record S/A para retransmissão de TV na capital gaúcha.

Rede Pampa

Ver artigo principal: Rede Pampa de Comunicação
Sede da TV Pampa.

Em 30 de novembro de 1997, a TV Pampa, canal 4 VHF de Porto Alegre, terminou a afiliação que tinha com a Rede Manchete. A Rede Record passou a ser transmitida pela TV Pampa e a Rede Manchete ficou no ar pelo canal 48 UHF até a sua extinção, em 1999. A concessão do canal 18 foi utilizada para a retransmissão da extinta Rede Mulher, também de propriedade de Edir Macedo.

Em 2003, a Record deixou de ser transmitida pela TV Pampa, pois esta afiliou-se à RedeTV!.[2] Por este motivo, a Rede Record voltou a ser retransmitida pelo canal 18 UHF.[3] Foi analisada a possibilidade de fazer afiliação com a TV Guaíba,[4] mas a diretoria da emissora gaúcha descartou esta possibilidade, pois queria manter seu caráter local.[5] Em março do mesmo ano, a afiliação da Pampa com a RedeTV! foi cancelada por divergências entre as duas empresas.[6] A TV Pampa voltou a transmitir no mês seguinte o sinal da Rede Record.[6]

Torre da Record RS, antiga TV Guaíba.

Em 1º de novembro de 2003, a Rede Record passou a ser transmitida também no interior do estado, pelas outras emissoras da Rede Pampa de Comunicação: TV Pampa Sul, de Pelotas, TV Pampa Centro, de Santa Maria e TV Pampa Norte, de Carazinho, que eram afiliadas ao SBT.[7]

Em 21 de fevereiro de 2007, foi anunciado o fim da afiliação com a TV Pampa de Porto Alegre, devido à compra da TV Guaíba pela Rede Record.[8]

TV2 Guaíba

Ver artigo principal: TV Guaíba

A TV Guaíba foi fundada em 10 de março de 1979 por Breno Caldas em Porto Alegre, RS. Transmitida pelo canal 2, cobria a Grande Porto Alegre e alguns municípios do interior gaúcho.

Em 1984, o Grupo Caldas Júnior faliu por dificuldades financeiras. Dois anos depois, as empresas integrantes do conglomerado foram adquiridas pelo empresário e economista Renato Bastos Ribeiro, que instaurou o Sistema Guaíba-Correio do Povo.

Alguns destaques da programação da emissora foram: o jornalista Flávio Alcaraz Gomes com o seu programa Guerrilheiros da Notícia, Clovis Duarte com o Câmera 2, o médico e jornalista Abraão Winogron com o Medicina e Saúde, José Silvas com o Atividade, Marley Soares com o Palavra de Mulher e Luiz Carlos Reche com o Cadeira Cativa.

Venda para a Rede Record

Teatro Record, localizado em São Paulo, SP.

Em 21 de fevereiro de 2007, o diretor-administrativo do Sistema Guaíba-Correio do Povo, Carlos Bastos Ribeiro, irmão de Renato, anunciou que a emissora de TV, juntamente com as rádios Guaíba AM e FM, haviam sido vendidas à Rede Record por R$ 100 milhões.[9] No mês seguinte, em 12 de março, Carlos Ribeiro confirmou também a venda do jornal Correio do Povo ao mesmo grupo.[10][11] Na negociação, além da publicação do periódico, foi incluída a sua sede: o Edifício Hudson,[12] situado na Rua Caldas Júnior, centro de Porto Alegre, além das operações de internet e as gráficas do grupo (uma na capital e duas no interior gaúcho).

O executivo da Record e bispo da Igreja Universal Jerônimo Alves Ferreira foi apresentado oficialmente como novo presidente do Sistema Guaíba-Correio do Povo na manhã de 16 de março.[13][14] Ele também era, na época, diretor-presidente do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte,[13] pertencente ao Grupo Record.[15][16] As rádios e TV Guaíba passaram oficialmente ao comando da Record no dia 20 de março.[14]

Extinção da TV2 Guaíba e estreia da Record RS

Placa da Rede Record na sede da Record RS.

Com a mudança de controle da emissora gaúcha, a Rede Record elaborou um plano de investimento no canal 2, que envolveu a instalação de equipamentos de última geração, construção de uma moderna newsroom e cooptação de profissionais especializados na área técnica, comercial e jornalística.

A RBS TV, TV Pampa, TV Bandeirantes e SBT perderam vários de seus profissionais para a Record RS. A então emissora afiliada à Rede Record em Porto Alegre, TV Pampa, teve o contrato de afiliação na capital rescindido, e afiliou-se novamente à RedeTV!.

No interior do estado, a Rede Record continuou sendo transmitida através das outras três emissoras da Rede Pampa de Comunicação. O contrato com a Rede Pampa no interior gaúcho continuaria até o final do ano de 2009, mas foi rompido em junho de 2008.[17]

O último programa exibido pela TV2 Guaíba foi o Musical.[18] Minutos antes da 0h do dia 1º de julho de 2007, a TV2 Guaíba exibiu seu tradicional clipe de encerramento com imagens do Rio Grande do Sul ao som de uma versão instrumental de Gauchinha Bem Querer, canção composta por Tito Madi. Após o encerramento, entrou no ar um slide com a contagem regressiva para a inauguração da Record RS, que trazia a seguinte mensagem: "Vem aí a TV dos Gaúchos".[19] Durante a contagem regressiva foram tocadas músicas orquestradas, assim como as que eram tocadas pela Guaíba FM.

Record RS

Galeria Tillmann, onde se localiza a sede da TV Pampa Sul.

A TV Record Porto Alegre entrou no ar às 12h do dia 1º de julho de 2007,[20] um domingo, apresentando um programa especial com reportagens da Rede Record sobre o Rio Grande do Sul, transmitido apenas para as regiões cobertas anteriormente pela TV Guaíba. O primeiro programa de rede nacional exibido pelo canal 2 e suas retransmissoras foi o Tudo É Possível, na época apresentado por Eliana.

No dia 2 de julho de 2007, segunda-feira, os apresentadores dos programas Rio Grande no Ar, Balanço Geral e Rio Grande Record entraram no ar em seus respectivos horários para descrever cada uma das atrações. Às 20h, o Jornal da Record, além da apresentação de São Paulo, com Celso Freitas, teve apresentação de Porto Alegre, com André Haar, âncora do Rio Grande Record, e Adriana Araújo, que veio de São Paulo especialmente para o lançamento da nova redação da Rede Record no Sul do Brasil.[21] A programação local estreou na terça-feira, 3 de julho.

Dos programas exibidos pela antiga TV2 Guaíba, o único que permaneceu no canal 2 foi o Motor Show, apresentado por Renato Rossi. Em outubro de 2008, o programa deixou a Record RS e foi transferido para a Band RS.

Fim da afiliação com a Rede Pampa

Estúdio do Jornal da Nativa.

Em 2008, a TV Pampa Centro, TV Pampa Norte e TV Pampa Sul, que pertencem a Rede Pampa de Comunicação, passaram a adotar o nome Record, retransmitindo para suas regiões de cobertura, programas gerados pela Record RS. As emissoras passaram a se chamar, respectivamente, TV Record Santa Maria, TV Record Carazinho e TV Record Pelotas.[17]

Depois de uma divergência entre os diretores da Rede Pampa e os executivos do Grupo Record, causada pelo uso de retransmissoras sem autorização e por irregularidades nas cláusulas do contrato que mudavam os nomes, as emissoras voltaram a utilizar seus nomes originais. A Rede Record rescindiu o contrato com a TV Pampa. Com isso, a TV Nativa, canal 18 UHF de Pelotas, que era afiliada ao SBT, passou a transmitir o sinal da Rede Record na região.[22]

Investimento na qualidade do sinal em Porto Alegre

Em 31 de maio de 2008, a Record RS passou a operar com um novo transmissor alemão, localizado no Morro da Polícia. O investimento foi de R$ 650 mil.[23]

Em outubro de 2008, a emissora iniciou uma promoção que consistiu em instalar antenas receptoras de TV aberta nas casas dos 100 primeiros porto-alegrenses que nela estivessem cadastrados, sem custo algum, visando a uma melhora de sua imagem nas regiões onde o sinal da Record RS era mais fraco.[24]

Em 2 de dezembro de 2009, transmitiu pela primeira vez seu sinal digital através do canal 21 UHF. O filme Tropa de Elite, exibido pela Rede Record no dia 10 de dezembro, foi a primeira produção gerada em alta definição a ser transmitida pelo canal.

Programação

Além da programação nacional da Rede Record, a Record RS transmite os seguintes programas locais: o telejornal Direto da Redação, apresentado por Simone Santos, o programa esportivo Esporte Record, com Luiz Carlos Reche, o telejornal matinal Rio Grande no Ar, com André Haar, a versão local do programa de variedades Hoje em Dia, com a apresentação de Luciano Fechner e Aline Schneider, o jornalístico Balanço Geral, com Alexandre Mota, e o telejornal noturno Rio Grande Record, apresentado por Farid Germano Filho.

A TV Record também gera localmente o desenho animado A Turma do Pica-Pau e a programação regional da Igreja Universal do Reino de Deus, transmitida durante a madrugada.

Todo mundo odeia o Chris

--Nadja Costa (discussão) 22h07min de 13 de junho de 2012 (UTC)


Ver também

Referências

  1. Correio do Povo: Grupo Record RS implanta retransmissora em Itaqui (13/06/2010)
  2. Coletiva.net: TV Pampa deixa a Record pela RedeTV! (13/11/2002)
  3. Coletiva.net: Record terá sucursal em Porto Alegre (20/11/2002)
  4. Coletiva.net: Record analisa fazer rede com a Guaíba (27/11/2002)
  5. Coletiva.net: Guaíba nega parceria com a Record (04/02/2003)
  6. a b Coletiva.net: TV Pampa volta a ser afiliada da Rede Record (31/03/2003)
  7. Coletiva.net: Record formaliza adesão da Rede Pampa no RS (14/10/2003)
  8. Direito a Comunicação: Rede Record compra rádios e TV Guaíba (22/02/2007)
  9. Coletiva.net: Rádios e TV Guaíba foram vendidas para a Igreja Universal (21/02/2007)
  10. Coletiva.net: Correio do Povo também foi vendido (12/03/2007)
  11. GAZ: Além de rádio e TV, Record compra também o Correio do Povo (13/03/2007)
  12. Litoralmania: Correio do Povo é vendido para a Igreja Universal (13/03/2007)
  13. a b Coletiva.net: Executivo da Record assume presidência do sistema Guaíba-Correio (16/03/2007)
  14. a b Comunique-se: Record assume grupo de comunicação gaúcho (20/03/2007)
  15. Grupo Record põe a venda jornais "Correio do Povo" e "Hoje em Dia - Na Telinha, 29 de setembro de 2009
  16. Grupo Record põe a venda jornais "Correio do Povo" e "Hoje em Dia" - Adnews, 29 de setembro de 2009
  17. a b Coletiva.net: Record RS amplia cobertura do sinal no interior (07/03/2008)
  18. Correio do Povo - Televisão (30/06/2007)
  19. Unisinos: Figuras de Tempo Seta em Panoramas Televisivos
  20. Correio do Povo: Record estreia com muita informação (01/07/2007)
  21. Correio do Povo: Entra no ar o telejornalismo da Record RS (03/07/2007)
  22. Coletiva.net: Rede Record rescinde contrato com a TV Pampa (13/06/2008)
  23. Coletiva.net: Grupo Record RS investe na qualidade do sinal da TV (02/06/2008)
  24. NaTelinha: Record RS distribui antenas de graça para seus telespectadores (10/10/2008)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Record RS

Precedido por
TV Guaíba
Canal 2 VHF de Porto Alegre
2007 - presente
Sucedido por

Predefinição:Rede Record Predefinição:Grupo Record RS