Augustus De Morgan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Augustus De Morgan
Matemática, lógica
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Nascimento 27 de junho de 1806
Local Madura, Índia
Morte 18 de março de 1871 (64 anos)
Local Londres, Reino Unido
Atividade
Campo(s) Matemática, lógica
Instituições University College London, University College School
Alma mater Trinity College (Cambridge), Universidade de Cambridge
Tese 1826
Orientador(es) George Peacock, William Whewell
Orientado(s) James Joseph Sylvester
Conhecido(a) por Teoremas de De Morgan

Augustus De Morgan (Madura, Índia, 27 de junho de 1806Londres, 18 de março de 1871) foi um matemático e lógico britânico. Formulou as Leis de De Morgan e foi o primeiro a introduzir o termo e tornar rigorosa a ideia da indução matemática.

Augustus De Morgan foi educado no Trinity College, em Cambridge, e em 1828 tornou-se professor de matemática na então recém-criada universidade, em Londres, cargo que ocupou até 1866, com exceção de um período de cinco anos (de 1831 a 1836). Foi o primeiro presidente da London Mathematical Society, fundada em 1866.

Como professor não tinha rivais e nenhum tópico era insignificante demais para sua cuidadosa atenção. Um de seus primeiros trabalhos, Elementos de aritmética, de 1831, distingui-se pelo tratamento filosófico das ideias de número e magnitude. Além disso, contribuiu para o simbolismo matemático propondo o uso do solidus (traço inclinado) para a impressão das frações.

Sua maior contribuição para o conhecimento foi como reformador da lógica. Efetivamente, o renascimento dos estudos de lógica que começaram na primeira metade do século XIX deveu-se quase que inteiramente aos trabalhos de De Morgan e Boole, outro matemático inglês.

As realizações mais importantes de De Morgan foram o lançamento das fundações de relações e a preparação do caminho para o nascimento da lógica simbólica (ou matemática).

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Karpinski, Louis (1916). "Review: A Budget of Paradoxes (2nd edn.), by Augustus De Morgan". Bull. Amer. Math. Soc. 22 (9): 468-471 pp..

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.