Dota 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DotA 2
Dota 2 - cropped logo.jpg
Desenvolvedora Valve Corporation
Publicadora(s) Valve Corporation
Distribuidora Steam (online)
Designer IceFrog
Escritor(es) Erik Johnson
Compositor(es) Jason Hayes
Tim Larkin
Motor Source Engine
Plataforma(s) Microsoft Windows, OS X, Linux
Data(s) de lançamento Closed Beta (Fechado para Teste)
16 de agosto de 2011
Full (Completo)
9 de Julho de 2013[1]
Gênero(s) Estratégia em tempo real (RTS)
Modos de jogo Multiplayer, Cooperativo (Co-op)
Média Digital Download
Controles Teclado, Mouse
Idioma Inglês*, Búlgaro, checo, dinamarquês, holandês, finlandês, francês, alemão, grego, húngaro, italiano, japonês, coreano, norueguês, polonês, Português, Português do Brasil, romeno, russo, chinês simplificado, espanhol, Sueco, tailandês, chinês tradicional, Turco (O idioma que conte * tem suporte de áudio)

Dota 2 é a sequência do Defense of the Ancients, um mod desenvolvido sobre a matriz do Warcraft III. Embora seu antecessor tenha sido desenvolvido de forma amadora, DotA 2 foi acolhido pela Valve — embora em estreita parceria com a equipe original, a produtora Icefrog. Em sua fase final, Dota 2 está disponível na plataforma Steam.Oficialmente o jogo foi lançado no dia 9 de Julho de 2013 a versão completa em Free to Play (Jogo Gratuito).[1]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo é baseado em partidas multiplayer online, com o objetivo primário de cada partida sendo destruir o "ancião" inimigo(que são divididos em Radiant e Dire), que se localiza no centro da base do oponente. Tudo isso guiado por 3 caminhos do mapa divididos em TOP(cima), MID(meio) e BOT(baixo) com torres de defesa que atacam qualquer unidade que se aproxime. O Radiant é baseado no canto sudoeste do mapa, enquanto o Dire é baseado no canto nordeste; os dois lados são divididos por um rio que corre perpendicular à pista central(MID).[2]

Mapa do Dota 2 com as correspondentes estruturas do Radiant e Dire

Cada jogador controla um personagem, chamado de "herói", o qual participa dos combates que geralmente acontecem ao longo dessas três "lanes" — trilhas que conectam as duas bases e geram os creeps inimigos para conseguir ouro e pontos de experiência. Os heróis iniciam no nível 1, podendo chegar até o nível 25, quanto maior o nível do herói maior sua força e maior o número de mágicas eles são habilitados a utilizar. Os elementos do jogo são amplamente incorporados do original Dota, com seu desenvolvedor, "iceFrog", sendo o atual e mais antigo desenvolvedor deste

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Dota começou como uma modificação para Warcraft 3 e cresceu em um dos jogos mais jogados online do mundo. Seguindo a tradição de Counter-Strike, Day of Defeat, Team Fortress, Portal e Alien Swarm, Dota 2 é o resultado da Valve contratar os desenvolvedores da comunidade que construíram o mod e dando-lhes a oportunidade de finalmente construir um produto completo de sua ideia com a ajuda de uma equipe profissional de desenvolvedores e artistas de Valve.

Assim como seu antecessor, DotA 2 traz novos elementos estratégicos associados à fantasia clássica de Warcraft. O jogo traz batalhas entre equipes, nas quais cada um a deve destruir os “ancestrais” das demais — estruturas fortemente guardadas nos cantos do mapa.

The International[editar | editar código-fonte]

Área do The International na Gamescom, Alemanha, 2011

Para entrar no meio competitivo de e-Sports, A Valve cria em 2011 o The International, o Campeonato Mundial de Dota 2. Onde equipes que se destacam durante o ano em outros campeonatos são convidadas. No primeiro TI, o time campeão do premio de U$ 1.000.000,00 foi da Natus Vincere, equipe ucraniana em cima da Ehome, equipe chinesa.[3]

Em 2012, o TI 2 aconteceu no Benaroya Hall, em Seattle, onde o time chinês iG venceu a equipe ucraniana Natus Vincere e se tornou campeã do segundo The International.

No ano de 2013, a competição também aconteceu em Seattle, no entanto, desta vez, a equipe Alliance venceu um dos times favoritos a vencer a competição,a Natus Vincere, que estava jogando pela 3ª vez a final da competição.

KeyArena em Seattle.

O The International 4 (2014) alcançou o recorde de premiação em um campeonato de e-Sports, com um prêmio total de $10,927,499, onde $5,026,650 está destinado ao primeiro lugar. O evento principal ocorreu dos dias 18 a 21 de julho na KeyArena, também em Seattle. A final ocorreu entre duas equipes chinesas. A equipe Vici Gaming enfrentou a recém formada Newbee. No modo Bo5 (Best of 5 ou melhor de 5), a equipe Newbee venceu por 3 a 1, tornando-se campeã.

Documentário[editar | editar código-fonte]

Levando até a revelação pública do Dota 2 no The International 2011, a Valve documentou as vidas e histórias de quatro jogadores profissionais Dota, Bento "hyhy" Lim, Danil "Dendi" Ishutin , Clinton "Fear" Loomis , Lucas ''SolveDSireN'' Gusso e o que o jogo e sem precedentes escala do torneio significava para eles. Em agosto de 2012, GameTrailers anunciou que a Valve estava desenvolvendo o documentário então sem nome.[4] Ao longo de Junho de 2013, a Valve conduzido o que descreveram como uma fase particular "teste beta", em que eles convidaram um pequeno número de indivíduos para visitar a empresa sede em Bellevue, Washington, a fim de oferecer primeiras exibições do documentário para a estreia. Quando o convite foi vazado para Kotaku, um blog gamer, o vice-presidente de marketing da Valve, Doug Lombardi, confirmou o desenvolvimento do documentário e revelou que seu nome iria ser "Free to Play".[5] O documentário foi lançado em 19 de março de 2014.

Pré-Lançamento[editar | editar código-fonte]

Durante o pré-lançamento, a PC Gamer deu seu review no Dota 2 em setembro de 2012 afirmando que o jogo foi "um jogo incrivelmente profundo e complexo que oferece a mais pura sequela ao original DotA. Gratificante como poucos, mas difícil", dando-lhe uma classificação de 85/100.[6] Em maio de 2013, o Dota 2 chegou a quase 330 mil jogadores simultâneos[7] e detém o recorde para o jogo com mais usuários simultâneos na história de Steam, quebrando seu próprio recorde estabelecido em março do mesmo ano.[8] Simultaneamente com esta referência, que determinou-se que o número de jogadores simultâneos em maio 2013 superou o número de jogadores para o resto dos dez jogos mais jogados da Steam combinados.[9]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dota 2

Referências

  1. a b Dota 2 oficialmente foi lançado no dia 9 de julho (em português). dota2.com (9 de julho de 2013). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  2. Yin-Poole, Wesley (Junho 27, 2014). Dota 2 – Preview. Eurogamer. Cópia arquivada em November 13, 2012.
  3. TECHTUDO. ha-us-1-milhao-em-torneio-da-valve.html The International 2011. GLOBO.COM. Página visitada em 26 de junho de 2014.
  4. DotA 2 – Exclusive Documentary Trailer. GameTrailers (August 17, 2012). Página visitada em Março 27, 2014.
  5. Schreier, Jason (June 5, 2013). Valve Is Almost Done With Their Next Movie. Kotaku. Página visitada em Junho 27, 2014.
  6. McCormick, Rich (September 22, 2012). Dota 2 Review. PC Gamer. Cópia arquivada em December 11, 2012.
  7. Lahti, Evan (May 20, 2013). Dota 2 breaks concurrent Steam players record (again). PC Gamer. Página visitada em Julho 27, 2014.
  8. Pitcher, Jenna (May 21, 2013). Dota 2 breaks own record for most concurrent users on Steam. Polygon. Página visitada em Julho 27, 2014.
  9. Peel, Jeremy (May 24, 2013). Dota 2 had more players yesterday than the rest of the Steam top ten put together. PC Games. Página visitada em Julho 27, 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]