Glenn Hammond Curtiss

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glenn Hammond Curtiss
Engenharia
Glenn Curtiss na Grande Semaine d'Aviation na França (1909)
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 21 de maio de 1878
Local Hammondsport, Nova Iorque
Morte 23 de julho de 1930 (52 anos)
Local Hammondsport
Atividade
Campo(s) Engenharia
Prêmio(s) National Inventors Hall of Fame (2003)

Glenn Hammond Curtiss (Hammondsport, Nova Iorque, 21 de maio de 1878 — Hammondsport, Nova Iorque, 23 de julho de 1930) foi um pioneiro da aviação, e fundador da Curtiss Aeroplane and Motor Company, actualmente parte da Curtiss-Wright.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Glenn Curtiss nasceu na vila de Hammondsport, no condado de Steuben, em Nova Iorque, em 1878, filho de Frank Richmond Curtiss e Lua Andrews. Embora tenha frequentado a escola por poucos anos, cedo se interessou por mecânica e por inventos. O seu primeiro emprego foi na empresa Eastman Dry Plate and Film Company (mais tarde designada por Eastman Kodak Company), em Rochester.

Em 7 de Março de 1898, Curtiss casa-se com Lena Pearl Neff, em Indiana.

Curtiss inicia a sua carreira como construtor de velocípedes e, mais tarde, de motos, estabelecendo um recorde de velocidade, a 219Km/h, em 1907. Este feito tornou-o mais consagrado dos construtores de motos de alta performance, chamando a atenção de Alexander Graham Bell. Este convida-o a entrar para a Aerial Experiment Association, passando a ser o responsável pelo desenvolvimento de motores das aeronaves do grupo.

Curtiss versus Irmãos Wright[editar | editar código-fonte]

Em 1908, Curtiss constrói o June Bug, a bordo do qual efectua o primeiro voo completo dos Estados Unidos. Este voo, ao contrário do voo dos Irmãos Wright, que se iniciou com a ajuda de uma catapulta, descolou pelos seus próprios meios. A construção desta aeronave, e de outras que se seguiram, envolveu Curtiss em processos judiciais com os Wright, relativos a patentes; depois de alguns anos de processo, Curtiss perderia em 1913.

Anos de competição[editar | editar código-fonte]

Durante o período em que este envolvido em processos judiciais, Curtiss manteve o seu trabalho e projectos. Participou no meeting de Bréscia, em Itália, em 1909 e,em Agosto do mesmo ano, compete no primeiro concurso mundial realizado em Reims, Grande Semaine d'Aviation de la Champagne, organizado pelo Aero-Club de France, onde ganhou a primeira Taça Gordon-Bennett, com um voo de 20Km, em 15 minutos e 27 segundos. Os Irmão Wright não entraram na competição, mas processaram Curtiss por, alegadamente, a sua patente estar a ser violada.

Em 28 de maio de 1910, efectuou um voo de 220Km, em 2 horas e 33 minutos, entre Albany e Nova Iorque, ao longo do Rio Hudson, passando pela Estátua da Liberdade. Este voo foi patrocinado por Joseph Pulitzer, que colocou em jogo um prémio de 10.000 USD.

Em 1909, recebe a licença de piloto nº2 (brevet) do Aero-Clube de França; em 1911, recebe a licença de piloto nº1 dos EUA (os irmãos Wright receberam a nº4 em º5, respectivamente).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Glenn Hammond Curtiss

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MARCK, Bernard, Heróis e Heroínas da Aviação, Edição portuguesa Chaves Ferreira-Publicações, S.A., 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.