Jogos da Commonwealth de 2014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sports icon.png
Este artigo ou seção contém informações sobre um evento desportivo que ainda não ocorreu.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente à medida que novas informações estiverem disponíveis.
XX Jogos da Commonwealth
Glasgow 2014
250px
Dados
Países participantes 71
Slogan The Time Is Now
(pt:A Hora é Agora)
País anfitrião Escócia Escócia
Atletas 4804
Eventos 261 em 17 modalidades
Cerimônia de abertura 23 de julho
Cerimônia de encerramento 3 de agosto
Abertura oficial Rainha Elizabeth II como Chefe da Commonwealth
Juramento do atleta Libby Clegg e Mikail Huggens
Juramento do árbitro Viktor Keelan
Tocha Sir Chris Hoy
Estádio principal Celtic Park / Hampden Park
◄◄ Índia Délhi 2010 {{{evento}}} Gold Coast 2018 Austrália ►►

Os Jogos da Commonwealth de 2014 terão Glasgow como sede principal e também terão quatro subsedes em Barry Bundon, Edimburgo ,Jackton e o Condado de Strathclyde. A cidade foi eleita pela Federação dos Jogos da Commonwealth em 9 de Novembro de 2007 em Colombo, capital do Sri Lanka. Os Jogos serão realizados de 24 de Julho a 3 de Agosto de 2014. Anteriormente o país já havia sediado duas edições dos Jogos da Commonwealth, em 1970 e em 1986, em Edimburgo. Nos últimos dez anos, Glasgow sediou também Campeonatos Mundiais, Europeus ou Britânicos em todas as 17 modalidades propostas no programa da edição de 2014, incluindo o Campeonato Mundial de Badminton em 1997.[1]

Processo de candidatura[editar | editar código-fonte]

A Escócia foi o primeiro país a estudar uma candidatura para os Jogos da Commonwealth de 2014. Em 2004, várias cidades escocesas foram convidadas pelo Conselho Escocês dos Jogos da Commonwelth para considerar uma possível candidatura. Em setembro do mesmo ano, as duas candidatas foram anunciadas: Edimburgo, que sediou os Jogos em 1970 e em 1986, e a primeira edição dos Jogos da Juventude da Commonwealth em 2000 e Glasgow. No mesmo mês Glasgow foi anunciada como vencedora segundo uma análise de vários fatores pelo Conselho Escôces para os Jogos da Commonwealth. O Executivo Escocês sob o primeiro-ministro da Escócia, Jack McConnell, com o suporte do Governo Britânico[2] e todos os partidos no Parlamento Escocês, anunciaram o apoio a candidatura escocesa em 16 de Setembro de 2005.

Em Março de 2006 durante os Jogos da Commonwealth de 2006 em Melbourne, o processo de candidatura teve início. Glasgow se apresentou perante os membros do Conselho da Federação dos Jogos da Commonwealth, junto com as outras duas candidatas: Abuja, capital da Nigéria e Halifax, no Canadá.[3] Em outubro do mesmo ano, a cidade recebeu a sua primeira visita de inspeção. No começo de 2007, Glasgow anunciou que incluíria 17 esportes nos Jogos se sua candidatura fosse a eleita.[4] Meses mais tarde, em 7 de Março, Halifax anunciou sua desistência, seguida do anúncio de que a prefeitura estava sem verbas para a candidatura do evento.[5]

Após essa situação deixou duas candidatas sobrando: Abuja e Glasgow. Antes da avaliação a situação estava favorável para Abuja,pelo fato da África nunca ter sediado os Jogos.[6] As cidades tinham até maio para entregar os documentos em maio de 2007.[7] Numa situação inédita aonde as duas candidaturas tinham um nível técnico excelente.Mas, a situação não estava a favor de Glasgow,por causa da rotação das sedes anteriores,em 2002 os Jogos foram realizados na Europa,em 2006,os Jogos foram realizados na Oceania e e em a realização dos Jogos de 2010 serão na Ásia. Após a análise dos dois relatórios,Glasgow conseguiu reverter a situação desfavorável e estava em condições bem melhores do que a candidatura de Abuja. No relatório final em Setembro de 2007,o Comitê de Avaliação dos Jogos da Commonwealth constatou que : "Glasgow mostrou a sua capacidade de sediar os Jogos da Commonwealth de 2014 com padrões que irão manter a imagem e o prestígio dos Jogos".[8]

A escolha da sede dos Jogos da Commonwealth de 2014, foi em Colombo, Sri Lanka em 9 de novembro de 2007,durante a Assembleia Geral da Federação dos Jogos da Commonwealth aonde as então 71 Federações Nacionais dos países membros da Comunidade Britânica. A Associação segue os mesmos procedimentos da escolha das cidades sedes dos Jogos Olímpicos. Onde cada cidade fez sua apresentação para a Assembleia Geral, na ordem determinada por sorteio meses antes. A apresentação de Glasgow foi liderada por Louise Martin, presidente do Conselho Escocês para os Jogos da Commonwealth, o primeiro-ministro Alex Salmond, o atleta Jamie Quarry e o prefeito da cidade Steven Purcell. A apresentação ainda incluiu um video narrado pelo ator Sean Connery[9] .A delegação de Abuja foi liderada pelo ex-presidente da Nigéria, o General Yakobu Gowon.

Após a apresentação os membros da Associação, votaram secretamente na sua candidata preferida. Como, só eram duas candidatas, a vencedora seria escolhida por maioria simples. Os resultados do processo de votação foram os seguintes:

Eleição da Sede dos Jogos da Commonwealth de 2014
Cidade Membro Votos
Glasgow Escócia Escócia 47
Abuja Nigéria Nigéria 24

A comemoração foi realizada na prefeitura de Glasgow aonde 1.200 pessoas estavam esperando o resultado.[10]

Preparação[editar | editar código-fonte]

Sede de Competições[editar | editar código-fonte]

o Hampden Park irá sediar o atletismo e a Cerimônia de Encerramento.

Um dos principais fatores para escolha de Glasgow foi o fato de que 70% dos locais de competições estavam prontos e em uso. A maioria dos locais está numa distância de 20 minutos de distância em tempo de transporte da Vila da Commonwealth em Dalmarnocke estão divididas em três clusters; no East End, no South Side e no West End da cidade. Os demais eventos serão realizados na Grande Glasgow, exceto o tiro e os saltos ornamentais.[11]

Estádios Principais[editar | editar código-fonte]

O Hampden Park, o Estádio da Seleção Escocesa de futebol, está localizado no Glasgow´s South Side, será a sede do atletismo e da Cerimônia de Encerramento, enquanto o Celtic Park, localizado no East End, será usado para a Cerimônia de Abertura. Será a primeira vez na história dos Jogos da Commonwealth que as as cerimônias não serão centralizadas no mesmo estádio.[12]

Cluster do West End[editar | editar código-fonte]

O Centro Escocês de Conferências e Exibições, localizado no West End , irá sediar as competições de Lutas e do Judô, e também o MPC/IBC que será na nova sede da BBC Escócia e da Televisão Escocesa no bairro de Pacific Quay. O Clyde Auditorium sediará o Halterofilismo, e do seu lado estará a nova Arena Nacional Escocesa será usada nos eventos da Ginástica Artística e do Netball.

O Kelvingrove Park, também no mesmo cluster, irá sediar os eventos do Lawn Bowls, sendo que já tem cinco jardins de bowls prontos e em uso. Uma densa modernização e reforma do parque, está em andamento. O Kelvingrove Park está perto também do Centro Escocês de Conferência e de Exibições e do seu lado está o Kelvin Hall, que irá sediar o boxe. O Centro de Esportes Scotstoun irá sediar os eventos de raquete:o Tênis de Mesa e o Squash.

Cluster do East End[editar | editar código-fonte]

A Emirates Arena foi construída no distrito de Parkhead no Oeste da cidade, o Velodrómo Sir Chris Hoy está na posição oposta ao Celtic Park. Após os jogos as arenas serão transformadas nas sedes do Conselho Esportivo da Escócia e da Federação Escocesa de Ciclismo,além de sediarem o badminton e é claro o Ciclismo de Pista.

A chegada das provas do ciclismo de estrada será no Glasgow Green. O Glasgow Freen também sediará o hóquei sobre a grama e para isso foi construído um novo Centro Nacional do Esporte.

A Vila dos Atletas está localizada exatamente do lado da Arena Nacional Indoor e do velodrómo no bairro de Dalmarnock no meandro de Cunnigar nos bancos do Rio Clyde. A vila se tornará o centro de um projeto maior chamado Clyde Gateway Project, um plano estratégico de £1.6 bilhão que irá construir um novo bairro e irá revitalizar o East End da cidade.[13] [14] [15] O masterplan da vila foi desenvolvido pelo escritório RMJM, cobrindo uma área de 35 hectares e foi especificamente construída e irá hospedar por volta de seis mil atletas e oficiais em dois mil e quinhentos quartos e deixará um legado de regeneração urbana nesta parte da cidade.

O Strathclyde Country Park, nos limites desse cluster, irá sediar o Triatlo.

O Centro Aquático de Tollcross Park, também no East End, sediará os eventos da natação. Ele já está pronto e tem uma piscina olímpica, que será modernizada e será expandido com uma segunda piscina para aquecimento e treinos. A capacidade também será aumentada para 5 mil pessoas.

Cluster do South Side[editar | editar código-fonte]

O Ibrox Stadium, no South Side, é o local planejado para o Rugby Sevens. O Mountain bike será no Cathkin Braes, o ponto mais alto da cidade. A largada da maratona irá ser no Hampden Park, que será sede dos eventos de atletismo. Os eventos de pistola do Tiro serão no centro de treinamento do distrito policial de Strathclyde, no sul de Glasgow.

Subsedes[editar | editar código-fonte]

As competições de Saltos Ornamentais serão realizadas na Piscina Real em Edimburgo, localizada a 72 km a leste da cidade, e que foi usada nas edições anteriores de 1970 e 1986, que foram realizadas na cidade. Devido a o número limitado de países participantes e de eventos e a falta de uma arena em padrões internacionais em Glasgow, a alternativa mais barata para o comitê organizador foi a transferência do evento para Edimburgo.

Os eventos de tiro ao prato e da carabina, serão no centro de tiro de Barry Bundon, perto de Dundee. O mesmo local foi usado para os mesmos eventos no Jogos da Commonwealth de 1986.

Estes são os únicos locais que estão em perfeita condição de uso para os Jogos.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A atual lista de esportes obrigatórios consta de atletismo, esportes aquáticos (natação), hóquei sobre a grama, lawn bowls, halterofilismo, netball (feminino), rugby sevens (masculino) e o squash, dois esportes devem adicionar compulsoriamente eventos para portadores de necessidades especiais o atletismo, e os esportes aquáticos (natação). Esta será a última edição na qual estes esportes constam na lista de esportes obrigatórios. O número não pode ser menor do que dez e maior do que desessete.

Nesta edição o programa está composto de 17 modalidades, sendo que o nado sincronizado, o tênis e o tiro com arco serão removidos. Três modalidades retornarão ao programa: o judô, ausente desde Manchester 2002, o triatlo e o mountain bike nos eventos do ciclismo As duas modalidades foram removidas de Délhi 2010 por questões de infraestrutura. As grandes novidades serão a realização do revezamento misto no triatlo, novos eventos para mulheres no boxe e no tiro. Além disso o programa para os paratletas terá 22 eventos, sendo que pela primeira vez, haverá eventos no ciclismo e o retorno dos eventos no lawn bowls que estavam ausentes desde Manchester 2002.

As 17 modalidades estão no programa de Glasgow 2014:[16]


Países e territórios participantes[editar | editar código-fonte]

A edição de 2014 dos Jogos da Commonwealth terá 71 países e territórios participantes com um total de 4.084 atletas participantes,fazendo com que esta edição seja a segunda maior da história,ultrapassando em apenas 35 atletas a edição de 2006 em Melbourne,na Austrália.[17] Em 7 de outubro de 2013,a Gâmbia,que havia decidido sair da Commonwealth,cinco dias antes anunciou que também desistiu de participar dos Jogos.[18] . Fiji irá retornar aos Jogos depois da ausência em Délhi 2010,graças a suspensão do pais da Commonwealth em 2009,devido ao golpe de estado de 2006.Quatro meses antes dos Jogos a suspensão foi retirada e assim o país retorna aos Jogos.[19]

Calendário[editar | editar código-fonte]

Este é o calendário oficial dos Jogos:[20]

   ●    Cerimônia de abertura         Eventos    ●    Cerimônia de encerramento
Julho/Agosto 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 2 3 Finais Local
Cerimônia de Abertura Celtic Park
Cerimônia de Encerramento Hampden Park
Atletismo 50 Hampden Park
Badminton 6 Glasgow Emirates Arena
Boxe 11 SECC
Ciclismo 23 Catkin Brass / Ruas de Glasgow/ Velódromo Sir Chris Hoy
Ginástica Artística 14 SECC
Ginástica Artística 6 SECC
Halterofilismo 19 SECC
Hóquei sobre a grama 2 Centro Nacional de Hóquei de Glasgow
Judô 14 SECC
Lawn Bowls 10 Centro de Lawn Bowls de Kelvingroove
Lutas 14 SECC
Natação 44 Centro Internacional de Tollcross
Netball 1 SECC
Rubby Sevens 1 Estádio Ibrox
Saltos Ornamentais 10 Piscina Real de Edimburgo
Squash 5 Campus Esportivo de Scotstoun
Triatlo 3 Straithclyde
Tênis de mesa 7 Campus Esportivo de Scotstoun
Tiro 19 Centro de Tiro de Barry Bunddon,Angus
Finais 20 22 30 23 27 31 19 25 20 33 11 261

Medalhas[editar | editar código-fonte]

     País sede destacado.
[21]
 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Escócia       0
3  Austrália       0
4  Inglaterra       0
5  Canadá       0
6  Índia       0
7  África do Sul       0
8  Quénia       0
9  País de Gales       0
10  Nigéria       0
TOTAL 0 0 0 0

Referências

  1. Glasgow 2014. Livro de Candidatura de Glasgow 2014 (em inglês). Página visitada em 20 de março de 2010.
  2. BBC Ásia-Pacífico. Blair enjoys Games as tour begins Blair ama os Jogos no início da turnê (em inglês). Página visitada em 23 de março de 2010.
  3. BBC Escócia. BBC News - Glasgow launches Commonwealth bid Glasgow lança sua candidatura para os Jogos da Commonwealth (em inglês). Página visitada em 20 de março de 2010.
  4. BBC Sport. BBC Sport - Glasgow reveals 2014 bid sports Glasgow 2014 revela seu programa esportivo (em inglês). Página visitada em 20 de março de 2010.
  5. BBC Escócia. BBC News - Commonwealth bid city pulls out Cidade desiste da Candidatura para os Jogos da Commonwealth de 2014 (em inglês). Página visitada em 20 de março de 2010.
  6. BBC News - Nigerians keen to host games
  7. Glasgow 2014 - The Story so far
  8. BBC News - City ahead in Commonwealth race
  9. Glasgow 2014 Presentation Transcript
  10. The Old Fruitmarket in Pictures
  11. Glasgow 2014 - The Venues
  12. Glasgow plan makes best use of resources
  13. BBC News – Regeneration scheme funding boost
  14. Clyde Gateway Project overview[ligação inativa]
  15. Evaluation Report (Page 88)
  16. [1]
  17. Brocklehurst, Steven (2013-03-11). BBC News - Glasgow 2014: What is the Queen's Baton Relay?. bbc.co.uk. Página visitada em 2014-06-19.
  18. The Gambia withdraw from Glasgow 2014 Commonwealth Games. Daily Mail. DMG Media (2013-10-06). Página visitada em 2014-06-19.
  19. "Fiji confirms names for Commonwealth Games", FijiLive, 6 June 2014
  20. Glasgow 2014. Schedule.
  21. cwgDelhi2010.org. Medals (em inglês). Página visitada em 5 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]