Lapa (distrito de São Paulo)
-
Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Lapa (bairro de São Paulo).
| Distrito paulistano da | |
| Lapa | |
| Área | 10,0 km² |
| População | (75°) 58.924 hab. (2010) |
| Densidade | 58,92 hab./ha |
| Renda média | R$ |
| IDH | 0,941 - muito elevado (11°) |
| Subprefeitura | Lapa |
| Região Administrativa | Oeste |
| Área Geográfica | Centro Expandido |
| Distrito da Lapa e arredores | |
| [[Ficheiro:|240px]] | |
| Distritos de São Paulo |
|
Lapa é um distrito da região oeste de São Paulo. Administrado pela subprefeitura homônima. Desenvolveu-se durante o século XX, inicialmente como região industrial e proletária.
O distrito é atendido pelas linha 7 e linha 8 da CPTM, respectivamente ramos da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, que a dividem nas regiões norte, Lapa de Baixo, e sul que corresponde ao bairro da Lapa. A área situada a sudoeste da área central do distrito é denominada de Alto da Lapa.
Índice |
[editar] História
Tornou-se distrito, separado de Santa Cecília, em 1910. Em 1948 perdeu parte de seu território para a formação do antigo subdistrito de Vila Madalena (atualmente incorporado ao distrito de Pinheiros). Em 1986, com a redivisão do município em 96 distritos, perdeu a porção mais a oeste de seu território para a criação do distrito de Vila Leopoldina, além de contribuir também com a formação do novo distrito de Alto de Pinheiros, e de transferir o bairro de Vila Charlote para o distrito da Barra Funda.
Em 1931 foi instalada na antiga rua Anastácio, hoje rua Nossa Senhora da Lapa, uma estação telefônica da antiga Companhia Telefônica Brasileira (prefixo 5-0), que atendia a grande parte da zona oeste. A central telefônica, contudo, era limitada a apenas mil terminais telefônicos, sendo que só apenas em 1968, com a inaguração de nova estação telefônica da CTB, situada na rua Andrade Neves, no Alto da Lapa, pôde ser feita a ampliação do número de telefones do bairro, inicialmente para 4 mil terminais, e logo em seguida para 6 mil, com o prefixo 260. Atualmente as centrais da estação telefônica Lapa oferecem mais de 160 mil terminais.
- Bairros
O Alto da Lapa e Bela Aliança são bairros nobres horizontais e residenciais, formados por imóveis de alto padrão. Foram urbanizados pela Cia. City. Lapa de Baixo possui as características de bairro industrial e proletário.
O centro da Lapa é uma área comercial, que nas décadas de 1950 e 1960 constituía um dos principais pólos comerciais da cidade, tendo depois entrado em decadência. A Vila Romana é um bairro emergente, adveio de um loteamento planejado no século XIX, hoje é habitado pela classe média alta com edifícios de médio/alto padrão.
[editar] Pricipais vias
- Rua Clélia - acesso à Vila Romana, Água Branca, Perdizes, Barra Funda e Pompéia;
- Rua Cerro Corá - acesso ao Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Vila Ipojuca, Jaguaré, Vila Madalena e à Vila Romana;
- Rua Heitor Penteado - acesso à Pinheiros, Vila Madalena, Perdizes, Sumaré, Sumarezinho, Jardim das Bandeiras e à Avenida Doutor Arnaldo;
- Rua Guaicurus - acesso à Lapa de Baixo e ao centro da Lapa;
- Rua Aurélia - acesso à Vila Romana, Vila Anglo-Brasileira, ao distrito de Pinheiros, e às vias Cerro Corá e Heitor Penteado;
- Rua Brigadeiro Gavião Peixoto - acesso ao Alto da Lapa e à Via Anhangüera;
- Avenida Ermano Marchetti - acesso à Lapa de Baixo, ao Central Park Lapa, à Marginal Tietê e aos distritos de Pirituba e Freguesia do Ó;
- Rua Pio XI - acesso ao Alto da Lapa, Vila Romana e aos distritos de Alto de Pinheiros e Pinheiros;
- Rua Guaípa - acesso à Vila Leopoldina, à Vila Hamburguesa, ao Alto da Lapa e à Avenida Imperatriz Leopoldina.
- Avenida Raimundo Pereira de Magalhães - acesso à Vila Anastácio, Marginal Tietê e ao distrito de Pirituba.
Outras importantes vias do distrito são: Diógenes Ribeiro de Lima, Coriolano, Tito, Bárbara Heliódora, Monteiro de Melo, Jeroaquara, Félix Guilhem, Catão, Barão de Jundiaí, Toneleiro, Monte Pascal, Ricardo Medina Filho, Ponta Porã, Vespasiano, Doutor José Elias e Eng. Aubertim e Nossa Senhora da Lapa.
[editar] Atualidade
O distrito possui um dos melhores IDHs da cidade e ótima infraestrutura urbana. Apresenta diversos equipamentos culturais como: o Tendal da Lapa, a Estação Ciência, o teatro Cacilda Becker, o Clube-Escola Pelezão, o Museu do Relógio e o Museu Espírita. Além disso, no distrito estão localizados, a sede da TV Cultura, e os Estúdios Mauricio de Sousa.
![]() |
Jaguara e São Domingos | Pirituba e Freguesia do Ó | Barra Funda |
|
|||
| Vila Leopoldina | Perdizes | ||||||
| Alto de Pinheiros |
