Leglock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leglock

classificação Chave de Articulação

Chave de perna ou leglock é um tipo de golpe que dirigido às articulações da perna, como o tornozelo, joelho ou quadril. A chave de perna direcionada às articulações dos pés pode ser chamada de chave de pés, ou foot lock, e uma direcionada aos quadris de chave de quadril, ou hip lock.

Descrição e restrições[editar | editar código-fonte]

As chaves de pernas estão, nos mais variados níveis de restrição, em esportes de combate, como sambo, jiu-jitsu brasileiro, catch wrestling, artes marciais mistas (MMA), shootwrestling e submission wrestling, embora seja proibida em esportes como o judô.[1] [2]

Tal como acontece com outras chaves, as chaves de perna são mais eficazes quando o corpo é usado como uma alavanca. Alguns golpes usam as grandes articulações do joelho ou do quadril e envolvem a utilização de uma alavancagem para neutralizar os grupos musculares maiores, enquanto outros atacam diretamente ligamentos no joelho ou nas pequenas articulações do tornozelo. As Chaves de Perna podem envolver posições de controle, como o “triângulo de perna para dentro” ou “nó de perna” para manter o controle durante a aplicação do ataque ou a transição entre dois ataques, apesar de algumas posições de serem proibidas em competições de Jiu-jitsu brasileiro. A academia do mestre Oswaldo Fadda destacava-se pelo uso das chaves de perna.[3] O lutador de MMA, Rousimar "Toquinho" Palhares, é um especialista nesta forma de finalização.

Variações[editar | editar código-fonte]

Alguns exemplos dos muitos tipos de chaves de perna são encontrados abaixo.

Chave de joelho[editar | editar código-fonte]

Chave de Joelho

A Chave de Joelho, ou knee bar (também conhecido como straight legbar), é uma chave de perna de que superextensão do joelho. A chave de joelho básica é feita de maneira parecida do armbar ao segurar a perna do adversário entre as pernas e os braços de modo que o joelho do oponente aponte para o corpo do autor. Ao empurrar os quadris para frente, a perna do adversário é esticada e alavancada ainda mais estendendo o joelho. A variação da chave de joelho é feita de forma semelhante, mas em vez de segurar a perna com as mãos, o pé do oponente é empurrado por trás de uma axila. Puxando o ombro para trás e empurrando os quadris para frente, uma maior quantidade de força é aplicada ao joelho, e o bloqueio se torna muito mais difícil escapar.

Ankle lock[editar | editar código-fonte]

Um ankle lock ou Chave de Tornozelo (ocasionalmente chamada de shin lock) é uma chave de perna que é aplicada no tornozelo, normalmente hiper-estendendo as articulações do talocrural. Chaves de tornozelo são muitas vezes aplicados de forma que, simultaneamente, façam uma compressão no tendão de Aquiles, e às vezes também para o músculo da panturrilha.

Toe hold[editar | editar código-fonte]

Um toe hold ou Chave de Dedo envolve o uso das mãos para hiper-estender ou hiper-rodar o tornozelo, tipicamente, agarrando o e torcendo ou empurrando enquanto controla a perna do adversário.

Heel hook[editar | editar código-fonte]

Chave de Calcanhar

Um heel hook ou Chave de Calcanhar é um bloqueio da perna que afetam múltiplas conjunções, e é aplicado transversalmente torcer o pé lateralmente. A chave de calcanhar é geralmente considerada um bloqueio perna muito perigoso, com um alto índice de lesões, especialmente nos ligamento do joelho. Posteriormente, foi banido em muitos esporte de combates como o BJJ [4] e o Sambo.[5] A chave de tornozelo é, entrementes, permitida em competições de finalização e MMA.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Mais referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://judoinfo.com/new/techniques/grappling-techniques/305-leglocks
  2. International Judo Federation. IJF Referee Rules. www.ijf.org. URL last accessed January 7, 2006.
  3. Fadda Jiu-jitsu - The History of Fadda Jiu-Jitsu. Acessado em 01/11/2013.
  4. International Brazilian Jiu-jitsu Federation (for beginners, not advanced practitioners). Rules. www.cbjj.com.br. URL last accessed February 5, 2006
  5. Amateur Athletic Union. SOMBO competition. www.aausports.org. URL last accessed February 4, 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Instruções de Chaves de Joelho (inglês)[editar | editar código-fonte]

Instruções de Chaves de Tornozelo (inglês)[editar | editar código-fonte]

Instruções de Chaves de Calcanhar (inglês)[editar | editar código-fonte]