Lista de memoriais nacionais dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O National Mall, em Washington, D.C., concentra 9 Memoriais Nacionais dos Estados Unidos.
O Memorial Nacional de Oklahoma City, dedicado em 2000, é operado como uma "Área afiliada" do Serviço Nacional de Parques.

Um Memorial Nacional (National Memorial, em inglês) é uma classificação do Governo dos Estados Unidos para uma área protegida ou edificação tombada que atesta a memória de um evento histórico ou personalidade pública do país.[1][2] Os memoriais nacionais dos Estados Unidos são administrados pelo Serviço Nacional de Parques (NPS), uma agência subordinada ao Departamento do Interior.[3] O país possui 31 locais designados como Memoriais Nacionais além de outras cinco localidades conhecidas como "áreas afiliadas" e que são operadas por organizações independentes do governo.[4][5] Ao longo da história, o Congresso dos Estados Unidos paralelamente designou outras 22 áreas independentes como memoriais nacionais. Os memoriais nacionais não se situam necessariamente no local diretamente relacionado ao tema comemorado e muitos deles não possuem o termo "Nacional" em sua nomenclatura oficial, como o Lincoln Memorial e a Arlington House.[6] Há uma distinção prática na administração de algumas áreas designadas como Memoriais Nacionais, Monumentos Nacionais e Locais Históricos Nacionais e a caracterização de cada um destes espaços nem sempre condiz com sua nomenclatura oficial.[7]

O primeiro Memorial Nacional estadunidense é o Monumento a Washington, cuja construção foi concluída em 1884 e transferido ao Serviço Nacional de Parques em 1933.[8][9] O local mais recente a ser incluído na listagem oficial é o Memorial Dwight D. Eisenhower, também localizado na cidade de Washington, D.C. e inaugurado em 2020.[10] Há casos em que uma área específica é desmembrada ou modificada pelo governo estadunidense para compor um Memorial Nacional, como é o caso do Memorial Nacional de Pearl Harbor que foi estabelecido em 2019 a partir da ampliação da área designada do Memorial do USS Arizona.[11] O Serviço Nacional de Parques mantém memoriais nacionais em 15 Estados estadunidenses e no Distrito de Colúmbia. Com 12 memoriais nacionais, a capital nacional Washington, D.C. concentra a ampla maioria de locais, sendo seguida pelos estados de Pensilvânia e Nova Iorque que abrigam 3 memoriais nacionais, cada um deles. Quatro estados norte-americanos e as Ilhas Marianas do Norte abrigam as "áreas afiliadas" e há também outros monumentos administrados como memoriais nacionais localizados em dez estados e no Distrito de Colúmbia.[12]

Memoriais Nacionais dos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Memoriais Nacionais[editar | editar código-fonte]

O Serviço Nacional de Parques administra diretamente 31 áreas especificadas como Memoriais Nacionais e supervisiona outras duas unidades de memoriais como parte de suas áreas oficiais. Há ainda outras áreas adicionais, como o Monumento Nacional de Fort McHenry, que são intituladas como "Memorial Nacional" mas não possuem a designação oficial para tal e, portanto, não figuram no índice oficial da agência.

Memorial Imagem Localização Designação[13]
Localidade próxima Estado

Memorial Nacional
Monumento a Washington
Obelisco de granito branco cercado por parques e jardins Washington, D.C.
38° 53′ 20″ N, 77° 02′ 06″ O
 Distrito de Colúmbia 1 de fevereiro de 1885
O Monumento a Washington consiste em um grande obelisco de granito branco, localizado no centro do National Mall como um eixo de ligação focal entre o Lincoln Memorial, o Capitólio dos Estados Unidos e a Casa Branca, residência oficial do Presidente dos Estados Unidos.[8] O monumento comemora o grande legado de George Washington, Comandante-general do Exército Continental que foi substancial em garantir a vitória dos estadunidenses na Guerra Revolucionária Americana e que, posteriormente, serviu como o primeiro presidente do país.[8] A presidência de Washington estabeleceu as bases de diversas culturas tradições relacionadas à figura presidencial. O monumento possui 169 metros de altura e foi construído no final da década de 1840 como uma celebração coletiva ao legado de Washington.[9]

Memorial Nacional
Lincoln Memorial
Templo em mármore branco cercado de jardins e lagos Washington, D.C.
38° 53′ 20″ N, 77° 03′ 00″ O
 Distrito de Colúmbia 30 de maio de 1922
O Lincoln Memorial consiste em um grande templo neoclássico com colunatas dóricas e escadarias e domina o cenário da extremidade oeste do National Mall, integrando o eixo focal deste trecho da cidade juntamente com o Monumento a Washington e o Capitólio dos Estados Unidos. Construído na década de 1920, o memorial abriga uma colossal estátua de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos durante a Guerra Civil Americana, e o interior é decorado por inscrições de seu último e mais notório discurso público, o Discurso de Gettysburg, sendo um dos locais mais visitados dos Estados Unidos.

Memorial Nacional
Monte Rushmore
Rostos de pessoas esculpidas na rocha de uma montanha Keystone
43° 52′ 44″ N, 103° 27′ 32″ O
 Dakota do Sul 1 de julho de 1939
O Monte Rushmore é resultado dos esforços artísticos de Gutzom Borglum em esculpir os rostos de quatro presidentes estadunidenses no topo de uma montanha das Colinas Negras de Dakota do Sul. A falta de maiores recursos financeiros no período da construção resultou na concepção de apenas os rostos dos presidentes Thomas Jefferson, George Washington, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt sobre um vale de floresta temperada. O entorno do monumento abriga uma fauna composta principalmente por cabras-das-rochosas (Oreamnos americanus), veados-mulas (Odocoileus hemionus) e marmotas-de-barriga-amarela (Marmota flaviventris) e inclui um conjunto de trilhas e locais para recreação. O Monte Rushmore é um dos locais mais emblemáticos da cultura estadunidense, sendo amplamente interpretado como um símbolo do poder presidencial do país.

Memorial Nacional
Thomas Jefferson
Templo hemicíclico com colunas brancas e frontão Washington, D.C.
38° 52′ 52″ N, 77° 02′ 13″ O
 Distrito de Colúmbia 13 de abril de 1943
O Jefferson Memorial consiste em um templo em estilo neoclássico, inspirado na rotunda da Universidade da Virgínia situado nas margens da Tidal Basin, nas proximidades do National Mall. Thomas Jefferson foi um dos Pais Fundadores, a quem credita-se a elaboração da Declaração de Independência de 1776. Posteriormente, Jefferson serviu como Secretário de Estado e assumiu a presidência do país entre 1801 e 1809. Considerado um dos principais intelectuais de sua geração, Jefferson defendeu conceitos democráticas, como liberdades individuais e direitos de cidadania, que contribuíram para a formação da cultura política norte-americana. O memorial oferece uma imponente homenagem a Thomas Jefferson e suas contribuições fundamentais para os ideais democráticos nos Estados Unidos.

Memorial Nacional
De Soto
Portão de madeira com vista ao oceano Bradenton
27° 31′ N, 82° 38′ O
 Flórida 11 de março de 1948
Hernando de Soto liderou a primeira tentativa de exploração do Sudeste estadunidense em busca de riquezas minerais, como ouro e prata. A expedição de Soto enfrentou forte resistência de comunidades nativas até a sua própria morte no rio Mississippi em 1542. O memorial demarca o local de sua ancoragem na Baía de Tampa em 1539 e inclui um cenário reconstruído de como teria sido este entreposto.

Memorial Nacional
Coronado
Vale desértico com árvores e desfiladeiros Sierra Vista
31° 20′ N, 110° 15′ O
 Arizona 5 de novembro de 1952
O parque situado num vale desértico representa o primeiro local alcançado pelas expedições exploratórias de Francisco Vázquez de Coronado que culminaram na colonização do Sudoeste estadunidense. As expedições de Coronado alcançaram o Grande Canyon e estabeleceram o primeiro contato europeu com comunidades nativas do Arizona ao Kansas atuais.

Memorial Nacional
Forte Caroline
Monumento cercado por árvores com vista ao mar Jacksonville
30° 23′ 10″ N, 81° 29′ 53″ O
 Flórida 16 de janeiro de 1953
O local designado como memorial nacional abriga uma reconstrução do Forte Caroline, estabelecido originalmente pelos colonizadores franceses em 1685. A fortificação recebeu este nome em homenagem ao rei francês Carlos IX e tornou-se um refúgio para os huguenotes na América do Norte. Pouco tempo depois, os colonizadores espanhóis fundaram a cidade de Saint Augustine nas proximidades e lideraram um ataque contra o forte que resultou na morte de dezenas de franceses, incluindo o líder e navegador Jean Ribault.

Memorial Nacional
Irmãos Wright
Monumento de concreto ao anoitecer Kill Devil Hills
36° 00′ 50″ N, 75° 40′ 05″ O
 Carolina do Norte 4 de dezembro de 1953
O monumento consiste em uma colossal escultura representando uma asa no centro da cidade de Kill Devil Hills, na Carolina do Norte. O complexo celebra os esforços dos irmãos Wilbur e Orville Wright que culminaram no primeiro voo da Wright Flyer em 1903, sendo este feito creditado por grande parte dos estudiosos como o primeiro voo aéreo motorizado da história mundial. O memorial inclui diversas informações e acervo retratando outros esforços de inventores e pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da aviação civil.[14]

Memorial Nacional
Arlington House, Robert E. Lee
Mansão em estilo georgiano Rosslyn
38° 52′ 52″ N, 77° 04′ 23″ O
 Virgínia 25 de junho de 1955
Esta mansão em estilo georgiano foi construída por George Washington Parke Custis, enteado e filho afetivo de George Washington, como um memorial ao legado de seu pai. Após sua morte, a propriedade passou a ser administrada por seu genro, Robert E. Lee, que ascendeu ao posto de comandante do Exército dos Estados Confederados. Durante a Guerra Civil Americana, a região do entorno foi tomada pelo governo estadunidense e transformada em uma ampla necrópole militar nacional.[15]

Memorial Nacional
Federal Hall
Edifício neoclássico em centro urbano Nova Iorque
40° 42′ 25″ N, 74° 00′ 36″ O
 Nova Iorque 11 de agosto de 1955
Este edifício em estilo neoclássico situa-se na Wall Street, centro financeiro de Manhattan, em Nova Iorque, e foi a primeira sede do Congresso dos Estados Unidos nos anos seguintes à independência do país. O prédio foi palco do Congresso da Confederação em 1781 e da subsequente posse presidencial de George Washington em 1789.

Memorial Nacional
General Grant
Edifício neoclássico com colunas dóricas e uma rotunda Nova Iorque
40° 48′ 47″ N, 73° 57′ 47″ O
 Nova Iorque 1 de maio de 1959
O memorial consiste em um amplo mausoléu em estilo neoclássico inspirado no Mausoléu de Halicarnass e celebra o legado político de Ulysses S. Grant, general do Exército da União e presidente dos Estados Unidos. Grant liderou os esforços da União durante a Guerra Civil Americana e é creditado pela maioria dos estudiosos deste período como o principal oponente de Robert E. Lee. Durante sua presidência, os Estados Unidos adentraram o período da Reconstrução, marcado principalmente pela unificação nacional, expansão ao Oeste e o estabelecimento de relações favoráveis com as Primeiras Nações.

Memorial Nacional
Arkansas Post
Wooden posts in a semicircle around information boards and a cannon Gillett
34° 01′ N, 91° 21′ O
 Arkansas 6 de julho de 1960
O Poste de Arkansea (atual Arkansas Post) foi fundado em 1686 pelo explorador francês Henri de Tonti como um entreposto comercial da Nova França, sendo a primeira colônia europeia no Vale do Mississippi. O entorno do entreposto evoluiu gradualmente para uma colônia e foi palco de tensões entre comunidades nativas e colonos europeus. Em 1763, a região foi integrada à Nova Espanha e passou ao controle dos Estados Unidos após a Compra da Luisiana em 1893.[16]

Memorial Nacional
Lincoln Boyhood
Cabana de madeira na floresta Lincoln City
38° 06′ 47″ N, 86° 59′ 46″ O
 Indiana 19 de fevereiro de 1962
A área do memorial funciona como um museu vivo sobre os primeiros anos e juventude de Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unidos nos anos marcados pela Guerra Civil Americana. O museu reúne a casa que serviu de residência à sua família, instalações utilizadas por Lincoln em sua atividades profissionais e o local de sepultamento de alguns de seus familiares. O local retrata especificamente o período da juventude de Lincoln, quando sua família emigrou do Kentucky para Indiana em 1816 e onde ele permaneceu até os 21 anos de idade.

Memorial Nacional
Inundação de Johnstown
Luminárias de papel sobre um gramado Johnstown
40° 21′ 00″ N, 78° 46′ 16″ O
 Pensilvânia 31 de agosto de 1964
O memorial reúne edificios históricos e centros de visitantes que abrigam informações importantes sobre a Inundação de Johnstown de 1889 que vitimou milhares de habitantes locais após o rompimento da barragem de South Fork. O evento continua figurando como o terceiro maior destarte natural da história dos Estados Unidos em número total de perdas de vidas humanas.

Memorial Nacional
Roger Williams
Jardim com flores amarelas Providence
41° 49′ 52″ N, 71° 24′ 40″ O
 Rhode Island 22 de outubro de 1965
O memorial abriga o local de sepultamento do ministro puritano Roger Williams. Williams foi o fundador da Colônia de Rhode Island após sua expulsão da Colônia da Baía de Massachusetts por suas visões de liberdade religiosa e separação entre igreja e Estado. O memorial celebra seu impacto duradouro sobre os ideais de liberdade civil alimentados na cultura do estado e dos Estados Unidos, de maneira mais ampla.

Memorial Nacional
Theodore Roosevelt Island
Estátua de bronze em meio a praça com bancos e cercada por bosques Washington, D.C.
38° 53′ 49″ N, 77° 03′ 50″ O
 Distrito de Colúmbia 27 de outubro de 1967
O memorial compreende uma ilha no rio Potomac que inclui uma série de parques, bosques públicos e áreas recreativas além de uma praça pública em memória de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos na década de 1910. Antes de sua entrada na vida pública, Roosevelt liderou os Rough Riders durante a Guerra Hispano-Americana (1898). Posteriormente, assumiu diversos cargos públicos até sua chegada à Casa Branca. Sua presidência foi marcada pelo incentivo à concorrência de mercado, direitos laborais e do consumidor além da iniciativa de estabelecer diversas formas de preservação ambiental e cultural, como o Serviço Florestal e os Monumentos Nacionais.

Memorial Nacional
Tadeusz Kościuszko
Casa de tijolos vermelhos Filadélfia
39° 56′ 35″ N, 75° 08′ 49″ O
 Pensilvânia 21 de outubro de 1972
O memorial celebra o legado de Tadeusz Kościuszko um imigrante polonês que alistou-se no Exército Continental no âmbito da Guerra Revolucionária Americana. Kościuszko liderou vários projetos de construção de fortificações e, posteriormente, assumiu o comando de batalhões do Exército Continental. Após retornar à Comunidade Polaco-Lituana e liderar uma rebelião malsucedidacontra a ocupação russa em 1794, Kościuszko retornou aos Estados Unidos e passou a residir nesta casa na cidade de Filadélfia. Atualmente, o memorial funciona como uma casa-museu dedicada ao legado de Kościuszko e representa a menor unidade do Serviço Nacional de Parques em termos de área designada.

Memorial Nacional
Vitória de Perry
Coluna dórica cercada por parques ajardinados Put-in-Bay
41° 39′ 14″ N, 82° 48′ 40″ O
 Ohio 26 de outubro de 1972
O memorial consiste em um mausoléu que abriga restos mortais de militares estadunidenses e britânicos e celebra a vitória dos estadunidenses sob a liderança do Comodoro Oliver Hazard Perry na Batalha do Lago Erie (1813) durante a Guerra de 1812. O ponto focal do complexo de jardins e estátuas é uma torre em estilo dórico de 107 metros de altura que sustenta um chama eterna comemorativa.

Memorial Nacional
Chamizal
Amplo parque com árvores El Paso
31° 46′ N, 106° 27′ O
 Texas 4 de fevereiro de 1974
O local abriga um museu sobre as disputas territoriais ao longo da fronteira mexicano-americana, especificiamente no contexto do desenvolvimento das cidades de El Paso e Ciudad Juárez. As disputas emergiram em meados do século XIX sobre a posse do rio Grande e persistiram até 1964 quando uma comunidade foi transferida de local e águas do rio foram recanalizadas.[17]

Memorial Nacional
Lyndon Baines Johnson
Monólito de granito em parque ajardinado Washington, D.C.
38° 52′ 37″ N, 77° 03′ 00″ O
 Distrito de Colúmbia 27 de setembro de 1974
O memorial é dedicado ao legado político de Lyndon B. Johnson, presidente dos Estados Unidos após o assassinato de John F. Kennedy em 1963. O local é composto por um amplo parque natural com jardins, trilhas e lagos no Condado de Arlington, Virgínia, e serve também como local de sepultamento do ex-presidente. O monumento a Johnson especificamente consiste em uma tumba demarcada por um monólito de granito cercado de flores. Situado numa ilha do rio Potomac nas proximidades do Pentágono, o memorial compõe o complexo de monumentos nacionais do National Mall.

Memorial Nacional
Veteranos do Vietname
Parede de granito escuro com nomes em relevo Washington, D.C.
38° 53′ 28″ N, 77° 02′ 53″ O
 Distrito de Colúmbia 13 de novembro de 1982
O Memorial aos Veteranos do Vietnã compreende um conjunto monumental de esculturas, paredões de granitos e elaborados jardins dentro do National Mall de Washington, D.C. O memorial celebra o legado militar estadunidense durante a Guerra Fria e promove reflexão pública sobre os 3 milhões de soldados estadunidenses enviados para a Guerra do Vietnã (1955-1975) como parte de uma campanha pública nacional para refrear o estabelecimento de regimes socialistas no sudeste asiático. O monumento, em si, é composto por paredes refletivas de granito escuro que se estendem em vários terraços de jardins contendo os nomes dos 58.320 estadunidenses que morreram durante o conflito.

Memorial Nacional
Hamilton Grange
Residência em estilo federalista com varandas e pórticos Nova Iorque
40° 49′ 16″ N, 73° 56′ 49″ O
 Nova Iorque 19 de novembro de 1988
O memorial é uma mansão em estilo federalista que serviu de residência a Alexander Hamilton nos anos finais de sua vida. Um dos Pais Fundadores, Hamilton foi um dos principais promotores da elaboração da Constituição dos Estados Unidos e serviu como o primeiro Secretário do Tesouro durante a presidência de George Washington, estabelecendo as bases da política econômica do país. Hamilton morreu após um notório duelo contra Aaron Burr em 1804 e o local, situado no bairro histórico de Hamilton Heights, continuou a ser residência de sua família por cerca de três décadas.

Memorial Nacional
Port Chicago
Clyde
38° 03′ 22″ N, 122° 01′ 48″ O
 Califórnia 28 de outubro de 1992
O memorial, situado nas margens da Baía de Suisun, funciona como um museu vivo que relembra a tragédia de Port Chicago de 1944. Na ocasião, 430 toneladas de munição explodiram enquanto eram transferidas para navios de carga, resultando na morte de mais de 300 trabalhadores militares. Como resultado, os trabalhadores se amotinaram e boicotaram os termos de trabalho, acarretando em uma série de medidas repressivas pelas autoridades. A maioria das vítimas eram cidadãos afro-americanos, o que levou a um debate em nível nacional sobre a segregação racial e condições de trabalhos degradantes nas Forças Armadas do país.

Memorial Nacional
Veteranos da Guerra da Coreia
Mastro de bandeira em jardim cercado por árvores Washington, D.C.
38° 53′ 17″ N, 77° 02′ 53″ O
 Distrito de Colúmbia 27 de julho de 1995
O memorial consiste em um amplo complexo de jardins, fontes de água e esculturas que refletem o duradouro impacto cultural e político da Guerra da Coreia (1950-1953), bem como celebra os esforços de 36 mil soldados norte-americanos mortos durante o conflito. O memorial situa-se no West Potomac Park, uma área recreativa público adjacente ao National Mall, nas proximidades de outros memoriais nacionais como o Lincoln Memorial e o Martin Luther King Jr. Memorial.

Memorial Nacional
Franklin Delano Roosevelt
Estátua de homem e cachorro sobre uma escadaria Washington D.C.
38° 52′ 59″ N, 77° 02′ 35″ O
 Distrito de Colúmbia 2 de maio de 1997
O memorial que comemora o legado do presidente Franklin Delano Roosevelt consiste em um grande conjunto de jardins e lagos artificiais representando os diversos mandatos políticos assumidos por Roosevelt ao longo de sua vida pública. Roosevelt foi o presidente norte-americano durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, liderando esforços conjuntos do povo estadunidense em períodos de grandes desafios político-sociais internos.

Memorial Nacional
Segunda Guerra Mundial
Fonte artificial com chafarizes cercada por colunas e cenotáfios Washington, D.C.
38° 53′ 20″ N, 77° 02′ 24″ O
 Distrito de Colúmbia 29 de maio de 2004
O Memorial Nacional da Segunda Guerra Mundial foi construído no início da década de 2000 como uma iniciativa do governo estadunidense em promover uma reflexão pública sobre o legado de 16 milhões de veteranos que serviram durante a Segunda Guerra Mundial de 1941 a 1945, bem como militares dos Aliados que combateram as Potências do Eixo. O memorial, que consiste em uma grande fonte cercada por arcos triunfais (representando o Teatro Europeu e o Teatro do Pacífico) e 56 pilares de concreto que simbolizam os estados e territórios americanos, é um ponto focal localizado entre o lago do Lincoln Memorial e o Monumento a Washington. No centro do lago artificial, ergue-se um mural de granito com 4.048 estrelas douradas representando os aproximadamente 400.800 mortos no conflito.

Memorial Nacional
Martin Luther King Jr.
Monólitos de granito em parque ajardinado com lago artificial Washington, D.C.
38° 53′ 10″ N, 77° 02′ 38″ O
 Distrito de Colúmbia 28 de agosto de 2011
O memorial é formado por um complexo de jardins, estátuas e esculturas de granito com inscrições em relevo de discursos notórios de Martin Luther King Jr..[18] Um teólogo e pastor batista de Atlanta, King emergiu como um dos principais líderes vocais do Movimento pelos direitos civis dos negros nas décadas de 1950 e 1960. Seus esforços de liderança do movimento resultaram em uma maior visibilidade das questões impactadas pelo sistema de segregação racial que vigorava no país até então.[18] O memorial situa-se nas proximidades do Lincoln Memorial, local onde King liderou a Marcha sobre Washington e proclamou seu discurso "I Have a Dream" em 1963.[19]

Memorial Nacional
Voo 93
Parede de granito com nomes inscritos Johnstown
40° 03′ 18″ N, 78° 54′ 04″ O
 Pensilvânia 10 de setembro de 2011
A área deste memorial abrange o local de impacto do quarto avião sequestrado durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, considerados até os dias atuais como o maior atentado terrorista em solo estadunidense. A aeronave, que era endereçada ao Pentágono no Condado de Arlington, colidiu com o solo após os passageiros se rebelarem contra seus sequestradores. O memorial consiste em uma parede de granito sobre a qual estão gravados os nomes das vítimas do atentado, um monumento chamado Tower of Voices ("Torre das Vozes") e um amplo centro de visitantes.[20][21]

Memorial Nacional
Primeira Guerra Mundial
Praça com fontes e jardins Washington, D.C.
38° 53′ 46″ N, 77° 01′ 59″ O
 Distrito de Colúmbia 9 de dezembro de 2014
O Memorial Nacional da Primeira Guerra Mundial consiste em uma ampla praça com fontes e esculturas e jardins que celebram o legado social, político e cultural deixado pela entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial em 1917. O monumento, que se situa numa formada pela bifurcação da Avenida Pensilvânia e comemora também a perda de cerca de 2,8 milhões de membros das Forças Expedicionárias Americanas que lutaram na Europa até o final da Primeira Guerra Mundial. Originalmente chamado de "Pershing Park" em honra ao general John Pershing, o memorial passou a ser reformado em 2019 para ser transformado em uma praça com diversos monumentos comemorativos que ressaltam 53 mil vidas humanas perdidas durante o conflito.[22][23]

Memorial Nacional
Pearl Harbor
Navio-museu em baía de águas cristalinas Oahu
21° 22′ N, 157° 57′ O
 Havaí 12 de março de 2019
O Memorial Nacional de Pearl Harbor destaca a memória das vidas de mais de 2,400 militares e civis perdidas durante o Ataque a Pearl Harbor em 1941. O evento, decorrente de um ataque repentino avassalador das forças imperiais japonesas, culminou na entrada efetiva dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e resultou na destruição total dos navios USS Arizona, USS Utah e USS Oklahoma. Seus respectivos naufrágios foram transformados em centros memoriais pelo governo estadunidense que abrigam um testemunho notório dos efeitos socioculturais das Guerras Mundiais.[24]

Memorial Nacional
Dwight D. Eisenhower
Washington, D.C.
38° 53′ N, 77° 01′ O
 Distrito de Colúmbia 17 de setembro de 2020
O complexo arquitetônico celebra o legado de Dwight D. Eisenhower, o Comandante das Forças Expedicionárias Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, o 34º Presidente dos Estados Unidos na década de 1950.[25][26] Os principais feitos de Eisenhower incluem o encerramento de medidas segregatícias no ensino público estadunidense, a criação do Sistema Nacional de Rodovias e o Armistício Coreano.[27][28]

Áreas afiliadas[editar | editar código-fonte]

Atualmente, há cinco monumentos nacionais em todo o território estadunidense que não foram criados por decreto do Congresso dos Estados Unidos e, portanto, não são administrados diretamente pelo Governo Federal.[29] Essas "áreas afiliadas" não integram o quadro oficial de Memoriais Nacionais, mas contam com apoio logístico, administrativo e eventuais recursos e equipamentos fornecidos pelo Serviço Nacional de Parques para o seu funcionamento.[30]

Memorial Imagem Localização Inauguração[13]
Localidade próxima Estado

Memorial Nacional
Benjamin Franklin
Estátua de figura masculina olhando fixamente à frente Filadélfia
39° 57′ 29″ N, 75° 10′ 23″ O
 Pensilvânia 25 de outubro de 1972
O Memorial Nacional a Benjamin Franklin é composto por uma estátua de granito de 6 metros de altura de autoria do escultor James Earle Fraser, notório por conceber diversas outras estátuas de figuras políticas estadunidenses. A obra situa-se no centro da rotunda do Instituto Franklin, um renomado museu de ciências e centro cultural fundado em 1824 com a finalidade de preservar e estudar o legado científico de Benjamin Franklin. Além de ter sido um dos principais líderes do movimento revolucionário estadunidense, Franklin destacou-se como pesquisador e inventor de diversos mecanismos utilizados em todo o mundo até os dias atuais, como os lentes bifocais, o para-raios e a lareira moderna.[31][32]

Memorial Nacional
Padre Marquette
Capela de madeira e alvenaria cerca de jardins St. Ignace
45° 51′ 11″ N, 84° 43′ 34″ O
 Michigan 20 de dezembro de 1975
O Memorial Nacional Padre Marquette está localizado no interior do Parque Estadual dos Estreitos de Mackinac, no norte do Michigan, e preserva a memória dos esforços do padre jesuíta Jacques Marquette cujas missões exploratórias tinham como objetivo evangelizar populações indígenas da região. Marquette eventualmente uniu esforços com o explorador Louis Jolliet e ambos tornaram-se os primeiros europeus a explorar e mapear a região do Vale Superior do Mississippi, fundando diversas cidades que persistem até os dias atuais, como St. Ignace e Sault Ste. Marie. O memorial consiste em uma capela de madeira com vistas para a Ponte de Mackinac.[33]

Memorial Nacional
Parque Memorial Americano
Pedestal com mastros de bandeiras cercado por um pátio com gramado Garapã
15° 12′ 58″ N, 145° 43′ 19″ L
Marianas Setentrionais 18 de agosto de 1978
O Parque Memorial Americano trata-se de um memorial nacional comemorativo localizado na região litorânea da Ilha de Saipã, no Território Livremente Associado das Ilhas Marianas Setentrionais. O monumento propõe uma reflexão sobre a perda de milhares de cidadãos estadunidenses e chamorros durante as batalhas de Saipã e Tinian, inseridas no contexto da Campanha nas Ilhas Marianas e Palau, em 1944. A vitória dos Estados Unidos encerrou o domínio do Império do Japão sobre o Arquipélago das Marianas.[34]

Memorial Nacional
Patrick Henry em Red Hill
Gramado com casa colonial ao fundo Lynchburg
37° 01′ 55″ N, 78° 53′ 53″ O
 Virgínia 12 de maio de 1986
O Memorial Nacional de Patrick Henry engloba a propriedade "Red Hill" que pertenceu a Patrick Henry, líder militar e político e um dos principais Pais Fundadores dos Estados Unidos. Henry ocupou esta residência nos anos finais de sua vida, quando passou a investir em agricultura criando uma plantação de tabaco e algumas instalações para moradia de escravizados. A propriedade, além de fornecer informações preciosas sobre o legado de Henry, também serve como um relevante testemunho arquitetônico e visual da sociedade latifundiária estadunidense do século XVII, fortemente dependente da mão-de-obra escravizada e das exportações agrícolas.[35][36]

Memorial Nacional
Oklahoma City
Portão de bronze sobre espelho d'água Oklahoma City
35° 28′ 23″ N, 97° 31′ 01″ O
 Oklahoma 19 de abril de 2000
O Memorial Nacional de Oklahoma City abrange um grande complexo memorial no centro de Oklahoma City, capital do estado homônimo propõe a reflexão coletiva sobre as 168 pessoas mortas e outras 630 feridas nos atentados terroristas que destruíram parte do centro financeiro da cidade em 1995.[37] O memorial consiste em um espelho d'água no local onde se situava o Edifício Federal Alfred P. Murray, que foi totalmente destruído pelo atentado. Há ainda dois portões de bronze, os "Portões do Tempo" (The Gates of Time), simbolizando os momentos antes e depois do atentado e um gramado com esculturas de cadeiras vazias de metal simbolizando as vítimas do evento.[38][39]

Localização dos Memoriais Nacionais[editar | editar código-fonte]

 Arizona
 Arkansas
 Califórnia
 Dakota do Sul
 Distrito de Colúmbia
 Flórida
 Havaí
 Iowa
 Nova Iorque
 Carolina do Norte
 Ohio
 Pensilvânia
 Rhode Island
 Texas
 Virgínia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências

  1. «Designations of National Park System Units». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 1 de dezembro de 2023 
  2. «Today in military history: Continental Congress authorizes first national memorial». We Are Mighty. 25 de janeiro de 2022. Consultado em 1 de dezembro de 2023 
  3. «Celebrating the National Park Service and its Role Preserving American Treasures». SenatorBoozman.com. Consultado em 1 de dezembro de 2023 
  4. «National Park System: Units/Parks». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  5. «US National Memorials». Parker Ranger John. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  6. Whelan, Catherine (10 de junho de 2021). «The Robert E. Lee Memorial Reopens With A More Nuanced Lens On History». DCist. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  7. Whelan, Catherine (30 de novembro de 2007). «National Historic Landmarks Survey: List of National Historic Landmarks by State» (PDF). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  8. a b c «Making a people's love: Dedication of the Washington Monument» (PDF). The New York Times. 22 de fevereiro de 1885. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  9. a b Barger, Jennifer (17 de fevereiro de 2023). «Why the Washington Monument was once a national embarassment?». National Geographic. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  10. Horan, Tim (8 de maio de 2020). «Eisenhower Memorial in D.C. is complete. Coronavirus delays dedication to September». The Wichita Eagle. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  11. «Establishment of the World War II Valor in the Pacific National Monument» (PDF). Presidente dos Estados Unidos. 5 de dezembro de 2008. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  12. «Memorials and Commemorative Works Outside Washington, DC: Background, Federal Role, and Options for Congress» (PDF). Congressional Research Service. 29 de maio de 2019. Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  13. a b The National Parks: Index 2012–2016 (PDF). Washington, D.C.: Serviço Nacional de Parques. 13 de novembro de 2018 
  14. «Wright Brothers National Memorial». Serviço Nacional de Parques 
  15. «Arlington House, The Robert E. Lee Memorial». Serviço Nacional de Parques 
  16. «Arkansas Post National Memorial». Serviço Nacional de Parques 
  17. «Chamizal National Memorial». National Park Service. Consultado em 31 de março de 2019 
  18. a b Horsley, Scott (17 de outubro de 2011). «Obama Helps Dedicate Martin Luther King Memorial». National Public Radio. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  19. Gomez, Alan; Collins, Eliza (24 de agosto de 2013). «50 years later, thousands retrace March on Washington». USA Today. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  20. «A Look at the Flight 93 National Memorial in Pennsylvania». 911 Memorial. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  21. «Completed Features at the Flight 93 National Memorial, Pennsylvania». Serviço Nacional de Parques. 10 de setembro de 2011. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  22. Pfaff, Leslie Garisto (5 de janeiro de 2021). «Behind the Epic WWI Memorial Being Sculpted in an Englewood Warehouse». New Jersey Monthly. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  23. Kennicott, Philip (26 de janeiro de 2016). «World War One Centennial Commission moves forward, cautiously». Washington Post. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  24. «Pearl Harbor National Memorial». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  25. Franklin, Sydney (11 de outubro de 2018). «Trump appoints opponent of Gehry's Eisenhower Memorial to D.C. planning agency». The Architect's Newspaper. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  26. «Eisenhower Memorial, Delayed by Design Disputes, Opens This Week». The New York Times. 13 de setembro de 2020. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  27. «Dwight D. Eisenhower Memorial». Serviço Nacional de Parques 
  28. «Dwight D. Eisenhower Memorial». Eisenhower Memorial Commission 
  29. «National Park System: What Do the Different Park Titles Signify?» (PDF). Congressional Research Service. 15 de novembro de 2023. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  30. «How Many National Parks are There?». National Parks. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  31. «Benjamin Franklin National Memorial». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  32. «Benjamin Franklin Memorial». Instituto Franklin. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  33. «Michigan: Father Marquette National Memorial». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  34. «American Memorial Park». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  35. «Red Hill Patrick Henry National Memorial». RedHill.org. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  36. «Patrick Henry National Monument». Serviço Nacional de Parques. Março de 1940. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  37. Gumbel, Andrew (13 de abril de 2015). «Oklahoma City bombing: 20 years later, key questions remain unanswered». The Guardian. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  38. «A symbolic remembrance of the impact of violence». Serviço Nacional de Parques. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  39. «Bush praises Oklahoma City as he dedicates bombing museum». CNN. 19 de fevereiro de 2001. Consultado em 2 de dezembro de 2023