Vanwall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Reino Unido Vanwall
Nome completo Vanwall
Sede Acton,  Reino Unido
Chefe de equipe Reino Unido Tony Vandervell
Pilotos
Chassis Special, VW 55, VW 2, VW 5, VW 59, VW 11
Motor Vanwall L4
Pneus Pirelli, Dunlop
Histórico na Fórmula 1
Estréia Reino Unido GP da Inglaterra, 1954
Último GP França GP da França, 1960
Corridas concluídas 29
Campeã de construtores 1
Campeã de pilotos 0
Vitórias 9
Pole Position 7
Voltas rápidas 6
Pontos 117
Posição no último campeonato
(1960)
13º (0 pontos)

Vanwall foi uma equipe de Fórmula 1 fundada na década de 50 por Tony Vandervell. O time alcançou o campeonato de construtores de 1958, mas abandonou as competições ao final da temporada, só regressando à categoria no ano seguinte.

História[editar | editar código-fonte]

A Vanwall fez sua estreia na F-1 em 1954, com Peter Collins ao volante do Special, primeiro carro da equipe, que não pontuou nos GPs de Inglaterra e Itália (Collins não disputou o GP da Espanha)

Nas duas temporadas seguintes, novamente fica sem marcar pontos, tendo nove pilotos guiando carros do time - um deles foi Colin Chapman, que se notabilizou por trabalhar na Lotus como projetista e chefe de equipe, faria sua única participação como piloto no GP da França, onde não conseguiu largar devido a um acidente.

Os primeiros pontos da Vanwall vieram em 1957, com a vitória de Stirling Moss no GP da Holanda - ele foi o vice-campeão da temporada, com 25 pontos. Tony Brooks e Stuart Lewis-Evans, os outros dois representantes do time, ficaram em 5º e 12º lugares.

1958 foi um ano histórico para a equipe, que tornava-se a primeira campeã do Mundial de Construtores, com 48 pontos. A nota triste foi no GP do Marrocos, com a morte de Stuart Lewis-Evans; seu VW 59 bateu no muro e o motor explodiu, causando graves queimaduras no piloto, que veio a falecer pouco depois.

Abalado, Vandervell decidiu retirar a equipe da F-1 ao final da temporada, voltando no ano seguinte para o GP da Inglaterra, com Brooks. Encerrou suas atividades em 1960.

Títulos Mundiais de Construtores[editar | editar código-fonte]

Campeonatos Pilotos Temporadas
1 Inglaterra Stirling Moss 1958
Inglaterra Tony Brooks 1958


Ícone de esboço Este artigo sobre Fórmula 1 é um esboço relacionado ao projeto sobre Fórmula 1. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.