Banco Votorantim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde outubro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Banco Votorantim
Razão social Banco Votorantim S/A
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Serviços Financeiros
Fundação 1988 (29 anos)
Fundador(es) José Ermírio de Moraes
Sede São Paulo, Brasil Brasil
Área(s) servida(s) Todo o Brasil
Proprietário(s) Votorantim Finanças
Banco do Brasil
Produtos Banco
Banco Múltiplo
Holding Grupo Votorantim
Subsidiárias BV Financeira
BV Leasing,
Votorantim Asset Management,
Votorantim Private Bank,
Votorantim Corretora.
Acionistas Votorantim Finanças (Grupo Votorantim)
Website oficial www.bancovotorantim.com.br

Banco Votorantim é um banco brasileiro , formado por uma parceria estratégica entre o Banco do Brasil (BB) e o Grupo Votorantim.[1]

Suas operações são conduzidas mediante um conjunto de instituições controladas, incluindo a BV Financeira, a BV Leasing, a Votorantim Corretora, e a Votorantim Asset Management.

Negócios e Segmentos[editar | editar código-fonte]

Banco de Atacado[editar | editar código-fonte]

O Banco Votorantim é um dos líderes de mercado no crédito a grandes empresas. Oferece soluções financeiras integradas com suas plataformas de produtos estruturados, derivativos (hedge), câmbio, corretagem e serviços de banco de investimento – e da distribuição local e internacional (Nova York,Londres,Suíça e Hong Kong).

  • Corporate & Investment Banking (CIB): é o segmento destinado a atender grandes empresas por meio de relacionamentos ágeis, com visão de longo prazo e conhecimento setorial.
  • Wealth Management (VWM&S): A Votorantim Asset Management (VAM) é a empresa de gestão de recursos de terceiros do Banco Votorantim. Fundada em 1999, hoje está entre as maiores gestoras do mercado brasileiro, segundo o ranking da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), com atuação nos segmentos de empresas, investidores institucionais, private banking e distribuição. A VAM atua nos mercados:
  • Asset Management: Desenvolvimento de soluções apropriadas às necessidades dos clientes por meio da estruturação e gestão de produtos de alto valor agregado.
  • Private Bank: Estrutura especializada na gestão patrimonial de grupos familiares, oferecendo soluções individualizadas para a gestão de ativos financeiros, as quais passam pelos fundos ofertados pela VAM e fundos exclusivos.

Financiamento ao consumo (BV Financeira)[editar | editar código-fonte]

A BV Financeira foi fundada em julho de 1996 para diversificar a atuação do Banco Votorantim. Iniciou suas atividades no segmento de financiamento de veículos e a cada ano vem expandindo o seu espaço.

Hoje é uma das líderes de mercado no financiamento ao consumo, com foco no negócio de veículos. Oferece também soluções como: cartões de crédito, crédito pessoal e empréstimos consignados.

A BV Financeira está presente em todos os estados do Brasil, operando por meio de uma extensa rede de distribuição terceirizada e lojas próprias de crédito ao consumidor.

Chegou a ocupar o terceiro lugar no ranking de financiamentos[carece de fontes?], disputando o mercado com bancos e financeiras de capital estrangeiro ou com maior tempo de mercado, em dez anos passou de promessa a líder de mercado, recebendo por três anos consecutivos o prêmio da Revista Exame, como a melhor financeira do país.


História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1988 como uma distribuidora de valores mobiliários (DTVM), o Banco Votorantim S.A. passou a operar como banco múltiplo a partir de 1990, por meio de um portfólio diversificado de negócios de banco de Atacado, Financiamento ao Consumo e Gestão de Patrimônio.

Com sede em São Paulo, o Banco Votorantim mantém filiais no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Nassau nas Bahamas além de corretoras em Nova York e Londres.

Em 2009, o Banco do Brasil e a Votorantim Finanças S.A. anunciaram um acordo de parceria estratégica, pelo qual o Banco do Brasil passou a deter participação equivalente a 50% do capital social total do Banco Votorantim, mas tendo o controle das ações ordinárias com o Grupo Votorantim, através da VFin (braço financeiro do Grupo Votorantim).. Essa parceria é baseada em forte lógica de negócios e visão de longo prazo, favorecendo a expansão dos negócios e contribuindo para uma instituição ainda mais forte e competitiva.

Prêmios e Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e reconhecimentos recebidos pelo Banco e suas controladas em 2013:

  • Top Gestão – Renda Fixa (Standard & Poor’s/Revista Valor Investe): em Jun.13, em reconhecimento à sua excelência e consistência no desempenho, a VAM recebeu o prêmio Top Gestão 2013 - Renda Fixa, na categoria Maiores Assets, entregue aos melhores gestores da indústria brasileira de fundos de investimento com base em análise da Standard & Poor’s.  
  • The World’s Top Forecasters (ranking da revista Bloomberg Markets): os economistas-chefe da VWM&S e do Banco figuraram entre os cinco economistas que mais acertaram projeções ao longo dos últimos dois anos. 
  • 02° Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas (Gestão RH): em Set.13, reconhecendo as boas práticas em programas de gestão de pessoas que abrangem liderança, diversidade, desenvolvimento pessoal, qualidade de vida e comunicação.

Seguem os principais prêmios e reconhecimentos recebidos pelo Banco e suas controladas em 2015:

  •  “Top Gestão Star Ranking” (Standard & Poor’s/Revista Valor Investe): em Jun.15, em reconhecimento à sua excelência e consistência no desempenho, a VAM recebeu o prêmio Top Gestão 2015 – Alocação Mista Flexível, entregue aos melhores gestores da indústria brasileira de fundos de investimento com base em análise da Standard & Poor’s. Além disso, na mesma premiação, 11 fundos de investimentos foram destacados com, no mínimo, quatro estrelas.
  • “Top 1 do Banco Central”: O Banco Central reconhece as cinco instituições com maior grau de acerto em suas projeções de curto, médio e longo prazo. Em Jun.15, o Banco Votorantim foi classificado em três categorias diferentes: Taxa de Câmbio, Taxa Selic e IGP-M. O ranking visa destacar as instituições que têm sido mais consistentes na assertividade das previsões, de maneira a incentivar ainda mais o investimento nas atividades de pesquisa macroeconômica.
  • “PrêmioABT” (IBMR): Em Nov/15, a reestruturação interna realizada na gestão de atendimento e no relacionamento com os Órgãos de Defesa do Consumidor, promovida pela Ouvidoria, foi considerada o “Case do Ano” no PrêmioABT, ficando a frente de outros 200 inscritos. O prêmio é o maior projeto de Relacionamento com o Cliente do Brasil, e o objetivo é identificar, reconhecer e disseminar as melhores práticas consolidadas por profissionais e empresas que buscam a excelência no relacionamento com o cliente.
  • A BV Financeira recebeu por 09 anos consecutivos os prêmios de "Melhores para Você Trabalhar" pela FIA e "Melhores Empresas para Trabalhar" pela Revista Época e Great Place to Work® (GPTW).

Referências

  1. Talita Moreira e Felipe Marques (11 de agosto de 2016). «Banco Votorantim tem lucro 26% menor no segundo trimestre». Consultado em 17 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]