Saltar para o conteúdo

Shrek para Sempre: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Filme
{{Info/Filme
| título = Shrek Forever After
| título = Shrek Forever After
| título-pt = Shrek Para Sempre
| título-pt = Shrek para Sempre
| título-br = Shrek para Sempre
| título-br = Shrek para Sempre
| imagem = Shrek Forever After ver2.jpg
| imagem = Shrek Forever After ver2.jpg
| tamanho_imagem = 200px
| tamanho_imagem = 200px
| legenda = Pôster promocional
| legenda = Pôster promocional do Brasil
| país = {{USA}}
| país = {{USA}}
| ano = 2010
| ano = 2010

Revisão das 01h07min de 2 de fevereiro de 2017

Shrek Forever After
Shrek para Sempre (PRT/BRA)
Shrek Forever After ver2.jpg
Pôster promocional do Brasil
 Estados Unidos
2010 •  cor •  93 min 
Género animação
aventura
comédia
Direção Mike Mitchell
Produção Gina Shay
Teresa Cheng
Produção executiva Aron Warner
Andrew Adamson
John H. Williams
Roteiro Josh Klausner
Darren Lemke
Elenco Mike Myers
Eddie Murphy
Cameron Diaz
Antonio Banderas
Julie Andrews
Walt Dohrn
John Cleese
Música James Horner
Cinematografia Yong Duk Jhun
Edição Nick Fletcher
Companhia(s) produtora(s) DreamWorks Animation
Pacific Data Images
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 21 de Maio de 2010
Portugal 8 de Julho de 2010
Brasil 9 de Julho de 2010
Idioma inglês
Orçamento US$ 135 - 165 milhões[1]
Receita US$ 752 600 867[1]
Cronologia
Shrek the Third (2007)

Shrek Forever After ou Shrek: The Final Chapter também estilizado como Shrek 4ever After (No Brasil e em Portugal; Shrek para Sempre)[2][3]), também chamado como Shrek para Sempre: O Capítulo Final é um filme estadunidense de animação, lançado em maio no ano de 2010, dirigido por Mike Mitchell e com roteiro de Josh Klausner & Darren Lemke. Totalmente feito em 3D,[4] o filme séria a última parte da franquia Shrek mas a DreamWorks anunciou posteriormente o quinto filme com previsão de estreia para 2019.[2][5]

Foi exibido no Brasil a partir do dia 9 de Julho de 2010[6] e em Portugal no dia anterior[3].

Foi a primeira quadrilogia de filmes de animação do mundo, seguida de Tinker Bell e o Resgate da Fada, no mesmo ano.

Enredo

Predefinição:Spoiler

Ficheiro:Shrek4-Cena.jpg
Rumpelstiltskin arrancando páginas do livro da história de Fiona e Shrek.

Antes de Shrek e Burro resgatarem a princesa Fiona no primeiro filme, o Rei Harold e Rainha Lillian - desesperados para retirar a maldição de sua filha - reuniram com vilão do filme, o Rumpelstiltskin, que deseja tornar-se Rei da Tão, Tão Distante, em troca de ajudá-los. Mas antes que o rei e a rainha assinem o contrato, os dois sabem que Fiona havia sido resgatada. O contrato que posteriormente era para ser assinado, foi rasgado pelo rei, com o resultado Rumpelstiltskin fica com raiva de Shrek, por ele ter resgatado Fiona.

Logo mais tarde Rumpelstiltskin vai para uma biblioteca e começa ler a história da Princesa Fiona e Shrek, cada vez que lia arrancava uma página do livro, ao arrancar algumas páginas, o Pinóquio chega próximo a Rumpelstiltskin e fala que o mesmo terá que pagar pelo livro, Rumpel faz uma proposta para ele, uma proposta de tornar o Pinóquio em um menino de verdade, Pinóquio já aborrecido e sabendo como eram as propostas dele, o joga pela janela.
Ao voar pela janela, Rumpelstiltskin vê uma das páginas que ele mesmo arrancou do livro no chão, pega ela e vê nesta página a Fiona e o Shrek abraçados, e diz "queria que esse Ogro nunca tivesse nascido!".

No presente, Shrek tem ficado constantemente cansado de ser um homem de família e celebridade entre os moradores locais, levando-o a ter lembranças de quando ele se sentia um "ogro de verdade". Em outro dia Shrek leva sua família para o Reino Tão, Tão Distante, para comemorar o aniversário de seus filhos. A festa vira uma verdadeira bagunça com os Os Três Porquinhos comendo todas as comidas, e uma criança com o seu pai, aborrecendo-o pedindo que ele fizesse o "Urru" (Um "grito" que todos os ogros fazem), Shrek já irritado com todas as pessoas perturbando, faz o tal do "Urru", ao fazer o "Urru" ver que chegou um novo bolo, pois o outro bolo Os Três Porquinhos já tinha comido, ao ver o novo bolo esmaga a cara dele que estava desenhada no bolo e sai da festa. Ele e Fiona argumentam fora da festa sobre sua relação, que termina com Shrek precipitadamente concordando que ele era mais feliz antes de conhece-la.

Após sair, Shrek encontra Rumpelstiltskin, que havia observado a explosão de raiva de Shrek com Fiona, aproveitando a sua chance, ele segue Shrek pela floresta e organiza o que parece ser um acidente, onde ele está preso sob sua carruagem. Shrek se depara com a situação e rapidamente ajuda o Rumpel. Agradecido, Rumpel oferece um passeio a Shrek e uma refeição. Quando Shrek expressa suas frustrações, Rumpel oferece para Shrek um dia para viver como um ogro de verdade, em troca de um dia de sua infância que ele não iria se lembrar de ser apagado. Shrek assina o contrato e aparece em uma realidade onde ele ainda é temido pelos habitantes locais do município.

Shrek tinha apenas um dia como ogro e ninguém o reconhecia, pois ele não tinha nem nascido, ele estava ali apenas por um dia, pois fez um contrato que em troca dava um dia de sua infância e Rumpel fez com que Shrek o desse o dia de seu nascimento em troca de um dia, como ogro de verdade e não existisse mais. Logo mais tarde Rumpel faz um acordo com os pais de Fiona e eles desaparecem e Rumpelstiltskin é o novo proprietário do reino de Tão, Tão Distante. O acordo que ele tinha feito com Shrek só podia ser desfeito se Shrek beijasse a Princesa Fiona, mas Fiona não o conhecia ainda. Ele fez tudo o que podia e com a ajuda do Gato de Botas conseguiu beijá-la, mas tudo não pode ser revertido, pois Fiona não o amava.

Ficheiro:Shrek4-Cena2.jpg
Fiona beijando Shrek e tudo voltando como era antes.

Fiona queria derrotar Rumpelstiltskin e pegar o seu Reino: Tão, Tão Distante, mas Rumpel conseguiu prender Fiona, e queria dar alguma recompensa para quem pegasse Shrek também, Shrek se entregou, disse que fez isso por Fiona, não sabia ele que Fiona estava presa com ele também e ela ouviu o que ele disse. Depois Fiona começou a amá-lo novamente, após os dois tentarem fugir do Reino de Rumpelstiltskin.

O sol já estava nascendo, Shrek começa a desaparecer, mas Fiona, depois de ter começado amá-lo novamente, beija-o antes que ele desapareça, anulando o contrato e restaurando o mundo para um pouco antes de Shrek ter atacado a todos, com o seu grito. Shrek abraça seus amigos e familiares com uma apreciação recente por tudo que ele tem, vivendo felizes para sempre. Predefinição:Spoiler-fim

Elenco

Elenco Original Personagem Dublador Brasil Dublador Portugal
Mike Myers Shrek Mauro Ramos José Jorge Duarte
Eddie Murphy Burro Mário Jorge Andrade Rui Paulo
Cameron Diaz Princesa Fiona Fernanda Crispim Cláudia Cadima
Antonio Banderas Gato de Botas Alexandre Moreno Paulo Oom
Walt Dohrn Rumpelstiltskin Cláudio Galvan André Maia
Julie Andrews Rainha Lillian Emília Rey Carmen Santos
John Cleese Rei Harold Isaac Bardavid Rui Mendes
Mike Mitchell Calçola Airam Pinheiro
Craig Robinson Cookie Anderson Coutinho
Conrad Vernon Homem-Biscoito Marcelo Coutinho Carlos Macedo
Cody Cameron Pinóquio e Os Três Porquinhos Manolo Rey (Pinóquio)
Duda Espinoza (Porquinhos)
Paulo Oom (Pinóquio)
Carlos Freixo
Carlos Macedo
Peter Michael (Porquinhos)
Jon Hamm Brogan Ronaldo Júlio José Nobre

Produção

Todos os personagens principais do filme voltararam a receber as mesmas vozes dos três primeiros filmes anteriores a este na versão original. Inicialmente, várias especulações de enredo e roteiro foram colocadas na internet depois do anúncio oficial do longa. Segundo o CEO da Dreamworks, Jeffrey Katzenberg, uma das primeiras sinopses do filme envolveria "voltar e entender como Shrek chegou naquele pântano. Iremos revelar a história dele". Mas, como as expectativas do público não foram tão favoráveis desde essa revelação de spoiler (detalhes do roteiro), foi anunciado um novo título e um novo enredo. E já fora anunciado que o longa de animação também seria realizado em 3-D Digital, visto que todos os filmes do estúdio seguirão desta tecnologia a partir do filme Monstros vs. Alienígenas.

Este é o primeiro filme que Mike Mitchell dirige para os estúdios da Dreamworks Animation.

Esta foi a primeira quadrilogia de filmes de animação no mundo.

Trilha sonora

  1. "The Greatest Love Of All" - Whitney Houston
  2. "One Love" - Bob Marley
  3. "Rumpel's Party Palace"
  4. "Shake Your Groove Thing"
  5. "Hello" - Lionel Richie
  6. "For Once In My Life" - Stevie Wonder
  7. "Birthday Bash"
  8. "You Belong to Me" - Jason Wade
  9. "Hallelujah" - Rufus Wainwright (Apesar do cover de Wainwright da canção de Leonard Cohen estar no álbum da trilha-sonora, a versão que aparece no filme é de John Cale.)[7]
  10. "Click Click" - Light FM
  11. "Sure Shot" - Jeremy Steig

Recepção da crítica

Embora favorável, Shrek Forever After tem recepção mista por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 58% em base de 189 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “Embora não sem seus momentos, Shrek Forever After muitas vezes se sente como algo requentado de entradas anteriores da franquia”. Tem 54% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[8]

Bilheteria

Shrek Forever After obteve a maior bilheteria de seu final de semana de estréia nos Estados Unidos, 71,3 milhões de dólares. Apesar disso, a bilheteria ficou abaixo das previsões do estúdio, que esperava um valor acima de 100 milhões de dólares.[9]

Referências

  1. a b «Shrek Forever After». Box Office Mojo. Consultado em 29 de Agosto de 2010 
  2. a b «Sherk Para Sempre" é último filme da franquia» 
  3. a b «Shrek Para Sempre (Dobrado) 3D». ZON Lusomundo. Consultado em 29 de Agosto de 2010 
  4. «Shrek 4 em 3D» 
  5. «Confirmado: Shrek 4 é o último filme da franquia» 
  6. «Data de Estréia da Quarta Parte de 'Shrek'» 
  7. Erlewine, Stephen Thomas. «Shrek Original Soundtrack review». Allmusic. Consultado em 19 de dezembro de 2008 
  8. «Shrek Forever After» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 24 de abril de 2014 
  9. «Sequência de 'Shrek' lidera bilheterias norte-americanas». G1. Consultado em 24 de maio de 2010 

Ligações externas