Urso-beiçudo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Burmeister (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 2804:7F4:5085:3FDC:0:0:0:1 para a última revisão de Pit bullpb, de 03h02min de 1 de outubro de 2014 (UTC)
Linha 23: Linha 23:
''[[Melursus ursinus ursinus]]''
''[[Melursus ursinus ursinus]]''
}}
}}
O '''urso-beiçudo''' (''Melursus ursinus''), também conhecido como '''urso-mongol,''' é um animal [[noctívago]] que habita as florestas da [[Índia]], [[Nepal]], [[Bangladesh]] e [[Sri Lanka]]. É a única espécie do género '''''Melursus'''''.
O '''urso-beiçudo''' (''Melursus ursinus''), também conhecido como '''urso-preguiça,''' é um animal [[noctívago]] que habita as florestas da [[Índia]], [[Nepal]], [[Bangladesh]] e [[Sri Lanka]]. É a única espécie do género '''''Melursus'''''.


== Características ==
== Características ==
Linha 36: Linha 36:


== Dieta ==
== Dieta ==
O urso-mongol come principalmente [[pessoas]]s e [[térmita]]s mas também se alimenta de mel, ovos, pássaros, plantas, tubérculos, frutos e carne.
O urso-beiçudo come principalmente [[formiga]]s e [[térmita]]s mas também se alimenta de mel, ovos, pássaros, plantas, tubérculos, frutos e carne.


== Na cultura popular ==
== Na cultura popular ==

Revisão das 18h42min de 4 de julho de 2015

Como ler uma infocaixa de taxonomiaUrso-beiçudo
Urso-beiçudo num zoo de Washington
Urso-beiçudo num zoo de Washington
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Género: Melursus
Espécie: M. ursinus
Nome binomial
Melursus ursinus
(Shaw, 1791)
Distribuição geográfica

Subspécies
Melursus ursinus inornatus

Melursus ursinus ursinus

Sinónimos
  • Melursus lybius Meyer, 1793
  • Bradypus ursinus Shaw, 1791

O urso-beiçudo (Melursus ursinus), também conhecido como urso-preguiça, é um animal noctívago que habita as florestas da Índia, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka. É a única espécie do género Melursus.

Características

Ursos-preguiça, mãe com filhote nas costas.

O corpo do urso-beiçudo é coberto por pelo longo e felpudo que vai de castanho-avermelhado a preto e possui um "V" amarelo, característico da espécie, no peito.

As mães carregam seus filhotes de até 9 meses de idade em suas costas, sendo esta a principal defesa contra ataques de predadores, como tigres, leopardos, ursos e outros.

São bons nadadores e conseguem subir em árvores altas.

Os machos adultos pesam de 80 à 192 kg; as fêmeas pesam até 130 kg. Têm de 60 a 90 cm na altura da cernelha e de 1,40 a 1,90 metros de comprimento. Suas garras possuem até 8 cm de comprimento.

Dieta

O urso-beiçudo come principalmente formigas e térmitas mas também se alimenta de mel, ovos, pássaros, plantas, tubérculos, frutos e carne.

Na cultura popular

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bom interwiki