Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Zoroastrismo"

→‎Zoroastro (Zarastustra): Corrigiu gramática
(+img +correções semiautomáticas (v0.57/3.1.56/0.1))
(→‎Zoroastro (Zarastustra): Corrigiu gramática)
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel Edição via aplic. Android
Zoroastro viveu na [[Ásia Central]], num território que compreendia o que é hoje a parte oriental do [[Irão|Irã]] e a região ocidental do [[Afeganistão]]. Não existe um consenso em torno do período em que viveu; os acadêmicos têm situado a sua vida entre 1750 e {{AC|1000|x}} Sobre a sua vida, existem poucos dados precisos, sendo as lacunas preenchidas por [[lenda]]s.
 
De acordo com os relatos tradicionais zoroastrianos, Zoroastro viveu no {{-séc|VI}}, pertencendo ao clã Spitama, sendo filho de Pourushaspa e de Dugdhova. Era o sacerdote do culto dedicado a um determinado Aúra. Foi casado duas vezes e teve vários filhos. FaleceuMorreu aos setenta e sete anos assassinado por um sacerdote.
 
Aos trinta anos, enquanto participava num ritual de purificação num rio, Zaratustra viu um ser de luz que se apresentou como sendo ''[[Vohu Manah]]'' ("Bom Pensamento") e que o conduziu até à presença de ''Aúra-Masda'' (Deus) e de outros cinco seres luminosos, os ''[[Amesa Espenta]]s'', sendo este o primeiro de uma série de encontros com ''Aúra-Masda'', que lhe revelou a sua mensagem.
22

edições