Saltar para o conteúdo

Igreja de Nossa Senhora da Penha (Rio de Janeiro): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 25: Linha 25:
Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em [[1728]], a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos.
Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em [[1728]], a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos.
1


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

Revisão das 14h46min de 31 de março de 2011


Igreja de Nossa Senhora da Penha de França
Igreja de Nossa Senhora da Penha (Rio de Janeiro)
Fachada da igreja
Construção 1728 - séc. XX
Diocese Arquidiocese do Rio de Janeiro
Geografia
País Brasil
Coordenadas 22° 50' 39" S 43° 16' 16" O

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha é um tradicional santuário católico localizado no bairro da Penha, na Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. O Santuário possui também um bondinho, recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente.

Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.

História

No início do século XVII, o capitão Baltasar de Abreu Cardoso ia subindo o monte rochoso (penha) para observar as suas propriedades, quando de repente surgiu uma grande serpente prestes a atacá-lo. Assustado, apenas conseguiu rogar: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Imediatamente surgiu um lagarto, predador das cobras. Os dois animais começaram a lutar e o Capitão conseguiu fugir.

O proprietário interpretou a aparição do lagarto como obra de Nossa Senhora, a quem tinha pedido socorro, determinando erguer no alto da penha uma pequena ermida com uma imagem que denominou de Nossa Senhora da Penha por se encontrar no alto da rocha.

Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em 1728, a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos. 1

Ligações externas

Santuário da Penha

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.