Festival Eurovisão da Canção 1961
Festival Eurovisão da Canção 1961
| |
|---|---|
| 6° edição | |
| |
| Local e Datas | |
| Final | 18 de março de 1961 |
| Local | Palais des Festivals et des Congrès, Cannes, França |
| Organização | |
| Organizador(es) | União Europeia de Radiodifusão |
| Produção | |
| Estação Anfitriã | |
| Diretor | |
| Diretor musical | |
| Apresentador(es) | |
| Participantes | |
| Número de entradas | 16 países |
| Países estreantes | |
| Países de regresso | Nenhum |
| Países de saída | Nenhum |
| Países desclassificados | Nenhum |
| Actuações | |
| Actuações de abertura(s) | Introdução pela orquestra presente na sala do espetáculo |
| Actuações nos intervalos | Tessa Beaumont e Max Bozzoni |
| Mapa dos países participantes | |
Países Participantes | |
| Votação | |
| Sistema de voto |
Cada país tinha 10 júris, onde cada um atribuía apenas um ponto, aos outros países a concurso, fazendo assim um total de 10 pontos a atribuir por país. |
| Vencedor(a) | |
O Festival Eurovisão da Canção 1961 (em inglês: Eurovision Song Contest 1961 e em francês: Concours Eurovision de la chanson 1961) foi o sexto Festival Eurovisão da Canção e realizou-se na noite do dia 18 de março de 1961 em Cannes, em França. Jacqueline Joubert foi a apresentadora do festival que foi ganho pelo cantor francês Jean-Claude Pascal que representou o Luxemburgo com a canção "Nous les amoureux" (Nós os amantes), que falava, implicitamente, sobre um amor homossexual, algo que ainda era criminalizado em alguns países da Europa à época. Jean-Claude Pascal foi também o primeiro vencedor a representar um país que não era o seu, visto que o cantor era francês e representou o Luxemburgo.
Como em 1959, o Festival teve lugar no Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes, novamente apresentada por Jacqueline Joubert.
O número de participantes subiu para 16 e pela primeira vez, o certame realizou-se a um sábado, tradição que se mantêm até hoje, apenas interrompida em 1962, que se realizou a um domingo.
Local
[editar | editar código]
O Festival Eurovisão da Canção em 1961 ocorreu, mais uma vez, em Cannes, na França. O famoso Palais des Festivals (à esquerda), no coração da cidade, era na época o maior local para organizar o concurso. O original Palais des Festivals foi construído em 1949 para sediar o festival de cinema. O edifício era localizado na famosa avenida de La Croisette, no local atual do Hotel Noga Hilton. Apesar de também encenar o Festival Eurovisão da Canção 1959, hoje o antigo Palais des Festivals já não existe. Em resposta ao crescente sucesso do festival de cinema e o advento de várias convenções de grandes empresas, a cidade de Cannes decidiu construir um novo e maior espaço em 1979. O festival de cinema mudou-se para o novo Palais des Festivals et des Congrès em 1983 e logo após o antigo Palais des Festivals foi destruído. Apesar de sua maior capacidade e conceito moderno, o design do atual Palais des Festivals foi originalmente condenado por muitos como semelhante a um bunker gigante, em comparação com o slendour do original Palais des Festivals.
Formato e Visual
[editar | editar código]O vídeo introdutório foi inteiramente semelhante ao de 1959: primeiro uma visão do mar e do Palais des Festivals et des Congrès; depois, uma visão do local, cabines do comentadores, o público, a orquestra e, finalmente, uma cortina, que por detrás desvendava um cenário, maior do que nos anos anteriores, representando um jardim de um grande castelo mediterrâneo, com escadas de pedra, flores e tapeçarias e com o quadro de votações posicionado à esquerda do palco. Abriu então, desvelando os artistas, todos reunidos no palco, pela primeira vez história do concurso. Surgiu então a apresentadora, Jacqueline Joubert, que se tornou a primeira pessoa a apresentar duas vezes o concurso.[1] Começou com o clássico "Boa noite, Europa!" E conclui a sua introdução com estas palavras: "Para aproximar as pessoas, um pouco de refrão às vezes é muito melhor do que um longo discurso." Joubert deu então as boas vindas aos participantes, que, um por vez, avançaram para o microfone e soletraram seu nome. Depois, a própria Joubert introduziu cada música.
Como em 1956, houve um intervalo de alguns minutos entre a última música e a votação. A RTF contratou dois dançarinos da Ópera de Paris para dar uma breve representação de seus talentos, enquanto os jurados contavam seus votos.
A emissão durou 1 hora e 35 minutos, com o evento a ser seguido por 35 milhões de pessoas.
O sorteio da ordem de atuação foi feita a 16 de março.
Como resultado do tempo limite do concurso, a música vencedora não foi transmitida no Reino Unido.
Votação
[editar | editar código]Cada país tinha um júri constituído por 10 membros e cada um destes escolhia a melhor canção atribuindo 1 ponto. Foi notado que, durante a votação, o Luxemburgo outorgou 8 pontos ao Reino Unido e a Noruega 8 à Dinamarca. Este foi o maior número de pontos dados a um só país desde 1958, quando a França recebeu 9 pontos da Dinamarca.[2]
O Reino Unido assumiu a liderança desde o início da votação, em especial graças ao júri do Luxemburgo, que lhe atribuiu 8 votos. Ocorreu um erro durante a votação do júri belga, que concedeu 1 voto ao Reino Unido, apesar de terem aparecido 4 no quadro. O Luxemburgo retomou o seu atraso na segunda parte da votação e passou à frente quando o erro foi corrigido. De fato, após o fim da votação do júri austríaco, os 25 pontos do Reino Unido foram reduzidos para 21. Jacqueline Joubert perguntou à audiência se houve um erro e o público respondeu afirmativamente. Ela respondeu: "Vocês contam melhor do que eu!" Imediatamente adicionando: "É verdade que estou muito comovida para chamar todos esses países. Se vocês estivessem no meu lugar... eu nunca falei com tantas pessoas ao mesmo tempo."
Participantes
[editar | editar código]
De entre os concorrentes, encontrava-se a alemã Lale Andersen, conhecida pela sua canção "Lili Marleen", que fez sucesso durante a Segunda Guerra Mundial. Para espanto de todos, Lale Andersen também interpretou parte da sua música em francês. Era a mais velha participante na edição, com 55 anos no dia do certame.
Pela primeira vez, um cantor de origem grega participava na Eurovisão, tratando-se de Jimmy Makulis, que representou a Áustria.[3]
Um total de cinco músicas tiveram como tema principal as estações do ano, com a França, o Mónaco e a Suécia a cantarem sobre a primavera e a Bélgica e a Noruega a cantarem sobre o Verão.[1]
Festival
[editar | editar código]Resultados
[editar | editar código]A ordem de votação, foi ao contrário da ordem de actuação dos países no festival. Sendo assim, a ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1961, foi a seguinte:[4]

| Países Votantes | Países Pontuados | |||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 2 | 2 | 2 | 3 | 1 | ||||||||||||
| 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 2 | ||||||||||
| 1 | 1 | 8 | ||||||||||||||
| 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 | ||||||||||
| 2 | 8 | |||||||||||||||
| 5 | 1 | 4 | ||||||||||||||
| 1 | 1 | 1 | 7 | |||||||||||||
| 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||||||||||
| 1 | 4 | 5 | ||||||||||||||
| 1 | 1 | 1 | 4 | 2 | 1 | |||||||||||
| 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 3 | 1 | ||||||||||
| 2 | 1 | 1 | 5 | 1 | ||||||||||||
| 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | ||||||||||||
| 3 | 1 | 2 | 4 | |||||||||||||
| 1 | 2 | 2 | 4 | 1 | ||||||||||||
| 1 | 2 | 1 | 1 | 2 | 3 | |||||||||||
| Total | 8 | 6 | 1 | 6 | 9 | 6 | 2 | 3 | 13 | 16 | 1 | 10 | 12 | 31 | 24 | 12 |
| Lugar | 9º | 10º | 15º | 10º | 8º | 10º | 14º | 13º | 4º | 3º | 15º | 7º | 5º | 1º | 2º | 5º |
| Países Votantes | ||||||||||||||||
| Países Pontuados | ||||||||||||||||
| Países Votantes | Países Pontuados | |||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 3 | 1 | 0 | |
| 1 | 1 | 1 | 4 | 1 | 2 | 0 | 0 | 2 | 4 | 0 | 0 | 0 | 3 | 1 | 0 | |
| 1 | 1 | 1 | 4 | 1 | 2 | 0 | 0 | 3 | 4 | 1 | 0 | 0 | 9 | 0 | ||
| 1 | 1 | 1 | 5 | 2 | 2 | 0 | 1 | 3 | 4 | 1 | 1 | 0 | 4 | 10 | 4 | |
| 3 | 1 | 1 | 5 | 2 | 2 | 0 | 1 | 3 | 4 | 1 | 1 | 8 | 4 | 10 | 4 | |
| 3 | 1 | 1 | 5 | 2 | 2 | 0 | 1 | 3 | 4 | 1 | 6 | 8 | 4 | 11 | 8 | |
| 3 | 2 | 1 | 5 | 3 | 2 | 0 | 1 | 3 | 4 | 1 | 6 | 8 | 5 | 18 | 8 | |
| 5 | 2 | 1 | 6 | 5 | 3 | 2 | 1 | 3 | 4 | 1 | 6 | 8 | 6 | 18 | 9 | |
| 5 | 2 | 1 | 6 | 5 | 4 | 2 | 1 | 7 | 4 | 1 | 6 | 8 | 11 | 18 | 9 | |
| 6 | 2 | 1 | 6 | 5 | 4 | 2 | 2 | 8 | 8 | 1 | 6 | 10 | 12 | 18 | 9 | |
| 7 | 2 | 1 | 6 | 6 | 4 | 2 | 2 | 8 | 10 | 1 | 6 | 11 | 13 | 21 | 10 | |
| 7 | 2 | 1 | 6 | 6 | 6 | 2 | 2 | 8 | 11 | 1 | 7 | 11 | 18 | 21 | 11 | |
| 7 | 5 | 1 | 6 | 6 | 6 | 2 | 2 | 9 | 11 | 1 | 9 | 12 | 21 | 21 | 11 | |
| 7 | 5 | 1 | 6 | 9 | 6 | 2 | 3 | 9 | 13 | 1 | 9 | 12 | 25 | 21 | 11 | |
| 8 | 5 | 1 | 6 | 9 | 6 | 2 | 3 | 11 | 15 | 1 | 9 | 12 | 29 | 21 | 12 | |
| 8 | 6 | 1 | 6 | 9 | 6 | 2 | 3 | 13 | 16 | 1 | 10 | 12 | 31 | 24 | 12 | |
| Lugar | 9º | 10º | 15º | 10º | 8º | 10º | 14º | 13º | 4º | 3º | 15º | 7º | 5º | 1º | 2º | 5º |
| Países Votantes | ||||||||||||||||
| Países Pontuados | ||||||||||||||||
Maestros
[editar | editar código]Artistas Repetentes
[editar | editar código]Em 1961, os repetentes foram:
| País (1961) | Foto | Artista | Ano Anterior | País Representado | Canção | Tradução | Pontuação | Classificação |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Bob Benny | ESC 1959 | Bélgica | "Hou toch van mij" | Por favor ama-me | 9 | 6º | ||
| Nora Brockstedt | ESC 1960 | Noruega | "Voi Voi" | Hey Hey | 11 | 4º |
Transmissão
[editar | editar código]Os canais de televisão responsáveis pela difussão do concurso quer via televisão, quer via rádio foram as seguintes cadeias televisivas:
|
|
|
|
|
Referências
- ↑ a b KENNEDY O’CONNOR John, The Eurovision Song Contest. 50 Years. The Official History, Londres, Carlton Books Limited, 2005, p.18.
- ↑ «Eurovision Song Contest 1961». EBU. Consultado em 13 de fevereiro de 2009
- ↑ KENNEDY O’CONNOR John, op.cit., p.19.
- ↑ A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
Notas
[editar | editar código]- Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.
Ligações externas
[editar | editar código]Notícias (oficial)
[editar | editar código]- «Site Oficial do Festival Eurovisão da Canção»
- «Site Oikotimes, noticias sobre a Eurovisão, o mais lido em Portugal»
- «Site EscToday, noticias sobre a eurovisão»
- «Site Português, noticias sobre a eurovisão» Arquivado em 28 de maio de 2009, no Wayback Machine.
- «Esctime, noticias sobre o tema»
- «Noticias do festival pelo site Eurovisionary» Arquivado em 30 de junho de 2009, no Wayback Machine.


