Saltar para o conteúdo

Festival Eurovisão da Canção 1961

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Festival Eurovisão da Canção 1961
6° edição
Datas
Final 18 de março de 1961
Anfitrião
Local Palais des Festivals et des Congrès, Cannes, França
Apresentador(es) França Jacqueline Joubert
Maestro França Franck Pourcel
Diretor França Marcel Cravenne
Estação Anfitriã RTF
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 16 países
Países estreantes  Estado espanhol
 Finlândia
 Iugoslávia
Países de regresso Nenhum
Países de saída Nenhum
Países desclassificados Nenhum
Actuações
Actuações de abertura(s) Introdução pela orquestra presente na sala do espetáculo
Actuações nos intervalos Tessa Beaumont e Max Bozzoni
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da Canção

     Países Participantes

Votação
Sistema de
voto
Cada país tinha 10 júris, onde cada um atribuía apenas um ponto, aos outros países a concurso, fazendo assim um total de 10 pontos a atribuir por país.
Vencedor(a)
1960Festival Eurovisão da Canção1962

O Festival Eurovisão da Canção 1961 (em inglês: Eurovision Song Contest 1961 e em francês: Concours Eurovision de la chanson 1961) foi o sexto Festival Eurovisão da Canção e realizou-se na noite do dia 18 de março de 1961 em Cannes, em França. Jacqueline Joubert foi a apresentadora do festival que foi ganho pelo cantor francês Jean-Claude Pascal que representou o Luxemburgo com a canção "Nous les amoureux" (Nós os amantes), que falava, implicitamente, sobre um amor homossexual, algo que ainda era criminalizado em alguns países da Europa à época. Jean-Claude Pascal foi também o primeiro vencedor a representar um país que não era o seu, visto que o cantor era francês e representou o Luxemburgo.

Como em 1959, o Festival teve lugar no Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes, novamente apresentada por Jacqueline Joubert.

O número de participantes subiu para 16 e pela primeira vez, o certame realizou-se a um sábado, tradição que se mantêm até hoje, apenas interrompida em 1962, que se realizou a um domingo.

Mais sobre a cidade anfitriã : Cannes
O Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes, França.

O Festival Eurovisão da Canção em 1961 ocorreu, mais uma vez, em Cannes, na França. O famoso Palais des Festivals (à esquerda), no coração da cidade, era na época o maior local para organizar o concurso. O original Palais des Festivals foi construído em 1949 para sediar o festival de cinema. O edifício era localizado na famosa avenida de La Croisette, no local atual do Hotel Noga Hilton. Apesar de também encenar o Festival Eurovisão da Canção 1959, hoje o antigo Palais des Festivals já não existe. Em resposta ao crescente sucesso do festival de cinema e o advento de várias convenções de grandes empresas, a cidade de Cannes decidiu construir um novo e maior espaço em 1979. O festival de cinema mudou-se para o novo Palais des Festivals et des Congrès em 1983 e logo após o antigo Palais des Festivals foi destruído. Apesar de sua maior capacidade e conceito moderno, o design do atual Palais des Festivals foi originalmente condenado por muitos como semelhante a um bunker gigante, em comparação com o slendour do original Palais des Festivals.

Formato e Visual

[editar | editar código-fonte]

O vídeo introdutório foi inteiramente semelhante ao de 1959: primeiro uma visão do mar e do Palais des Festivals et des Congrès; depois, uma visão do local, cabines do comentadores, o público, a orquestra e, finalmente, uma cortina, que por detrás desvendava um cenário, maior do que nos anos anteriores, representando um jardim de um grande castelo mediterrâneo, com escadas de pedra, flores e tapeçarias e com o quadro de votações posicionado à esquerda do palco. Abriu então, desvelando os artistas, todos reunidos no palco, pela primeira vez história do concurso. Surgiu então a apresentadora, Jacqueline Joubert, que se tornou a primeira pessoa a apresentar duas vezes o concurso.[1] Começou com o clássico "Boa noite, Europa!" E conclui a sua introdução com estas palavras: "Para aproximar as pessoas, um pouco de refrão às vezes é muito melhor do que um longo discurso." Joubert deu então as boas vindas aos participantes, que, um por vez, avançaram para o microfone e soletraram seu nome. Depois, a própria Joubert introduziu cada música.

Como em 1956, houve um intervalo de alguns minutos entre a última música e a votação. A RTF contratou dois dançarinos da Ópera de Paris para dar uma breve representação de seus talentos, enquanto os jurados contavam seus votos.

A emissão durou 1 hora e 35 minutos, com o evento a ser seguido por 35 milhões de pessoas.

O sorteio da ordem de atuação foi feita a 16 de março.

Como resultado do tempo limite do concurso, a música vencedora não foi transmitida no Reino Unido.

Cada país tinha um júri constituído por 10 membros e cada um destes escolhia a melhor canção atribuindo 1 ponto. Foi notado que, durante a votação, o Luxemburgo outorgou 8 pontos ao Reino Unido e a Noruega 8 à Dinamarca. Este foi o maior número de pontos dados a um só país desde 1958, quando a França recebeu 9 pontos da Dinamarca.[2]

O Reino Unido assumiu a liderança desde o início da votação, em especial graças ao júri do Luxemburgo, que lhe atribuiu 8 votos. Ocorreu um erro durante a votação do júri belga, que concedeu 1 voto ao Reino Unido, apesar de terem aparecido 4 no quadro. O Luxemburgo retomou o seu atraso na segunda parte da votação e passou à frente quando o erro foi corrigido. De fato, após o fim da votação do júri austríaco, os 25 pontos do Reino Unido foram reduzidos para 21. Jacqueline Joubert perguntou à audiência se houve um erro e o público respondeu afirmativamente. Ela respondeu: "Vocês contam melhor do que eu!" Imediatamente adicionando: "É verdade que estou muito comovida para chamar todos esses países. Se vocês estivessem no meu lugar... eu nunca falei com tantas pessoas ao mesmo tempo."

Participantes

[editar | editar código-fonte]
  Países participantes

De entre os concorrentes, encontrava-se a alemã Lale Andersen, conhecida pela sua canção "Lili Marleen", que fez sucesso durante a Segunda Guerra Mundial. Para espanto de todos, Lale Andersen também interpretou parte da sua música em francês. Era a mais velha participante na edição, com 55 anos no dia do certame.

Pela primeira vez, um cantor de origem grega participava na Eurovisão, tratando-se de Jimmy Makulis, que representou a Áustria.[3]

Um total de cinco músicas tiveram como tema principal as estações do ano, com a França, o Mónaco e a Suécia a cantarem sobre a primavera e a Bélgica e a Noruega a cantarem sobre o Verão.[1]

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Áustria "Sehnsucht" Jimmy Makulis Selecção Interna de 1961 -
Longo Alemão
 Alemanha "Einmal sehen wir uns wieder" Lale Andersen Schlagerparade 1961 25 de fevereiro de 1961
Nós vamo-nos encontrar outra vez Alemão & Francês
 Bélgica "September, gouden roos" Bob Benny Finale van de Belgische bijdrage tot het Songfestival 1961 29 de janeiro de 1961
Setembro, rosa dourada Holandês
 Dinamarca "Angelique" Dario Campeotto Dansk Melodi Grand Prix 1961 19 de fevereiro de 1961
Angelique Dinamarquês
 Estado espanhol "Estando contigo" Conchita Bautista Preselección de Eurovision 1961 Fevereiro de 1961
Estando contigo Castelhano
 Finlândia "Valoa ikkunassa" Laila Kinnunen Euroviisut 1961 12 de fevereiro de 1961
As luzes na janela Finlandês
 França "Printemps, avril carillonne" Jean-Paul Mauric Sélection Française pour le Grand-Prix Eurovision de la Chanson 1961 18 de fevereiro de 1961
Primavera, toques de abril Francês
 Itália "Al di là" Betty Curtis Festival della Canzone Italiana di Sanremo 1961 6 de fevereiro de 1961
Além Italiano
 Iugoslávia "Neke davne zvezde" Ljiljana Petrović Pjesma Eurovizije 1961 16 de fevereiro de 1961
Algumas estrelas antigas Servo-Croata
 Luxemburgo "Nous les amoureux" Jean-Claude Pascal Selecção Interna de 1961 -
Nós, os apaixonados Francês
 Mónaco "Allons, allons les enfants" Colette Deréal Selecção Interna de 1961 -
Vamos, vamos crianças Francês
 Noruega "Sommer i Palma" Nora Brockstedt Melodi Grand Prix 1961 18 de fevereiro de 1961
Verão em Palma Norueguês
 Países Baixos "Wat een dag" Greetje Kauffeld Selecção Interna de 1961 -
Mas que dia Holandês
 Reino Unido "Are You Sure?" The Allisons A Song For Europe 1961 15 de fevereiro de 1961
Tens a certeza? Inglês
 Suécia "April, april" Lill-Babs Eurovisionsschlagern svensk final 1961 6 de fevereiro de 1961
Abril, abril Sueco
 Suíça "Nous aurons demain" Franca Di Rienzo Finale Svizzero 1961 6 de fevereiro de 1961
Nós teremos amanhã Francês
# País Idioma Artista Canção Lugar Pontuação
 Estado espanhol Castelhano Conchita Bautista "Estando contigo" 8
 Mónaco Francês Colette Deréal "Allons, allons les enfants" 10º 6
 Áustria Alemão Jimmy Makulis "Sehnsucht" 15º 1
 Finlândia Finlândês Laila Kinnunen "Valoa ikkunassa" 10º 6
 Iugoslávia Servo-croata Ljiljana Petrović "Neke davne zvezde" (Неке давне звезде) 9
 Países Baixos Holandês Greetje Kauffeld "Wat een dag" 10º 6
 Suécia Sueco Lill-Babs "April, april" 14º 2
 Alemanha Alemão & Francês Lale Andersen "Einmal sehen wir uns wieder" 13º 3
 França Francês Jean-Paul Mauric "Printemps, avril carillonne" 13
10º  Suíça Francês Franca Di Rienzo "Nous aurons demain" 16
11º  Bélgica Holandês Bob Benny "September, gouden roos" 15º 1
12º  Noruega Norueguês Nora Brockstedt "Sommer i Palma" 10
13º  Dinamarca Dinamarquês Dario Campeotto "Angelique" 12
14º  Luxemburgo Francês Jean-Claude Pascal "Nous les amoureux" 31
15º  Reino Unido Inglês The Allisons "Are You Sure?" 24
16º  Itália Italiano Betty Curtis "Al di là" 12

A ordem de votação, foi ao contrário da ordem de actuação dos países no festival. Sendo assim, a ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1961, foi a seguinte:[4]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Estado espanhol Mónaco Áustria Finlândia República Socialista Federativa da Iugoslávia Países Baixos Suécia Alemanha França Suíça Bélgica Noruega Dinamarca Luxemburgo Reino Unido Itália
 Itália 2 2 2 3 1
 Reino Unido 1 1 1 2 1 2 2
 Luxemburgo 1 1 8
 Dinamarca 1 1 1 1 1 1 4
 Noruega 2 8
 Bélgica 5 1 4
 Suíça 1 1 1 7
 França 2 1 2 1 2 1 1
 Alemanha 1 4 5
 Suécia 1 1 1 4 2 1
 Países Baixos 1 1 2 1 1 3 1
 Iugoslávia 2 1 1 5 1
 Finlândia 3 1 2 1 3
 Áustria 3 1 2 4
 Mónaco 1 2 2 4 1
 Estado espanhol 1 2 1 1 2 3
Total 8 6 1 6 9 6 2 3 13 16 1 10 12 31 24 12
Lugar 10º 15º 10º 10º 14º 13º 15º
Países Votantes Espanha Mónaco Áustria Finlândia República Socialista Federativa da Iugoslávia Países Baixos Suécia Alemanha França Suíça Bélgica Noruega Dinamarca Luxemburgo Reino Unido Itália
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Espanha Mónaco Áustria Finlândia República Socialista Federativa da Iugoslávia Países Baixos Suécia Alemanha França Suíça Bélgica Noruega Dinamarca Luxemburgo Reino Unido Itália
 Itália 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 3 1 0
 Reino Unido 1 1 1 4 1 2 0 0 2 4 0 0 0 3 1 0
 Luxemburgo 1 1 1 4 1 2 0 0 3 4 1 0 0 9 0
 Dinamarca 1 1 1 5 2 2 0 1 3 4 1 1 0 4 10 4
 Noruega 3 1 1 5 2 2 0 1 3 4 1 1 8 4 10 4
 Bélgica 3 1 1 5 2 2 0 1 3 4 1 6 8 4 11 8
 Suíça 3 2 1 5 3 2 0 1 3 4 1 6 8 5 18 8
 França 5 2 1 6 5 3 2 1 3 4 1 6 8 6 18 9
 Alemanha 5 2 1 6 5 4 2 1 7 4 1 6 8 11 18 9
 Suécia 6 2 1 6 5 4 2 2 8 8 1 6 10 12 18 9
 Países Baixos 7 2 1 6 6 4 2 2 8 10 1 6 11 13 21 10
 Iugoslávia 7 2 1 6 6 6 2 2 8 11 1 7 11 18 21 11
 Finlândia 7 5 1 6 6 6 2 2 9 11 1 9 12 21 21 11
 Áustria 7 5 1 6 9 6 2 3 9 13 1 9 12 25 21 11
 Mónaco 8 5 1 6 9 6 2 3 11 15 1 9 12 29 21 12
 Espanha 8 6 1 6 9 6 2 3 13 16 1 10 12 31 24 12
Lugar 10º 15º 10º 10º 14º 13º 15º
Países Votantes Espanha Mónaco Áustria Finlândia República Socialista Federativa da Iugoslávia Países Baixos Suécia Alemanha França Suíça Bélgica Noruega Dinamarca Luxemburgo Reino Unido Itália
Países Pontuados
País Maestro
 Estado espanhol Rafael Ferrer
 Mónaco Raymond Lefèvre
 Áustria Franck Pourcel
 Finlândia George de Godzinsky
 Iugoslávia Joze Privzek
 Países Baixos Dolf van der Linden
 Suécia William Lind
 Alemanha Franck Pourcel
 França
 Suíça Fernando Paggi
 Bélgica Francis Bay
 Noruega Øivind Bergh
 Dinamarca Kai Mortensen
 Luxemburgo Léo Chauliac
 Reino Unido Harry Robinson
 Itália Gianfranco Intra
Maestro anfitrião Franck Pourcel

Artistas Repetentes

[editar | editar código-fonte]

Em 1961, os repetentes foram:

País (1961) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Bélgica Bob Benny em. Bob Benny ESC 1959 Bélgica "Hou toch van mij" Por favor ama-me 9
 Noruega Nora Brockstedt ESC 1960 Noruega "Voi Voi" Hey Hey 11

Os canais de televisão responsáveis pela difussão do concurso quer via televisão, quer via rádio foram as seguintes cadeias televisivas:

Referências

  1. a b KENNEDY O’CONNOR John, The Eurovision Song Contest. 50 Years. The Official History, Londres, Carlton Books Limited, 2005, p.18.
  2. «Eurovision Song Contest 1961». EBU. Consultado em 13 de fevereiro de 2009 
  3. KENNEDY O’CONNOR John, op.cit., p.19.
  4. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1961

Notícias (oficial)

[editar | editar código-fonte]