Portal:Tecnologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal de Tecnologia


Tecnologia (do grego τέχνη — "técnica, arte, ofício" e -λογία — "estudo") é o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos, como em investigações científicas. Tecnologia pode ser o conhecimento de técnicas, processos e similares. Isso também pode ser embutido em máquinas para permitir a operação destas sem conhecimento detalhado do seu funcionamento. Sistemas (e.g. máquinas) que aplicam tecnologia ao pegar um input, mudando-o de acordo com o funcionamento do sistema e, então, produzindo um resultado são referidos como sistemas de tecnologia ou sistemas tecnológicos. A forma mais simples de tecnologia é o desenvolvimento e a utilização de ferramentas básicas. A descoberta pré-histórica de como controlar o fogo e a subsequente Revolução Neolítica aumentaram a disponibilidade de fontes de alimento, enquanto a invenção da roda auxiliou humanos a viajar, transportar cargas e controlar seu ambiente. Desenvolvimentos ao longo da história, como a prensa móvel, também conhecida como impressora, o telefone e a Internet diminuíram as barreiras físicas da comunicação e permitiram que os humanos interagissem livremente em uma escala global.
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
Mostrar novas seleções(Atualiza a página)
 ver · editar Artigo selecionado


RCA 630-TS o primeiro televisor produzido em série, entre 1946 e 1947.

Televisor, por vezes chamado também televisão (do grego τῆλε (tele) - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

História
A invenção da primeira televisão, é da autoria de Philo Farnsworth, um jovem rapaz norte americano. Apesar de ser atribuída muitas vezes a invenção a Vladimir Zworykin, a primeira televisão funcional, foi desenvolvida por Philo Farnsworth. Após ter desenvolvido o projecto funcional, a RCA que detinha o império nas comunicações rádio, queria também deter o monopólio da televisão. Este foi um problema para a RCA, pois não tinha investigadores com capacidades para desenvolver um projecto como este, até encontrar um cientista genial na época, Vladimir Zworykin, que já estaria a desenvolver um projecto semelhante, mas que apresentava demasiados problemas na transmissão de imagem. Nesta época, começa um processo judicial, para se saber a quem pertencia a patente da primeira televisão, e a RCA com os seus excelentes advogados conseguiram atrasar o processo de desenvolvimento de Philo Farnsworth, que tratando-se de um investigador com poucos recursos financeiros, começou a atrasar o seu projecto. Só ao fim de algumas dezenas de meses o tribunal atribuí a primeira patente como sendo de Philo Farnsworth no ano de 1922. Como Philo Farnsworth não tinha dinheiro para investir, depois de ter começado a se refugiar no álcool, e tendo a sua patente não renovada na década de 40, a RCA conseguiu ter acesso livre aos registos de Philo, e é dessa forma que, após a criação da NBC, a patente da primeira televisão é atribuída a Vladimir Zworykin, que tinha também ele feito uma patente em 1923.

...Arquivo
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver · editar Biografia selecionada


Newton retratado por Godfrey Kneller, 1689 (com 46 anos de idade)

Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643Kensington, 31 de março de 1727) foi um astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Newton construiu o primeiro telescópio refletor operacional e desenvolveu a teoria das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível. Ele também formulou uma lei empírica de resfriamento e estudou a velocidade do som. Além de seu trabalho em cálculo infinitesimal, como matemático Newton contribuiu para o estudo das séries de potências, generalizou o teorema binomial para expoentes não inteiros, e desenvolveu o método de Newton para a aproximação das raízes de uma função, além de muitas outras contribuições importantes. Newton também dedicou muito de seu tempo ao estudo da alquimia e da cronologia bíblica, mas a maior parte de seu trabalho nessas áreas permaneceu não publicada até muito tempo depois de sua morte.

Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

...Arquivo
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver · editar Imagem selecionada


Protótipo do primeiro dispositivo apontador para computador
Protótipo do primeiro dispositivo apontador para computador
Legenda: Protótipo do primeiro dispositivo de inteiração computacional conhecido como Rato (pt-PT) ou Mouse/Mause (pt-BR).


O rato(pt-PT) ou mouse/mause (pt-BR) é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato, mouse ou mause (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem, como função, movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. Foi criado pela Xerox mas somente se tornou um produto comercializado com a Apple. Na imagem o primeiro protótipo criado pelo engenheiro e inventor Douglas Engelbart.

...Arquivo
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver · editar Sabia que...


 ver · editar Colaboração


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Tecnologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Deixe sua crítica ou sugestão na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados com tecnologia dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Tecnologia}} em artigos relacionados.
Veja também
 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais e WikiProjetos relacionados
 ver · editar Wikimedia


Tecnologia no Wikinotícias     Tecnologia no Wikiquote     Tecnologia no Wikilivros     Tecnologia no Wikisource     Tecnologia no Wikcionário     Tecnologia na Wikiversidade     Tecnologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Tecnologia