Ana Carolina (cantora)
| Ana Carolina | |
|---|---|
| Ana Carolina em 2009, durante uma apresentação da tour Dois Quartos em Belo Horizonte. | |
| Informação geral | |
| Nome completo | Ana Carolina Souza |
| Apelido | Ana |
| Nascimento | 9 de setembro de 1974 (37 anos) |
| Origem | Juiz de Fora, Minas Gerais |
| País | |
| Gêneros | MPB, bossa nova, jazz, samba, pop, tango eletrônico salsa |
| Ocupação | Cantora, compositora, empresária e produtora |
| Instrumentos | Vocal, Violão, Pandeiro, baixo, guitarra e piano |
| Modelos de instrumentos | Gibson Les Paul Tom Anderson Crowdster |
| Extensão vocal | Contralto |
| Período em atividade | 1992 - Presente |
| Gravadora(s) | Sony BMG, Som Livre e Armazém Produções |
| Afiliações | John Legend, Luiz Melodia, Maria Bethânia, Preta Gil, Maria Gadú Cássia Eller, Luiza Possi, Gal Costa, Mart'nália, Roberta Sá, Ângela Rô Rô, Chiara Civello, Antônio Villeroy, Seu Jorge, Zizi Possi e Zélia Duncan |
| Influência(s) | Chico Buarque, João Bosco, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Nina Simone, Björk, Madonna e Alanis Morissette |
| Página oficial | www.ana-carolina.com |
Ana Carolina Souza, popularmente conhecida como Ana Carolina (Juiz de Fora, 9 de setembro de 1974), é uma cantora, compositora, empresária, arranjadora, produtora e instrumentista brasileira de Pop, Pop Rock, Bossa Nova, Samba e MPB. Conquistou 4 vezes o Prêmio Multishow de Música Brasileira, 3 vezes o Troféu Imprensa e 1 vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro disco foi lançado em 1999: nove álbuns e cinco Digital Versatile Disc, vendendo dois milhões de discos[1]; consagrando-se como uma das cantoras que mais vendeu na década de 2000.
O primeiro álbum, Ana Carolina, lançou o single "Garganta", marco na carreira. Com os sucessivos álbuns lançados, Ana Carolina conta com inúmeras canções de sucesso, dentre as quais: "Quem de Nós Dois", "Encostar Na Tua", "Uma Louca Tempestade", "Rosas" e "Carvão". Em 28 de novembro de 2005, a partir do projeto promovido pela casa de espetáculos "Tom Brasil", Ana Carolina e Seu Jorge lançaram, juntos, um álbum, Ana & Jorge: Ao Vivo, desse, foram extraídas as canções "Pra Rua Me Levar" e, o grande sucesso, "É Isso Aí (The Blower's Daughter)".
Em 2009, a cantora completou 10 anos de carreira, lançando o álbum N9ve, no qual destaca-se a canção "Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)", num dueto com o cantor, compositor e pianista americano John Legend. A canção alcançou o topo da Billboard Hot Songs (Rio de Janeiro), e o 34° na Billboard Hot 100 Airplay. No mesmo ano, lançou a coletânea de canção, Ana Car9lina + Um, com duas canções inéditas e participação de vários cantores, entre eles, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Totonho Villeroy, entre outros. Nesse mesmo ano, a cantora inicia a turnê mundial do álbum e planeja a gravação de mais um DVD, que poderá ser gravado em Belo Horizonte, cidade onde iniciou a carreira[2].
Índice |
[editar] Biografia
Ana Carolina nasceu no dia 9 de setembro de 1974 em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais. Logo aos dois meses de idade perdeu o pai, que morreu de trombose. Ana declarou que possivelmente é fruto de uma traição de sua mãe, ao dar uma entrevista se referindo a uma música sua que recebe o mesmo nome "Traição" no mais recente álbum, N9ve. Ana tem uma irmã, chamada Selma, que é 14 anos mais velha e também um irmão. Seugrande talento vem de família, e a sua influência musical vem de berço - a avó cantava em rádio, fazendo sucesso, o avô em igreja e os tios-avós tocavam percussão, piano, cello e violino.
| Dizem as más linguas, que ela teve um affair com o forrozeiro Luiz Gonzaga, quando ele era soldado em Juiz de Fora, ele era soldado raso – mas não me pergunte se foi antes ou depois de conhecer meu avô. | — contou Ana Carolina, em entrevista para Jô Soares, em 6 de Junho de 2008;[3] e também à Revista Veja em 21 de dezembro de 2001.[4]
|
A mãe era proprietária de um salão de cabeleireiro e Ana fazia do local seu palco, usava como microfone um rolo de cabelo e cantava versos de Caetano, entre outros. Morava no bairro Granbery, e estudou no Instituto Granbery da Igreja Metodista a maior parte da vida.[3]
Aos 12 anos, começou a interessar-se por música e aprendeu tocar violão sozinha, apenas ouvindo, inspirada pelos também mineiro João Bosco.[3]
Com 16 anos descobriu ter diabetes, depois de emagrecer 6 quilos de uma hora para outra, ter enjoos e depois de ser internada descobriu a doença quando a glicemia chegou a 600. Esse fato deixou Ana muito abalada e triste, como ficaria qualquer adolescente, pois a doença restringe a muitas coisas na parte alimentar, tendo que sempre estar tomando remédios.
Ana Carolina cresceu ouvindo ícones da música brasileira, como Chico Buarque, João Bosco e Maria Bethânia; e da música internacional, como as cantoras Nina Simone, Björk e Alanis Morissette. Ainda na adolescência, iniciou a carreira de cantora apresentando-se em bares da cidade natal. Conhecida pelo registro vocal grave ou contralto, porém, pode alcançar notas relativamente agudas, portanto, tendo uma grande extensão vocal [carece de fontes]. Isso a ajudou muito na carreira, possibilitando-a interpretar uma ampla variedade de músicas e estilos[carece de fontes].
Desde sua adolescência é assumidamente bissexual, dizendo achar natural gostar e se envolver afetivamente com homens e mulheres. Por ser muito discreta, não é mais tão vista na mídia como antigamente circulando com algum namorado/namorada.[5]
[editar] Carreira
[editar] Início
Começou profissionalmente aos 18 anos nos barzinhos da cidade com o repertório de Jobim, Chico, Ary Barroso e outros clássicos. Em entrevista, Ana diz que a experiência em bares foi, para ela, uma escola, além de cantar sucessos do rádio, cantava outras canções.
Foi quando Ana Carolina conhecera Luciana David e Keley Lopes, duas estudantes de Comunicação, que gostaram do que ouviram e se tornaram suas empresárias. Então, começaram a surgir convites de mais bares nas cidade vizinhas e, acompanhada sempre pelo amigo e percussionaista Knorr, rodou alguns quilômetros da Zona da Mata mineira. Nesse tempo, Ana começou a compor, contudo essas não foram interpretadas tão cedo.
Ana fez um cursinho pré-vestibular no Colégio e Curso Meta ingressando na faculdade de Letras, na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde cursou por pouco tempo.
Conforme o tempo foi passando, Ana ia se tornando mais conhecida, até o dia em que foi convidada para participar em apresentações maiores, como na abertura do concerto da Orquestra Internacional de Ray Conniff, em 1997.
Posteriormente, o italiano Máximo Pratesi convidou alguns artistas para se apresentarem em Roma. Além de Ana, convidou o grupo de mpb da cidade, o Lúdica Música. No Rio, onde assinariam o contrato, Pratesi descobre que Ana era diabética, desistindo de fechar o negócio por puro preconceito, o que deixou Ana decepcionada.
| Fiquei triste num primeiro momento, mas depois agradeci por não ter ido, pois o fato de eu ter ficado aqui me permitiu crescer e amadurecer na música, a ponto de gravar meu primeiro disco anos depois e ser sucesso no Brasil | — Ana Carolina
|
Depois de realizar várias apresentações em Belo Horizonte, um rapaz chegou ao camarim com a letra de uma música que compôs enquanto a assistia. Esse rapaz, era o compositor gaúcho, José Antônio Franco Villeroy que se tornaria um dos melhores amigos e parceiros de Ana, a música era "Garganta" - música que foi o primeiro sucesso da carreira da cantora. "Depois me lembrei que conhecia Totonho, eu tinha ido a um show dele no Rio, no Mistura Fina, e adorei, tanto que comprei os dois discos independentes dele.", recorda.
Quando vinha cantar ou a passeio no Rio, Ana, muitas vezes, ficava hospedada na casa da amiga Cássia Eller.
As músicas de Ana sempre fizeram grande sucesso com o público, a fazendo estar entre as cantoras consagradas do país.
[editar] Ana Carolina
Em 1998, ela se apresentou no Hipódromo e no bar Mistura Fina; na platéia estava a neta de Vinicius de Moraes, Luciana, a qual entregou uma fita demo. Depois de quinze dias, Ana estava com proposta de duas gravadoras, contudo, assinou o contrato com a BMG. Isso fez com que ela se mudasse para o Recreio dos Bandeirantes, e começasse a produzir o primeiro álbum, Ana Carolina.
Naquele ano, duas canções desse trabalho foram parar em duas trilha sonoras de novelas da TV Globo: "Garganta", "Andando nas Nuvens", "Tô Saindo" e "Vila Madalena". "Nada pra Mim", uma inédita composta por John, do mineiro Pato Fu, integrou a trilha d a telenovela Malhação, em 2000, mesmo ano em que foi indicada à primeira edição do GRAMMY Latino, na categoria brasileira de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo". Com o álbum, Ana ganhou disco de ouro pelos 250 mil cópias vendidas e foi apontada como "a grande promessa da MPB", comparada com Cássia Eller e Zélia Duncan. Em 2001, Ana Carolina fez composições e interpretou uma canção para o longa metragem "Amores Possíveis", "Velas e Vento" e "Margem da Pele", esta última é interpretada por Paula Lima.
[editar] Ana Rita Joana Iracema e Carolina
Em Abril do mesmo ano, o segundo álbum, Ana Rita Joana Iracema e Carolina, com onze letras compostas por ela e, as várias mulheres criadas por Chico Buarque, fazem parte do título do álbum, como uma homenagem que a cantora faz ao grande ídolo.
O álbum vendeu 100 mil cópias, e ficou com duas semanas com o 2° mais vendido do Rio de Janeiro e São Paulo e, em 15 dias foi contemplado com o disco de ouro, depois de platina, ultrapassando a marca de 300 mil cópias. "Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra le Dita)", versão de Ana e Dudu Falcão para um sucesso italiano dos anos 1990, que fez parte da trilha de mais uma novela das 7, Um Anjo Caiu do Céu.
Em 1° de Maio de 2001, às cinco da manhã, Ana saía do apartamento de Paulinho Moska, no Leblon, em direção ao seu na Barra, quando na Av. das Américas perdeu o controle do seu Mercedes-Benz Classe A, que colidiu contra um poste. Ainda lúcida, foi resgatada e levada para a UTI do Hospital Barra D'Or. Ana sofreu fratura na tíbia e um corte na cabeça, um pouco acima da orelha, onde foram necessários 30 pontos. Em consequência disso, o início da turnê foi adiado.
[editar] Estampado
Em agosto de 2003, lança o terceiro álbum, batizado de Estampado, Ana diz que ele tem a sua cara. O disco é mais rock'n'roll, o violão nervoso de Ana guia todos os batimentos; são 13 canções próprias e novos parceiros, como Chico César e Seu Jorge. Em outubro de 2003, Ana lança o DVD "Estampado", um documentário que exibe os bastidores da gravação do álbum, a fase de composições, gravação e finalização, bate-papos com João Bosco, Chico Buarque e Maria Bethânia, entre outros.
Estampado obteve vendagem de 100 mil cópias. O álbum foi considerado o melhor da carreira e por todos os cantos se ouvia Ana Carolina, tanto que recebeu disco de ouro em 2004[6].
Lançou o segundo DVD, Estampado - Um Instante Que não Para", gravado no Claro Hall, com um público de 9 mil pessoas. Nessa versão, encontramos as canções "Vestido Estampado", "Sinais de Fogo", "Outra Vez" e "Eu Gosto é de Mulher", sucesso de 20 anos atrás do Ultraje a Rigor, agora transformado em discurso gay.
[editar] Perfil vol. 1
Em 2005, chegou ao mercado Perfil vol. 1, coletânea de sucessos que logo alcançou o lugar mais alto no ranking dos mais procurados, com mais de 320 mil cópias vendidas. O álbum rendeu a Ana três certificados: Platina, Platina Duplo e Diamante, no mesmo ano de lançamento. No Brasil, foi o quarto CD mais vendido de 2007.[7]
[editar] Ana & Jorge
Ana & Jorge, foi gravado durante o projeto "Tom Acústico" de 2004, promovido pela casa de espetáculos paulistana Tom Brasil (Hoje HSBC Brasil), que reúne artistas de diferentes gêneros musicais, mas com grandes afinidades. O espetáculo rendeu um álbum e um DVD, intitulado "Ana & Jorge", lançado pela gravadora Sony no ano seguinte, obtendo ótima receptividade de público e crítica [carece de fontes]. O single "É Isso Aí (The Blower's Daughter)", uma tradução da versão em inglês de The Blower's Daughter, do cantor Damien Rice, estourou nas rádios.
[editar] Revelações e polêmicas
Aos 16 anos, Ana Carolina tomou a decisão de contar para a mãe que se sentia diferente das amigas, revelou que era bissexual. A condição da filha foi respeitada, ainda que mais tarde ela tenha enfrentado cobranças.
| Fiz isso de supetão. Estávamos falando de um assunto qualquer e eu soltei a confissão, como se não fosse nada. Mãe, eu gosto de homens e de mulheres. Dá para a senhora me passar aquele negócio ali, por favor? (…) Tive de ser mais dura com minha mãe, para reafirmar minha condição. Mas aí ela aceitou de vez, e hoje nos damos bem.[4] | — revela à Veja
|
Em entrevista à Jô Soares (6 de junho de 2008), disse: "homossexualidade, mediunidade e voz, todo mundo tem. Mas, só alguns desenvolvem.
Eu sou Bi, e daí?, foi o destaque da Revista Veja do mês de dezembro, onde Ana se revelou: "Sou bissexual. Acho natural gostar de homens e mulheres", disse ela à publicação. Contudo, deixou claro que não queria ser uma militante pelos direitos homossexuais, muito menos, levantaria bandeiras para defender a homossexualidade, pois, segundo ela, fica parecendo que ser gay é uma doença.
[editar] Dois Quartos
A partir de agosto de 2006, integrou o corpo de apresentadoras do programa Saia Justa, no canal GNT. A partir aí, lançou um novo álbum, o duplo Dois Quartos. Assim como os antigos discos de vinil, o álbum tem dois lados. Lançado pela Sony, traz discos parecidos, mas com personalidades diferentes:
- O primeiro, "Quarto", traz faixas de trabalho e o pop tradicional da cantora, conhecido pelas rádios e pelos fãs;
- O segundo, "Quartinho", Ana ousa outras linguagens e novos formatos.
Neles, a cantora se supera, em maturidade, criatividade e em ousadia, apresentando faixas como "Cantinho", numa letra cheia de desejos proibidos, e 'Eu Comi a Madonna", em que fala de mulheres provocantes. Outras músicas se destacaram, como "Rosas", "Carvão" - que foi incluída na trilha sonora da telenovela Paraíso Tropical (Rede Globo) -, "Aqui", "Nada te Faltará", "Vai" (composta por Simone Saback), "Ruas de Outono" e "O Cristo de Madeira". O álbum rendeu a Ana Carolina o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Cantora.
[editar] Multishow ao Vivo: Dois Quartos
O sétimo álbum de Ana Carolina foi gravado nos dias 24 e 25 de novembro de 2007 no Credicard Hall, em São Paulo. O show teve 20 canções, a maioria do sexto álbum: "Nada te faltará", "Rosas", "Tolerância" e "Ruas de Outono". Entre as surpresas, há a canção que fez para Mart'nália "Cabide" e "Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar" composta com Jorge Vercilo para Maria Bethânia, e ainda teve a regravação de "Três", sucesso de Marina Lima). O ponto alto do show fica por conta de É Isso Aí, cantada e executada ao piano. "Multishow ao Vivo: Dois Quartos" venceu o Prêmio Multishow 2008 na categoria Melhor Show e foi indicado a melhor DVD de música no Prêmio Multishow em 2009.
[editar] N9ve
N9ve, foi lançado no dia 7 de agosto de 2009. O álbum foi produzido em comemoração aos 10 anos de carreira da cantora e trouxe novos estilos de músicas como Tango Eletrônico, Samba, Salsa e Bossa Nova. Contou ainda com participações especiais de Chiara Civello, Esperanza Spalding e John Legend, com quem dividiu o single Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)[8], que chegou às rádios de todo o Brasil, no dia 29 de julho.[9]
| Não gosto de rótulos, de ficar parada numa estante. E é muito bom viver no Brasil por agregarmos a música do mundo todo e podermos criar algo novo a partir dessa grande mistura.[4] | — Ana Carolina em entrevista para o jornal carioca "O Globo"
|
[editar] Perfil vol. 2
Após a repercussão do disco de 2005, a Som Livre lançou em 2010 o segundo volume de Perfil. Este segundo CD reúne 15 faixas de canções de sucesso na carreira de Ana Carolina. O álbum é definido como a continuação do anterior, que, juntos, apresentam um maravilhoso resumo da carreira da cantora.
[editar] Ensaio de cores
"Ensaio de cores" é a nova turnê de Ana Carolina. A música "Problemas", composta em parceria com Chiara Civello e Dudu Falcão entrou para a trilha sonora da novela Fina Estampa da Rede Globo. A música é um grande sucesso e conquista fãs a cada dia.[10] É o primeiro single de "Ensaio de cores", cujo clipe será lançado no dia 15 de novembro.[11] O DVD foi gravado no início de setembro, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro.[12]
[editar] Discografia
| Discos de estúdio | |||
|---|---|---|---|
| Ano | Disco | Certificação no Brasil pela ABPD[13] | Vendas no Brasil[14] |
| 1999 | Ana Carolina | 125 mil | |
| 2001 | Ana Rita Joana Iracema e Carolina | 250 mil | |
| 2003 | Estampado | 200 mil | |
| 2006 | Dois Quartos | 100 mil | |
| 2009 | N9ve | 150 mil | |
| Discos ao vivo, outros discos e coletâneas | |||
| Ano | Discos | Certificação no Brasil | Vendas no Brasil |
| 2005 | Ana & Jorge | 300 mil | |
| Perfil - Ana Carolina | 500 mil | ||
| 2008 | Multishow Ao Vivo: Dois Quartos | 100 mil | |
| 2009 | Multishow Registro: Ana Car9lina + Um | 100 mil | |
| DVDs | |||
| Ano | DVD | Certificação no Brasil | Vendas no Brasil |
| 2003 | Estampado | 50 mil | |
| 2004 | Estampado - Um Instante Que não Para | 50 mil | |
| 2005 | Ana & Jorge Ao Vivo | 100 mil | |
| 2007 | Multishow Ao Vivo: Dois Quartos | 100 mil | |
| 2009 | Multishow Registro: Ana Car9lina + Um | 50 mil | |
- Notas CDs
- A (Certificado até o ano de 2004)
- B (Certificado partir do ano de 2006)
- Notas DVDs
- A (Certificado até o ano de 2006)
- B (Certificado partir do ano de 2006)
[editar] Singles
| Ano | Single | Parada | Álbum | ||
|---|---|---|---|---|---|
| BRA Hot 100 | BRA Year End | Bill BRA | |||
| 1999 | "Tô Saindo" | 9 | 97 | - | Ana Carolina |
| "Nada Pra Mim" | 19 | 50 | - | ||
| 2000 | "Garganta" | 1 | 5 | - | |
| "Beatriz" | 58 | - | - | ||
| 2001 | "Ela é Bamba" | 6 | 30 | - | Ana Rita Joana Iracema e Carolina |
| "Confesso" | 35 | 91 | - | ||
| 2002 | "Quem de Nós Dois" | 1 | 1 | - | |
| 2003 | "Encostar na Tua" | 1 | 10 | - | Estampado |
| "Elevador" | 1 | 3 | - | ||
| 2004 | "Uma Louca Tempestade" | 9 | 9 | - | |
| "Nua" | 63 | - | - | ||
| 2005 | "Que Se Danem os Nós" | 47 | - | - | Perfil - Ana Carolina |
| 2006 | "É Isso Aí (The Blower's Daughter)" (Part. Seu Jorge) | 1 | 6 | - | Ana & Jorge |
| "Pra Rua me Levar" (Part. Seu Jorge) | 29 | - | - | ||
| "Rosas" | 1 | 9 | - | Dois Quartos | |
| 2007 | "Carvão" | 9 | 69 | - | |
| "Ruas de Outono" | 11 | - | - | ||
| "Aqui" | 36 | - | - | ||
| "Vai" | 21 | - | - | Multishow ao Vivo: Ana Carolina - Dois Quartos | |
| 2008 | "Tolerância" | 55 | - | - | |
| 2009 | "Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)" | 11 | - | 34 | N9ve |
| "10 Minutos (Dimmi Perché)" | 33 | - | - | ||
| "Resta" | - | - | - | ||
[editar] Singles Promocionais
| Ano | Single | Parada | Álbum | ||
|---|---|---|---|---|---|
| BRA Hot 100 | BRA Year End | Bill BRA | |||
| 2007 | "Eu Comi a Madona" | 33 | - | - | Dois Quartos |
| 2009 | "Dentro" | 49 | - | - | N9ve |
[editar] Trilhas Sonoras
[editar] Novelas
- Garganta – Andando nas nuvens[15]
- Nada pra mim – Malhação (7ª temporada)[16]
- Tô saindo – Vila Madalena[17]
- Quem de nós dois – Um anjo caiu do céu[18]
- Ela é bamba – As filhas da mãe[19]
- Confesso – Coração de estudante[20]
- Encostar na tua – Celebridade[21]
- Vox populi – Seus olhos[22]
- Uma louca tempestade – Senhora do destino[23]
- Nua – Como uma onda[24]
- Prá rua me levar – América[25]
- Carvão – Paraíso tropical[26]
- Aqui – Desejo proibido[27]
- Um dia de domingo – Caras e Bocas (com Celso Fonseca)[28]
- 10 minutos – Tempos modernos[29]
- Resta – Passione (com Chiara Civello)[30]
- Mais que a mim – Araguaia (com Maria Gadú)[31]
- Problemas – Fina Estampa[32]
[editar] Regravações de canções
- Adriane Garcia – Quem De Nós Dois - (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
- Alex Cohen – Quem De Nós Dois - (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
- Fábio Junior – Quem De Nós Dois – (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
- Victor e Léo - Quem De Nós Dois - (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
- Gal Costa – Ruas de Outono (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
- Luiza Possi – Escuta (Ana Carolina)
- Luiza Possi - Verão e Inverno (Ana Carolina)
- Maria Bethânia – Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar – (Ana Carolina e Jorge Vercilo)
- Maria Bethânia – Para Rua Me Levar – (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
- Belo - Para Rua me Levar - (Ana Carolina e Anthônio Villeroy) Vers.: Ana e Jorge
- Mart'nália – Cabide – (Ana Carolina)
- Paula Lima – Eu Já Notei – (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
- Preta Gil – Sinais de Fogo – (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
- Thaeme Mariôto - Só Fala Em Mim - (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
- Moinho da Bahia - Doida de Varrer - (Ana Carolina e Chacall)
- Elder Costa - Escolher - (Ana Carolina)
- Paula Lima - Margem da Pele - (Ana Carolina, Totonho Villeroy e João Nabuco)
- Pedro Mariano - Personagem - (Ana Carolina e Jorge Vercilo)
- Antônio Villeroy - Que Se Danem Os Nós - (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
- Elder Costa - Saudade de Nada - (Ana Carolina e Elder Costa)
- Preta Gil - Estéreo - (Ana Carolina)
- Jorge Vercilo - Ultra-leve amor - (Ana Carolina e Jorge Vercilo)
- Jane Duboc - Amanhecer em Julho - (Ana Carolina e Chacall)
- Elder Costa- Fotografia - (Ana Carolina e Elder Costa)
- Chico César - Mais Que Isso (Ana Carolina e Chico César)
[editar] Prêmios e indicações
| Ano | Prêmio | Nomeação | Categoria | Resultado |
|---|---|---|---|---|
| 2000 | Prêmio Multishow de Música Brasileira | Ana Carolina | Cantora Revelação | Venceu |
| Melhor Cantora | Venceu | |||
| Grammy Latino | Ana Carolina | Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro | Indicação | |
| 2001 | Troféu Imprensa | Ana Carolina | Melhor Cantora | Venceu |
| Melhores do Ano | Melhor Cantora | Venceu | ||
| "Quem de Nós Dois" | Melhor Música | Venceu | ||
| Prêmio TIM de Música | Ana Carolina | Melhor Cantora de Voto Popular | Venceu | |
| 2002 | Prêmio Caras de Música | Ana Carolina | Melhor Cantora de Voto Popular | Venceu |
| 2003 | Troféu Imprensa | Ana Carolina | Melhor Cantora | Venceu |
| Prêmio Caras de Música | Ana Carolina | Melhor Cantora | Venceu | |
| 2006 | Troféu Imprensa | "É Isso Aí" | Melhor Música | Venceu |
| Prêmio Multishow de Música Brasileira | Ana Carolina | Melhor Cantora | Venceu | |
| Ana & Jorge | Melhor CD | Venceu | ||
| 2007 | Melhores do Ano | "Carvão" | Melhor Música de Novela | Venceu |
| Prêmio Multishow de Música Brasileira | Ana Carolina | Melhor Cantora | Venceu | |
| Grammy Latino | "Rosas" | Melhor Canção Brasileira | Indicação | |
| 2008 | Prêmio Multishow de Música Brasileira | Dois Quartos | Melhor Show | Venceu |
| Ana Carolina | Melhor Cantora | Indicação | ||
| 2009 | Prêmio Multishow de Música Brasileira | Ana Carolina | Melhor Cantora | Indicação |
| Dois Quartos | Melhor DVD de Música | Indicação | ||
| 2010 | Prêmio Multishow de Música Brasileira | Ana Carolina | Melhor Cantora | Venceu |
Referências
- ↑ "A nação das cantoras" (shtml). Veja. Abril. . (página da notícia visitada em 25 de fevereiro de 2010)
- ↑ Blog do Fã-Clube Oficial Donana Carolina » Blog Archive » Ana Carolina planeja novo DVD e fará turnê europeia Tatiana Pires, para o Kboing (8 de Abril de 2010). Página visitada em 15 de Abril de 2010.
- ↑ a b c Kíssila Teixeira Mendes. Cantinho da Ana - Fã Clube Ana Carolina. Cantinho da Ana - Fã Clube. Página visitada em 21 de julho de 2009.
- ↑ a b c VEJA on-line Sérgio Matins - Edição 1936 da Veja (21 de dezembro de 2005). Página visitada em 23 de julho de 2009.
- ↑ [[1]]
- ↑ ABPD: Associação Brasileira de Produtores de Disco. Página visitada em 22 de Julho de 2009.
- ↑ Os CDs e DVDs mais vendidos de 2007. Página visitada em 12 de novembro de 2011.
- ↑ Ana Carolina lança "Nove" - TV e Lazaer. Página visitada em 12 de novembro de 2011.
- ↑ Território da Música: Ana Carolina com música nova nas rádios e álbum em breve nas lojas Eduardo Guimarães (30 de Julho de 2009). Página visitada em 31 de Julho de 2009.
- ↑ Trilha sonora: conheça as músicas que embalam as tramas de Fina Estampa. Página visitada em 10 de novembro de 2011.
- ↑ Clipe da música "Problemas". Página visitada em 10 de novembro de 2011.
- ↑ Ana Carolina grava DVD com plateia cheia de famosos. Página visitada em 10 de novembro de 2011.
- ↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
- ↑ ABPD.
- ↑ Trilha sonora de "Andando nas nuvens" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Malhação múltipla escolha" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Vila Madalena" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Um anjo caiu do céu" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "As filhas da mãe" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Coração de estudante" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Celebridade" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Seus olhos" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Senhora do destino" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Como uma onda" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "América" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Paraíso tropical" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Desejo proibido" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Caras e bocas" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Tempos modernos" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Passione" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Araguaia" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
- ↑ Trilha sonora de "Fina estampa" em Teledramaturgia. Página visitada em 30 de outubro de 2011.
[editar] Ligações externas
- Página oficial
- Revista Caras - Ana Carolina grava DVD e recebe vips
- Revista Veja - A nação das cantoras