Associação Atlética Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Associação Atlética Portuguesa (desambiguação).
Portuguesa Santista
Ficheiro:AA Portuguesa Santista.png
Nome Associação Atlética Portuguesa
Alcunhas Briosa
Lusinha
Rubro-verde Santista
Torcedor(a)/Adepto(a) Lusitano
Mascote Cachopinha (Menina Portuguesa)
Fundação 20 de novembro de 1917 (106 anos)
Estádio Ulrico Mursa
Capacidade 16.893
Presidente Brasil José Ciaglia
Treinador(a) Brasil Luís Müller
Patrocinador(a) Brasil Poupafarma
Brasil Nita Alimentos
Brasil Atri/Fiat
BrasilEcorodovias
Material (d)esportivo Inglaterra Umbro
Website aaportuguesa.com.br
portuguesasantista.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Atlética Portuguesa, mais conhecida como Portuguesa Santista, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.

Fundada em 20 de novembro de 1917, a Portuguesa Santista recebe de sua torcida os nomes carinhosos de briosa ou lusinha. Seu estádio chama-se Ulrico Mursa, com capacidade para quinze mil pessoas.

A Portuguesa Santista já foi campeã paulista da segunda divisão em 1964, tendo participado por cinquenta vezes na primeira divisão deste mesmo campeonato. Esteve 19 vezes na segunda divisão,três vezes na terceira divisão,e atualmente na quarta divisão paulista,cujo certame será disputado pela quinta vez na história do clube praiano.

Participou na terceira divisão do Campeonato Brasileiro cinco vezes e esteve uma vez na Copa do Brasil, em 2004. Atualmente disputa a quarta divisão paulista. É um dos clubes formadores do atacante Neymar.

História

Em novembro de 1914, "canteiros" que trabalhavam numa pedreira do bairro do Jabaquara observaram surpresos uma partida de futebol do Hespanha Futebol Clube (atual Jabaquara Atlético Clube). Encantados, os canteiros, todos portugueses, começaram a pensar na idéia de fundar uma equipe da colônia, assim como já haviam feito os espanhóis, italianos, ingleses e sírios da cidade.

Em 19 de novembro de 1917 os entusiastas se reuniram num salão de barbeiro, na Rua Joaquim Távora, para a fundação do clube. Vários nomes foram sugeridos, como Lusitano, F. C. Portugal etc. Até que foi proposto o nome Associação Atlética Portuguesa. No dia seguinte, numa nova reunião, o nome e os estatutos do clube eram ratificados e nascia assim, a "Briosa".

A Portuguesa é a detentora da "Fita Azul" desde 1959 - título criado para homenagear as equipes que faziam excursões ao exterior com sucesso. Essa honra pertence ao Vasco da Gama, Portuguesa de Desportos, Santos F.C., entre outros clubes.

O seu Estádio, Ulrico Mursa, foi o primeiro da América Latina a ter cobertura de concreto. A Portuguesa Santista foi a primeira equipe da cidade de Santos a revelar um jogador que serviu à Seleção Brasileira de Futebol, para a Copa do Mundo de 1938, na França. O atleta foi Tim (Elba de Pádua Lima), atacante da Briosa, desde 1936 jogador do Fluminense que na Copa participou de uma partida, em 14 de junho de 1938, pelas quartas-de-final, contra a Tchecolosváquia, na cidade de Bordeaux, no Estádio Parc Lescure, (atual Stade Jacques Chaban-Delmas), em que o Brasil ganhou por 2 a 1, com gols de Leônidas e Roberto, pelo Brasil e Kopecky, pela Tchecoslováquia. Um fato curioso é que a Briosa foi vítima de racismo em 1959. Quando ganhou o título de fita azul, os jogadores foram proibidos de entrar em campo, na cidade do cabo por ter três jogadores de cor negra. A África do Sul, por conseguinte, foi banida de jogos e competições internacionais até o ano de 1976.

A Portuguesa Santista é uma das equipes que fundou a Federação Paulista de Futebol, em 1941, junto com Juventus,

Palestra Itália (atual Palmeiras), Corinthians, São Paulo F.C., Santos F.C., Portuguesa de Desportos, Espanha (atual Jabaquara A.C.), Ypiranga e SPR (atual Nacional A.C.).

O jogo mais celebrado da Portuguesa Santista é contra o Santos F.C., que foi batizado de "clássico das praias", entre as décadas de 1950 e 1960. Há também grande agitação em sua torcida quando há jogos contra a Portuguesa de Desportos e Jabaquara.

Em dois períodos, de 1930 a 1934 e de 1988 a 1990, a Portuguesa Santista não disputou o Campeonato Paulista, o primeiro, por não concordar inicialmente com o profissionalismo no futebol, e na segunda vez, por uma enorme crise financeira que se abateu sobre o clube, pedindo licença à Federação.

A melhor posição que a Portuguesa Santista conseguiu foi no Campeonato Paulista foi a terceira colocação, nos Campeonatos de 1936, 1937, 1938 e 2003. Neste ano de 2003 a Briosa, comandada por Pepe, surpreendeu ao, na primeira fase, empatar com o São Paulo no Morumbi e derrotar o Santos, deixando-o de fora da segunda fase.

No ano seguinte, credenciado pela colocação no Campeonato Paulista, faz sua primeira, e única, participação na Copa do Brasil. Foi eliminado na primeira fase pelo XV de Novembro de Campo Bom/RS, do então desconhecido técnico Mano Menezes, após dois empates (perdendo no critério dos gols fora de casa), podendo ser considerado um dos poucos clubes invictos da história da competição.

Em meados dos anos 2000 a equipe contou com o goleiro Ronaldo, que fez história no Corinthians na década de 1990, e que encerrou sua carreira no clube. Ele é hoje comentarista de TV.

Elenco

A Portuguesa Santista pode inscrever 28 jogadores para a disputa da Segunda Divisão, o clube conta com todas as vagas ocupadas. Também pode relacionar para cada partida 3 atletas com mais de 23 anos. Atualmente, o zagueiro Cícero (26 anos), os meias Fabiano (24 anos) e Ricardinho (39 anos) e os atacantes Rodrigão (36 anos) e Felipe Tchelé (24 anos) são os jogadores acima da idade no elenco.

Goleiros
Jogador
Brasil Gustavo Ribeiro
Brasil Pablo
Brasil Rogério
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Cícero Z
Brasil Cocada Z
Brasil Guilherme Henrique Z
Brasil Rico Z
Brasil Ítalo Arthur LD
Brasil Júlio César LD
Brasil Caíque Ribeiro LE
Brasil Felipe LE
Brasil Luanderson LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Joeber V
Brasil Juliano V
Brasil Stéfano Moretti V
Brasil Vinícius V
Brasil Carlos Henrique M
Brasil Fabiano M
Brasil Léo Isidoro M
Brasil Ricardinho M
Brasil Victor M
Brasil Wesley M
Atacantes
Jogador
Brasil Cláudio Bala
Brasil Felipe Tchelé
Brasil Guilherme Silva
Brasil Kaique Marques
Brasil Moacir
Brasil Rodrigão
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Luís Müller T

Títulos

Intercontinentais

(1959)

Estaduais

(1964)
(1929)
São Paulo Campeonato Paulista sub-20 2º divisão: 1
(2014)

Municipais

  • Campeonato Citadino de Santos: 11
(1923, 1924, 1926, 1927, 1931, 1932, 1933, 1934, 1958, 1962 e 1963)

Outras conquistas

  • Torneio Preparatório: 2 vezes (1946 e 1954).
  • Campeã da Repescagem: (1987).
  • Campeã do Interior: (2003).

Jogadores Ilustres

Treinadores Ilustres

Ranking da CBF

  • Posição: 238º
  • Pontuação: 5 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ligações externas

Predefinição:Futebol de Santos

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.