Márcio Zimmermann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Márcio Zimmermann
Em 2008. Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil.
Ministro de Minas e Energia do  Brasil
Mandato 31 de março de 2010
até 31 de dezembro de 2010
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Antecessor(a) Edison Lobão‎
Sucessor(a) Edison Lobão‎
Vida
Nascimento
Blumenau
Nacionalidade  brasileiro
Dados pessoais
Partido PMDB
Profissão Engenheiro eletricista
linkWP:PPO#Subdivisão do Projeto Wikipedia:Projetos/Biografias/Políticos

Márcio Zimmermann (Blumenau) é um engenheiro eletricista brasileiro. Foi o ministro de Minas e Energia em 2010 e atualmente exerce o cargo de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia .[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Catarinense, é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Zimmermann é funcionário da Eletrobras Eletrosul, desde 1980, pela qual foi diretor de Produção e Comercialização e diretor técnico na década de 90. Exerceu diversos cargos técnicos e gerenciais no setor elétrico brasileiro. Foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e diretor de Engenharia da Eletrobras. Atualmente, preside o Conselho de Administração da Eletrobras e é membro do Conselho de Administração da Petrobras.[2] Filiou-se ao PMDB em março de 2012.

Ministério de Minas e Energia[editar | editar código-fonte]

Desde 2005 ocupou a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, no governo de Luis Inácio Lula da Silva. Foi promovido ao cargo de ministro de Minas e Energia em 31 de março de 2010 após a saída de Edison Lobão‎.[3]

Referências

  1. Galeria de Ministros (em português) Ministério de Minas e Energia. Página visitada em 26 de maio de 2010.Título não preenchido, favor adicionar.
  2. Luciana Lima (31 de março de 2010). Zimmermann assume Minas e Energia cobrando providência contra blecautes (em português) Agência Brasil. Página visitada em 26 de maio de 2010.Título não preenchido, favor adicionar.Título não preenchido, favor adicionar.
  3. Chico de Gois e Luiza Damé (31 de março de 2010). Lula dá posse a dez novos ministros. Dilma e mais nove deixam governo (em português) O Globo Online. Página visitada em 26 de maio de 2010.


Precedido por
Silas Rondeau
Ministro de Minas e Energia do Brasil
2007
Sucedido por
Nelson José Hubner Moreira
Precedido por
Edson Lobão
Ministro de Minas e Energia do Brasil
2010
Sucedido por
Edson Lobão


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.