Nova Alvorada do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Nova Alvorada do Sul
"NAS"
"Cidade Entroncamento"
Bandeira de Nova Alvorada do Sul
Brasão desconhecido
Bandeira Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 26 de outubro
Fundação 26 de outubro de 1991 (22 anos)
Emancipação 1 de janeiro de 1993 (21 anos)
Gentílico sul-nova-alvoradense
Padroeiro(a) São Cristóvão
Prefeito(a) Juvenal Neto ((PSDB))
(2013–2016)
Localização
Localização de Nova Alvorada do Sul
Localização de Nova Alvorada do Sul no Mato Grosso do Sul
Nova Alvorada do Sul está localizado em: Brasil
Nova Alvorada do Sul
Localização de Nova Alvorada do Sul no Brasil
21° 27' 57" S 54° 23' 02" O21° 27' 57" S 54° 23' 02" O
Unidade federativa  Mato Grosso do Sul
Mesorregião Sudoeste de Mato Grosso do Sul IBGE/2008 [1]
Microrregião Dourados IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Rio Brilhante, Sidrolândia, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina e Angélica
Distância até a capital federal: 1 139 km
estadual: 120
km[2]
Características geográficas
Área 4 019,209 km² (MS: 28º)[3]
Área urbana 1,944 km² (MS: 46º) – est. Embrapa[4]
Distritos Nova Alvorada do Sul (sede), Zuzu
População 16 929 hab. (MS: 36º) –  est. IBGE 2011[5]
Densidade 4,212 hab/km²
Altitude 407 m [6]
Clima Tropical Aw
Fuso horário UTC−4
Indicadores
IDH-M 0,745 (MS: 34º) – alto PNUD/2000 [7]
Gini 0,430 (MS: 26º) – est. IBGE 2003[8]
PIB R$ 226 887,864 mil (MS: 23º) – IBGE/2008[9]
PIB per capita R$ 18 253,25 IBGE/2008[9]
Página oficial

Nova Alvorada do Sul é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Apelidada em outros tempos de “Entroncamento”, pois é um ponto de encontro dos caminhos e culturas advindos de outras regiões que fazem parte da rota ao entorno de Nova Alvorada do Sul, por meio da BR 267 e BR 163, caminhos que interligam a capital, Campo Grande, Região da Grande Dourados, Países do Mercosul, Região do Pantanal e aos Estados fronteiriços de Mato Grosso do Sul.Sua Abreviação natural é "NAS".

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O município de Nova Alvorada do Sul está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados). Localiza-se a uma latitude 21º27'57" sul e a uma longitude 54º23'02" oeste. Distâncias:

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Solo

No município de Nova Alvorada do Sul predomina o Latossolo, pequenas áreas com Planossolos, Neossolos e Gleissolos.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 407 m. O relevo apresenta modelado de formas dissecadas de topos tabulares. A oeste, modelados planos. O relevo apresenta ainda, áreas planas, resultantes de acumulação fluvial, sujeitas a inundações periódicas. O município de Nova Alvorada do Sul encontra-se na Região dos Planaltos AreníticoBasálticos Interiores, dividindo-se em três unidades geomorfológicas:

  • Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo
  • Planalto de Dourados
  • Superfície Rampeada de Nova Andradina

Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW), com grande volume de chuvas no verão e inverno seco. Com temperaturas médias do mês mais frio entre 14 °C e 15 °C. Há ocorrências de geadas e as precipitações variam de 1.500mm a 1.700mm.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do município:

  • Anhanduí: afluente pela margem direita do rio Pardo. Conhecido também por Anhanduí-Guaçu (ou Açu), com 390 km de extensão e 70 km navegáveis. Nasce da confluência dos córregos Prosa e Segredo, no centro da cidade de Campo Grande. Faz divisa entre o município de Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.
  • Rio Brilhante: rio formador com o rio Dourados, do rio Ivinhema. Faz limite entre os municípios de Angélica e Nova Alvorada do Sul.
  • Rio Vacaria: afluente pela margem esquerda do rio Brilhante. Nasce próximo à área urbana de Sidrolândia, sendo limite entre os municípios de Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul. No seu médio e baixo curso, é limite entre os municípios de Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. Corre ao norte do distrito de Prudêncio Tomás (município de Rio Brilhante).
Vegetação

A cobertura vegetal tem domínio de Cerrado e da floresta nas fisionomias de Cerrado Arbóreo, Floresta Estacional e Submontana. Atualmente, vem sendo descaracterizada pela ação antrópica, dando lugar à lavoura e pastagem plantada.

Geografia política[editar | editar código-fonte]

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado)

Área

Ocupa uma superfície de de 4 019,209 km².

Subdivisões

Nova Alvorada do Sul (sede) e Zuzu.

Arredores

Rio Brilhante, Sidrolândia, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina e Angélica.

História[editar | editar código-fonte]

Durante muitos anos Nova Alvorada do Sul ficou conhecida como o “Entroncamento”, pois era ponto de encontro dos caminhos e culturas advindos de outras regiões que fazem parte da rota ao seu entorno. Foi originalmente distrito, sendo criado com a denominação de Nova Alvorada, pela Lei Estadual nº 3.876, de 6 de junho de 1977, subordinado ao município de Rio Brilhante. No mesmo ano a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Hojé é uma das Cidade que mais crescem no estado, Sendo isso motivado pelo fato de estar numa região privilegiado ao lado das grande cidade do estado Dourados e Campo Grande.

O Município foi criado em 26 de outubro de 1991 pela Lei n.° 1.233, pelo então Governador Pedro Pedrossian, desmembrando-se de Rio Brilhante. Foi instalado em 1 de janeiro de 1993.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Há uma diversidade cultural de pessoas e produtos que circulam pela municipalidade, sendo tanto em produtos para compra e venda como conhecimentos, costumes, tradições, modos de vida e experiências que de certa forma estão ajudando a construir a história do sul-nova-alvoradense.

Economia[editar | editar código-fonte]

Forte ligação com a cana-de-açúcar, através das Usinas de Álcool: Grupo Safi, Eldorado, Lous Dreyfus, Tavares de Melo – Passatempo e a Agrícola Carandá; [Alimentos Dallas]http://www.grupodallas.com.br ;produção de urucum e agropecuária em geral que instalaram-se na municipalidade, mantendo assim um fluxo constante de pessoas de outros países e das diferentes regiões do Brasil que influenciaram e ainda continuam influenciando a cultura e o desenvolvimento local, a partir de suas características peculiares

Turismo[editar | editar código-fonte]

Possui eventos como: CARNAVORADA (carnaval de rua), Festa Junina Integrada das Escolas Municipais, Rodeios, Festa do Leite, Festas do Laço Comprido, Competições Esportivas Municipais, Regionais e Estaduais, Speed Way, Encontros de Moto – ROUTE 163 e a Festa de São Cristóvão ou Festa do Caminhoneiro o padroeiro oficial da municipalidade. Possui também um dos mais cultuados corrégos do estado, o Dois Tubos que é área de lazer dos jovens do local.O longínquo Bairro Suvaco da Cobra também é apreciado pelos Turistas.

Feriados municipais[editar | editar código-fonte]

25 de julho – Dia de São Cristóvão; 27 de outubro – Aniversário do Município; 28 de outubro – Dia do Servidor Público

Demografia[editar | editar código-fonte]

Nova Alvorada do Sul possui cerca de 16.929 habitantes, segundo contagem de 2011 do IBGE.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Mapas e rotas. Guia 4 Rodas. Página visitada em 3 de novembro de 2011.
  3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Urbanização das cidades brasileiras. Embrapa Monitoramento por Satélite. Página visitada em 30 de Julho de 2008.
  5. Estimativa Populacional 2011. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2011). Página visitada em 13 de setembro de 2011.
  6. Mato Grosso do Sul. Embrapa. Página visitada em 19 de julho de 2011.
  7. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  8. Indice GINI. Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2000). Página visitada em 06 de agosto de 2011.
  9. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons