Alcinópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Alcinópolis
Bandeira de Alcinópolis
Brasão de Alcinópolis
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 22 de abril
Fundação 22 de abril de 1992 (22 anos)
Emancipação 1 de janeiro de 1993 (21 anos)
Gentílico alcinopolense
Padroeiro(a) Nossa Senhora Aparecida
Prefeito(a) Ildomar Fernandes Carneiro
(2013–2016)
Localização
Localização de Alcinópolis
Localização de Alcinópolis no Mato Grosso do Sul
Alcinópolis está localizado em: Brasil
Alcinópolis
Localização de Alcinópolis no Brasil
18° 19' 26" S 53° 42' 21" O18° 19' 26" S 53° 42' 21" O
Unidade federativa  Mato Grosso do Sul
Mesorregião Centro Norte de Mato Grosso do Sul IBGE/2008 [1]
Microrregião Alto Taquari IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Pedro Gomes, Coxim, Camapuã, Costa Rica e o estado de Mato Grosso.
Distância até a capital federal: 828 km
estadual: 379
km[2]
Características geográficas
Área 4 399,676 km² [3]
Área urbana 0,368 km² (MS: 58º) – est. Embrapa[4]
Distritos Alcinópolis (sede) e Pólvora
População 4 637 hab. (MS: 75º) –  est. IBGE 2011[5]
Densidade 1,053 hab/km²
Altitude 443 m [6]
Clima tropical Aw
Fuso horário UTC−4
Indicadores
IDH-M 0,745 (MS: 34º) – alto PNUD/2000 [7]
Gini 0,400 (MS: 1º) – est. IBGE 2003[8]
PIB R$ 85 065,733 mil (MS: 61º) – IBGE/2008[9]
PIB per capita R$ 19 158,95 IBGE/2008[9]
Página oficial

Alcinópolis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. Com uma população inferior a 5 mil habitantes, a cidade possui o melhor índice de Gini de Mato Grosso do Sul, com um índice de 0.400, juntamente com as cidades de Costa Rica e Jaraguari.

Alcinópolis está situado numa das regiões agrícolas de maior altitude do estado, produzindo uma grande quantidade de semente de soja e algodão com excelente qualidade. O município e um dos primeiros em produtividade do estado de Mato Grosso do Sul.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O município de Alcinópolis está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião do Alto Taquari) e próximo à divisa com o [[Mato Grosso ]]. Localiza-se a uma latitude 18º19’27” sul e a uma longitude 53º42’22” oeste. A cidade está numa posição estrategica bem situada no coração do Centro-oeste, distante 300 km aproximadamente de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), 600 km de Cuiabá, 625 km de Goiânia e 823 km de Brasília.

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Solo

No município de Alcinópolis são encontrados os seguintes tipos de solos: Predomínio de Neossolo Quartzarênico de baixa fertilidade natural, são solos pouco desenvolvidos, profundos e muito profundos, excessivamente drenados, mas com baixa capacidade de retenção de água, torna esse solo desaconselhável à utilização agrícola, associada a Latossolo Vermelho-Escuro distrófico de textura argilosa e muito argilosa, que são solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, profundos, a muito profundos, bem drenados, Argissolos, são solos minerais não hidromórficos, geralmente são ácidos e de baixa fertilidade.

Relevo

Está a uma altitude de 443 m. Constituído por modelados de dissecação tabulares colinosos e aguçados. Entremeados a estes, encontram-se uma série de cuestas, pontões e escarpas no extremo Oeste, assim como na região central do município. O município de Alcinópolis encontra-se em duas Regiões Geomorfológicas:

  • Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, dividindo-se em três unidades geomorfológicas: Patamares do Taquari-Itiquira, Depressões Interiores e Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo.
  • Região dos Chapadões Residuais da Bacia do Paraná, na unidade Chapadão das Emas.

Apresenta relevo plano geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, relevos elaborados pela ação fluvial apresentando topos colinosos e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW) sub-úmido, com duas estações bem definidas: quente e úmida (período das chuvas), temperatura média 26°C, com regime de chuvas entre os meses de setembro a maio e período seco de junho a setembro. Índice de maior precipitação pluviométrica: 1.450mm (anuais)

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do rio Paraguai, origem da Bacia do Rio da Prata. Rios do município:

  • Rio Jauru: afluente pela margem direita do rio Coxim. Nasce na serra do Taquari, fazendo divisa entre o município de Alcinópolis e Costa Rica e Alcinópolis e Figueirão.
  • Rio Taquari: afluente pela margem esquerda do rio Paraguai, desaguando nele algumas léguas acima do distrito de Albuquerque (Corumbá). Suas nascentes ficam na serra do Caiapó, extremo sudeste de Mato Grosso. Faz divisa entre o município de Alcinópolis e o Estado de Mato Grosso e entre os municípios de Pedro Gomes e Alcinópolis. Com a extensão aproximada de 750 km, é navegável de Coxim até a foz (400 km), trecho que fica dentro do Pantanal.
Vegetação

Se localiza na região de influência do Cerrado. A análise da vegetação do município revela o domínio do Cerrado Arbóreo Denso (Campo Cerrado), o aspecto fisionômico desta formação é caracterizado pelo agrupamento de espécies vegetais arbóreas, com circunferência raramente ultrapassando 1,0m e atinge uma altura média de 10m, apresentando-se dispostas de maneira mais ou menos ordenada, revestido por casca grossa e rugosa, folha coriácea, caules tortuosos. Quase equivalente é a área de pastagem plantada e em enclaves com a Floresta Estacional Semidecidual Submontana, formação de caráter interfluvial e que se estende, principalmente, nas áreas onde houve derrames basálticos em altitudes de até 500m em regiões de planaltos e serras. A pastagem plantada é expressiva na porção central. Pequenas áreas de cultura cíclica se integram à vegetação.

Geografia política[editar | editar código-fonte]

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado).

Área

Ocupa uma superfície de 4 399 km².[3] A área urbana totaliza 0,368 km² segundo a Embrapa Monitoramento por Satélite.[4]

Subdivisões

Além da sede, possui o distrito de Polvora.

Arredores

Alcinópolis faz divisa com os municípios de Pedro Gomes, Coxim, Camapuã, Costa Rica e o estado de Mato Grosso.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Alcinópolis começou a ser povoado em 8 de outubro de 1975 com o intuito de facilitar as condições de vida das pessoas que moravam nas fazendas. Para tanto a maior prioridade estava na educação, onde fazendeiros com ideias de estudar seus filhos, numa região com grandes dificuldades de acesso ao progresso contratavam professores particulares. A educação foi neste sistema nas décadas de 40, 50, 60 e 70. Em 1977, o sul de Mato Grosso é desmembrado para dar origem ao atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Alcinópolis faz parte atualmente.

Em 22 de abril de 1992, pela lei número 1.262, foi criado o Município de Alcinópolis, pelo, então, governador Pedro Pedrossian, ficando o mesmo pertencendo a Comarca de Coxim.

Economia e serviços[editar | editar código-fonte]

Agropecuária[editar | editar código-fonte]

A área agricultável do município de Alcinópolis é de doze mil hectares, em produtividade. Aonde encontra-se a Empresa de sementes em grãos SEMENTES 13 PONTOS, administrada pelo Sementes São Bento (Grupo Argentino) e a Fazenda Pèrola do Planalto (Adroaldo Gozzela). Além da soja, que é a cultura dominante no município, a região investe alto em pecuária, plantação de algodão, milho, sorgo, Feijão, girassol. Milheto, Soja e Milho de pipoca.Na área da pecuária contamos hoje com Trezentos e cinquenta mil cabeças no município, com várias produtores investindo na qualidade genética como na, raças nelore PO, POI e várias outras raças de inseminação.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Destaca-se na cidade um comércio atuante, em que grandes empresas encontram-se instaladas no município.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Alcinópolis apresenta boas condições de vida, com escolas em condições ideais de ensino, saúde pública de boa qualidade, e na área de comunicação também está bem servida. Nos últimos anos houve uma especialização maior em torno da cultura da agropecuária de ponta.

Logística[editar | editar código-fonte]

Alcinópolis é vizinha de Alto Taquari, um importante centro de desenvolvimento do estado de Mato Grosso, onde esta situado o maior terminal de transbordo de grãos do estado, movimentando cerca de quatro milhões e meio de toneladas de grãos e derivados por ano. Encontra-se também, um moderno terminal de petróleo, em uma parceria Ipiranga e Petrobrás, distribuindo petróleo para o Centro-oeste, com capacidade operacional de armazenamento de doze milhões e oitocentos mil litros. Esse terminal possui uma descarga operacional de quatro milhões por dia e carregamento de seis milhões de litros por dia, sendo o único terminal de petróleo do estado de Mato Grosso via ferrovia.

Turismo e cultura[editar | editar código-fonte]

Alcinópolis é uma cidade peculiar. Com população reduzida, mas com cultura antiga. Para saber melhor, veja relação dos ícones turísticos abaixo:

  • Casa de pedra: É convidativa a grande angular visão panorâmica proporcionada por este atrativo. Parques e florestas que se esparramam serra abaixo, fartura de verde e outras cores. A Casa de Pedra traz mais do que magia em suas paredes e no que oferece aos olhos e a alma. Localizada na fazenda Turmalina, que tem também grande potencial para Turismo rural, esse sítio fica a 400 metros da sede. O caminho é a estrada da Serra do Bom Sucesso. Endereço: Fazenda do Zé Pertile.
  • Gruta do Pitoco: Conhecida pela arquitetura natural e as misteriosas passagens subterrâneas, a Gruta do Pitóco, repleta de pinturas rupestres, é de fácil acesso e uma das mais completas da cidade. Densas e variadas vegetações do entorno, bem conservada, garantem um status de sítio preservado. A serra é repleta de vestígios dos antigos habitantes, que datam de até 11 mil anos. Gravuras feitas nos paredões internos com sangue de animal e vegetais macerados intrigam pela sua inexplicável origem. Endereço: Serra do Bom Jardim
  • Mão de Deus: Com morros de fácil acesso e escalada, a serra é um convite aos olhos e ao corpo. Possui nascentes nos entornos, sítios arqueológicos compostos de cavernas com inscrições de milhares de anos atrás, excelentes visuais panorâmicos, paisagens naturais, extraordinária riqueza vegetal e ornitológica. Observatórios naturais de aves raras e curiosas formações rochosas também compõem a paisagem. O local possui inúmeras inscrições rupestres nas paredes e desenhos de animais e cenas de sua realidade como Mão de Deus e Cara do Bezerro, quando ali viveram em períodos que variam de dois a 12 mil anos. Endereço: Barro Branco
  • Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari: Com uma área de 26.800 hectares no município, o encantamento paisagístico fica por conta do incomparável Cânyon do Engano. Com suas formas e desenhos que desafiam a imaginação, a mata intocada por ser de difícil acesso, cachoeiras, vales, paredões, ninhais de araras e grandes pássaros, tornam o local um vasto e inexplorado filão turístico quase desconhecido e um dos mais belos do país.
  • Parque Natural Municipal Templo dos Pilares: Provocante, Belo e Soberbo - 40 km. Por sua magnitude e dimensão, é considerado um dos mais importantes da cidade e até mesmo do país. O Templo dos Pilares é único por suas características, cânyons, cerrados preservados, fragmentos, vales com vegetação virgem, paredões, ninhais de araras e corujões entre várias outras espécies de aves. O Parque é repleto de vestígios dos antigos habitantes, que datam até 11 mil anos. Gravuras, pinturas em paredes, teto e pilares de formações curiosas compõem o local. Endereço: Serra do Bom Jardim
Eventos
  • Festa da Marculina: Um festa tradicional na região, onde é servido gratuito o churrasco e doces. É encerrado com um grandioso terço (reza). Endereço: Fazenda da Marculina.
Cultura

Alcinópolis é considerado a Capital Estadual da Arte Rupestre do Mato Grosso do Sul, por conter várias artes rupestres desenhos em alto relevo. Ainda se destacam engenhos e comitivas:

  • Templo dos Pilares: sítio arqueológico localizado na Estrada Buriti, com várias inscrições rupestres.
  • Engenho Movido a Cavalo: Engenho tocado a cavalo, poucas regiões no Brasil possuem essa cultura. Endereço: Chácara do Senhor Buava
  • Transporte de gado: na região de Alcinópolis ainda é utilizado o transporte de gado pelas estradas em comitiva de peões de boiadeiros.

Administração[editar | editar código-fonte]

Alcinópolis demonstra hoje que esta vivendo um novo tempo, graças ao trabalho das autoridades municipais, Estadual, Federal e Senadores. Apesar das melhorias, ainda são necessários investimentos, tanto na área pública, como na privada, na instalação de indústrias, comércio, entre outras.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Band (SP), canal 05 - TV Morena (Globo), canal 07 - Record (SP), canal 09 - SBT (SP) canal 11

Rádio Educativa FM Comunitária 87.9 FM

Rádio Primavera FM 92.7 FM (em implantação)

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Mapas e rotas Guia 4 Rodas. Página visitada em 3 de novembro de 2011.
  3. a b IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
  4. a b Urbanização das cidades brasileiras Embrapa Monitoramento por Satélite. Página visitada em 30 de Julho de 2008.
  5. Estimativa Populacional 2011 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2011). Página visitada em 13 de setembro de 2011.
  6. Mato Grosso do Sul Embrapa. Página visitada em 19 de julho de 2011.
  7. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  8. Indice GINI Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2003). Página visitada em 6 de agosto de 2011.
  9. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.