Republic P-47 Thunderbolt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Formação de caças P-47N Thunderbolt

O Republic P-47 Thunderbolt, também conhecido como "Jug", foi o maior, mais caro e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna.[1] [2] Foi um dos principais caças da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado também por outras forças aliadas durante o conflito, incluindo a Força Expedicionária Brasileira.

O P-47 era eficiente em combates aéreos, mas provou-se especialmente hábil como caça-bombardeiro. Era equipado com oito metralhadoras calibre .50, quatro por asa. Carregado com carga total, seu peso podia chegar a oito toneladas. Uma contrapartida moderna que cumpre as mesmas funções, o A-10 Thunderbolt II tem seu nome inspirado no P-47.

Histórico operacional[editar | editar código-fonte]

Um P-47 em um show aéreo em 2010.

Sua utilização principal nas primeiras versões até 1943 foi como caça de escolta dos bombardeiros aliados. No entanto, mesmo com tanque de combustível extra sua autonomia, com a Europa continental ainda ocupada pela Alemanha, não permitia incursões mais profundas sobre território inimigo, tornando sua capacidade de escolta era limitada. Ele e outros modelos de caça aliados foram substituídos em 1944 pelo P-51 Mustang, que tinha autonomia para acompanhar os bombardeiros na ida e volta de seus objetivos.

Assim a partir de 1944, passou a caça-padrão de ataque ao solo, sendo assim utilizado por outras forças aéreas aliadas durante o restante da Segunda Guerra Mundial, como a força aérea vermelha da então União Soviética, a real britânica, em especial pelos indianos na frente birmanesa, pelo 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira na Campanha da Itália, e pelo Esquadrão 201 da Força Aérea Mexicana na campanha de retomada das Filipinas. Portugal operou 50 aeronaves P-47D entre 1952 e 1956.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. National Museum of the Air Force Fact sheet
  2. Gunston, Bill - Aircraft of World War 2 - Octopus Books Limited (1980) - ISBN 0-7064-1287-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.