Việt Võ Đạo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde dezembro de 2009).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Espada japonesa mostrando a lâmina manga habaki e a mão guarda tsuba

O Việt Võ Đạo é uma arte marcial de origem vietnamita, atualmente praticada internacionalmente, sobretudo na Europa. Como uma das artes marciais vietnamitas, o Việt Võ Đạo, desenvolveu-se sobretudo num contexto de defesa aos ataques estrangeiros recebendo, simultaneamente, influências da ocupação estrangeira, sobretudo dos chineses. Ao longo de vários séculos com lutas civis, mudanças de dinastias, conquistas estrangeiras e guerrilhas variadas os mestres de artes marciais de origem vietnamita utilizaram os conhecimentos que possuíam das artes marciais chinesas e desenvolveram uma forma única e particular de arte marcial. Estas artes marciais eram utilizadas pelos reis vietnamitas no treino das suas tropas e na defesa nacional contra as invasões. As famílias de clãs e os templos budistas também cultivaram uma variedade de estilos para defesa pessoal em disputas nacionais.

Origem histórica[editar | editar código-fonte]

É difícil definir com precisão a data da formação das artes marciais vietnamitas. No fundo, nascem com a história do próprio país e do imperador Hung Vuong I. Este imperador funda a dinastia Hồng Bàng que dura de 2879 a 258 a.C. A origem da arte marcial vietnamita situar-se-á por aí, contendo, portanto, mais de quatro mil anos de existência. Teremos de ter em conta que o imperador Hung Vuong e a sua dinastia situam-se numa parte pré-histórica e mitológica da história do Vietname, sendo que a realidade é bastante difícil de discernir num tempo tão remoto. Por isso, em vários livros de história do Vietname esta dinastia não chega a ser sequer considerada.

Pinturas encontradas em cavernas no norte do Vietname descrevem cenas de luta com armas. Para além das cenas de luta com mãos vazias, há registos do uso de machados, pequenos sabres, lanças e paus longos e curtos.

O Vietname define-se oficialmente como país em 200 d.c. Apesar da problemática relação com a China, muita da cultura vietnamita assim como pensamento filosófico provém precisamente daí. Isso seria inevitável já que a China foi o grande pólo dinamizador cultural no extremo-oriente.

A criação do Viet Vo Dao[editar | editar código-fonte]

Desde o século XI que existia uma academia de artes marciais na capital vietnamita Thang Long, hoje conhecida por Hanoi. Nessa altura o país encontrava-se entre a dinastia Ly (1010-1225) e a dinastia Tran (1225-1400). Em 1284, o general Tranhung Dao reúne todos os dirigentes das escolas de artes marciais vietnamitas para informá-los da ameaça de invasão dos mongóis e rogar-lhes que se unam. Como resultado desta junção, todas as técnicas puderam ser apresentadas e codificadas num todo homogéneo. A designação dada a estas homogeneização marcial era inicialmente Vo Thuat (a arte do combate de mãos) sendo mais tarde denominada Viet Vo Dao 越武道 ("o caminho vietnamita das artes marciais", sendo que outra interpretação possível é de "o caminho supremo das artes marciais" visto que viet 越, que deriva do nome "Vietname", significa "supremo"). A eficiência desta arte marcial conferiu ao Vietname a célebre vitória sobre os mongóis.

Quando o Vietname se separou em diversos estados, vários estilos marciais foram criados. Durante a rebelião de Tay Son (1771-1788), uma guerra civil entre vários estados, muitos conceitos marciais foram desenvolvidos. A pronvíncia de Binh Dinh, onde os rebeldes tinham as suas bases, é ainda hoje um espaço de reunião entre artes marciais.

Entre 1858 e 1884, o Vietname sofreu a colonização francesa. As artes marciais foram proibidas neste tempo mas desenvolveram-se secretamente.

As vertentes[editar | editar código-fonte]

Em 1938 Nguyen Loc cria uma escola de artes marciais onde ensinava Vo Thuat 武秫, termo que se refere às artes marciais vietnamitas de uma maneira genérica. Mais tarde desenvolve um estilo ao qual chama Vovinam. Muita da emergência de escolas de artes marciais vietnamitas desenvolve-se na sequência dos ensinamentos de Nguyen Loc. Outras, contudo, praticam os mais diversos estilos.

Até à data há registo de 72 escolas de Viet vo dao por todo o mundo. Fica aqui essa lista exaustiva:

1. Bach My Phai

2. Bach Ho Quyen

3. Chau Gia Duong Lang Nam Phai

4. Con Luan

5. Dai Bang Phai

6. Dau Vo Dai

7. Dong Viet Dao

8. Hac Ho Quyen

9. Han Bai

10. Hau Quyen Trung Dung Dao

11. He Phai

12. Hiep Khi Vo Dao

13. Hoa Long Vo Dao

14. Hong Gia

15. Huynh Long Phai

16. Kim Ke

17. Kim Long

18. La Han Quyen

19. La Son Phai

20. Long Ho Hoi

21. Long Qing Phai

22. Mei Hoa Quyen

23. Minh Long

24. Nam Hai Vo Dao

25. Nam Hong Son

26. Nam Phai Duong Lang

27. Nga My Phai

28. Nga My Son Phat Gia Quyen

29. Nom Tong

30. Qwan Ki Do

31. Sa Long Cuong

32. Tay Son Nhan

33. Thieu Lam

34. Thieu Lam Nam Phai

35. Tran Su Vo Viet

36. Trung Son Vo Dao

37. Truong Vo Thuat

38. Vat Lieu Doi

39. Viet Vo Dao

40. Viet Vu Dao

41. Vinh Xuan Quyen

42. Vo An Vinh

43. Vo Bac Ninh

44. Vo Binh Dinh

45. Vo Cuu Long

46. Vo Da

47. Vo Dao Vietnam

48. Vo Hoang Nam

49. Vo Lam

50. Vo Lam Son

51. Lam Son Vo Dao

52. Vo Nha Chua

53. Vo Nhat Nam

54. Vo Quang Binh

55. Vo Quang Nam

56. Vo Song Be

57. Vo Tan Kanh

58. Vo Tay Son

59. Tay Son Nhan

60. Vo Thanh Long

61. Vo That Son

62. Vo Thuat Y Quyen

63. That Son Than Vo Dao

64. Nga My Son Phat Gia Quyen

65. Vo Tong Hop

66. Vo Trung Hoa

67. Vo Dao Trung Hoa

68. Vo Duong Cay Lau

69. Vo Viet Nam

70. Vovinam

71. Vu Dao

72. Daí Diu Lam

Ligações externas[editar | editar código-fonte]