Saltar para o conteúdo

Óbidos (Pará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Óbidos
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Óbidos
Bandeira
Brasão de armas de Óbidos
Brasão de armas
Hino
Gentílico obidense
Localização
Localização de Óbidos no Pará
Localização de Óbidos no Pará
Localização de Óbidos no Pará
Óbidos está localizado em: Brasil
Óbidos
Localização de Óbidos no Brasil
Mapa
Mapa de Óbidos
Coordenadas 1° 55' 04" S 55° 31' 04" O
País Brasil
Unidade federativa Pará
Municípios limítrofes Ao norte, República do Suriname (Guiana Holandesa)e Município de Almeirim;ao sul, Municípios de Santarém e Juruti;ao leste, Município de Alenquer;e a oeste, Município de Oriximiná.
Distância até a capital 1,100 km
História
Fundação 1697
Administração
Prefeito(a) Mário Henrique de Sousa Guerreiro (PMDB)
Características geográficas
Área total [1] 28 021,287 km²
População total (IBGE/2010[2]) 49 254 hab.
Densidade 1,8 hab./km²
Clima Equatorial quente e úmido.
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,681 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 188 581,779 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 905,44

Óbidos é uma cidade e um município do Estado do Pará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Óbidos, mesorregião do Baixo Amazonas. O município tem 47.779 habitantes (2003) e 26 826 km².

História

A cidade foi erguida na margem esquerda do Rio Amazonas, distante 1.100 quilômetros de Belém por via fluvial, em um trecho onde as margens daquele rio tornam-se mais estreitas e o seu canal mais profundo, formando, como se diz na região, a "garganta do rio Amazonas", ou a "fivela do rio", como preferem outros. Nesse ponto a largura do rio é de cerca de 1.890 metros em seu leito normal.

Tem origem num forte erguido em 1697, tendo o município sido criado em 1755, em homenagem à vila portuguesa de mesmo nome. Artes: no campo das artes, Óbidos é a cidade onde nasceram Inglês de Sousa, jurista, contista e romancista, além de co-fundador da Academia Brasileira de Letras; José Veríssimo, historiador e romancista e Idelfonso Guimarães, romancista.

Economia

A base da economia local é a fibra de juta, a castanha do Pará e a pesca, sendo que a cidade está equipada com um porto fluvial que permite a atracação de navios de grande porte, para o escoamento da produção da região.

Turismo

As principais atrações locais são as construções do século XVII, destacando-se o Forte dos Pauxís (1697), restaurado, e a Fortaleza Gurjão, que se encontra em ruínas; também subsistem centenas de construções antigas residenciais e comerciais de arquitetura colonial portuguesa no centro da cidade. Óbidos é conhecida como "a mais portuguesa das cidades do Estado do Pará". Outras atrações são os igarapés de águas cristalinas como Curuçambá e a pesca esportiva no Mamaurú.

O município festeja, no mês de Julho, a sua padroeira Nossa Senhora de Sant'Ana, ocasião em que são feitas inúmeras apresentações folclóricas como a do boi-bumbá e a da "garcinha" (criação do poeta Saladino de Brito), tendo como ápice das festas o Círio, com a procissão fluvial.

Atualmente Óbidos tem como seu principal evento turístico o carnaval. A festa dura mais de uma semana, e é conhecida como "Carnapauxis"; a cada ano o evento tem crescido, com blocos organizados que saem às ruas com mais de dez mil foliões.

Emissoras de TV

O município conta com os trabalhos televisivos das TV's: Sentinela TV, ex-afiliada à Rede Tupi e atualmente afiliada à Rede Bandeirantes e TV Atalaia afiliada à Rede Record

Ver também

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião do Baixo Amazonas


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Pará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.