Saltar para o conteúdo

Aston Villa Football Club: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: uk:Астон Вілла; mudanças triviais
Linha 9: Linha 9:
|dono =
|dono =
|presidente = {{USAb}} [[Randy Lerner]]
|presidente = {{USAb}} [[Randy Lerner]]
|treinador = {{NIRb}} [[Martin O'Neill]]
|treinador = {{NIRb}} [[Matheus Mendes]]
|liga = {{INGc}}
|liga = {{INGc}}
|divisão = [[Ficheiro:Premier League trophy.png|20px]] [[Premier League 2008-09|Premier League]]
|divisão = [[Ficheiro:Premier League trophy.png|20px]] [[Premier League 2008-09|Premier League]]

Revisão das 18h08min de 28 de abril de 2009

Predefinição:DadosClubeFutebol O Aston Villa Football Club é um clube de futebol inglês sediado na cidade de Birmingham, o Villa é uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas da Inglaterra. O clube foi fundado em [1]1874 e foi um dos membros fundadores da Campeonato Inglês em 1888.

Eles são um dos mais antigos e mais sucedidos clubes de futebol em Inglaterra, tendo ganho o Campeonato Inglês sete vezes, e a FA Cup sete vezes. O Aston Villa também ganhou o Campeonato Europeu em 1981-82, um de apenas quatro clubes Inglês para ganhar que é hoje a Liga dos Campeões. Aston Villa tem o quarto maior total de grandes honras Inglês ganha por um clube.

Eles têm uma longa e feroz rivalidade com seus rivais locais Birmingham City, da mesma cidade, e West Bromwich Albion, de cidade vizinha. O Birmingham derby, entre Villa e Birmingham tem sido desempenhado desde 1879.

O uniforme tradicional reúne na camisa as cores vinho e azul (na tonalidade celeste). A lenda diz que foram inspiradas em dois clubes escoceses, respectivamente no Heart of Midlothian e no Rangers. A diferente combinação, juntamente com calças e meias brancas, inspirou outros times ingleses, como o West Ham United e o Burnley. Vinho e azul aparecem listrados no brasão do clube, sob um leão (outra suposta influência escocesa, derivada do estandarte real escocês) dourado. Uma versão moderna do brasão, com o lema prepared ("preparados"), foi adotada em 2007.

História

O Aston Villa Football Club começou a ganhar forma em 1874, quando quatro amigos - Jack Hughes, Frederick Matthews, Walter Price e Willian Scattergood - decidiram fundar o Villa Cross Wesleyan Chapel, time de críquete, esporte muito praticado na Inglaerra.

O primeiro jogo da equipe ocorreu no mesmo ano, mas sob regras inusitadas. O primeiro tempo foi jogado como uma partida de rugby e o segundo como futebol, mas mesmo assim o Villa venceu por 1 a 0, gol de Hughes.

Na temporada 1886/87, o clube conquistou seu primeiro título e confirmou ser um dos melhores do país, com apenas 13 anos de existência. O caneco veio após a vitória por 2 a 0 contra o West Bromwich Albion, na final da Copa da Inglaterra.

Em 1888, o time estava entre as 12 equipes que fundaram a Liga de Futebol do país. A primeira conquista do Campeonato Inglês veio em 1893/94. O ano seguinte foi ainda mais glorioso. O clube voltou a vencer a competição nacional e pela segunda vez na história ganhou a Copa da Inglaterra, fazendo a sua primeira “dobradinha” e firmando sua hegemonia no cenário inglês.

O domínio continuou e, na temporada 1896/97, o Aston Villa conquistou mais uma vez os dois torneios mais importantes do país, vencendo quatro títulos em três anos. Um ano mais tarde, o time trocou de estádio, mudando-se para o Aston Lower Grounds, chamado pelos torcedores da Villa Park. Na competição seguinte, em 1898/99, ganhou seu quarto Campeonato Inglês, depois de vencer os rivais do Liverpool por 5 a 0 na última rodada.

A equipe do Aston Villa no século 19.

O clube iniciou o século 20 como terminou o anterior: vencendo. Logo conquistou mais um Campeonato Nacional, seu quinto na história. [2]Em 1904/05, o time venceu pela quarta vez a Copa da Inglaterra, ao derrotar o Newcastle por 2 a 0.

Em 1909/10, o Aston Villa voltou a conquistar o Campeonato Inglês, após dez anos de jejum, mas com boas seqüências de resultados, terminando as competições anteriores sempre entre os melhores do país. Três anos depois, a equipe ganhou sua quinta Copa da Inglaterra, derrotando o Sunderland, por 1 a 0, na final.

O título trouxe novas esperanças aos torcedores do clube inglês, mas com a Primeira Guerra Mundial o futebol no país foi suspenso. As competições oficiais retornaram apenas em 1919 e, já nesta temporada, o time voltou a ganhar a Copa da Inglaterra, batendo o Huddersfield Town por 1 a 0.

Nos anos 1930 o Villa não repetiu os bons resultados de outras décadas e um dos mais vitoriosos clubes do país e do mundo acabou rebaixado na temporada 1935/36, voltando à elite do futebol inglês em 1938.

Com a Segunda Guerra, o futebol só voltou a ser praticado na Inglaterra em 1946, mas muitas carreiras haviam sido encerradas em decorrência dos conflitos. O Aston Villa não voltou a apresentar bons resultados, fazendo campanha medianas nas décadas seguintes, mas revelando bons jogadores, como Danny Blanchflower, Tommy Thomson e Peter McParland, que foi o heroi da sétima conquista da Copa da Inglaterra, em 1956/57, marcando os dois gols da vitória do time contra o Manchester United.

A conquista não foi suficiente para o clube voltar a brilhar no país e reconquistar a hegemonia de décadas anteriores, terminando as temporadas seguintes muito próximo ao rebaixamento. A queda de divisão não tardou e, em 1958/59, o time foi para a segunda divisão, pela segunda vez, retornando à elite no ano seguinte.

Em 1966/67, sob o comando do técnico Dick Taylor, a equipe acabou novamente rebaixada. Com problemas financeiros, o clube trocou de presidente e de treinador. A crise instalou-se no time e, na temporada 1969/70, veio o descenso para a terceira divisão.

Dois anos mais tarde voltou ao segundo escalão, e em 1976/77, sob o comando de Ron Saunders, retornou à primeira divisão nacional.

O período negro da equipe na década de 1970 serviu de lição e o Aston Villa fez dos anos 1980 os mais gloriosos da sua história. Na temporada 1980/81, os Leões, como a torcida chama o time, após 71 anos, conquistaram pela sétima vez o Campeonato Inglês, e classificaram-se para disputar o principal torneio europeu: a Liga dos Campeões.

Com a disputa da inédita competição, o clube começou mal o Campeonato Inglês e o técnico Saunders foi demitido. Em seu lugar assumiu Tony Barton, que levou o time à final do torneio, após vencer equipes como o Dínamo Kiev e Anderlecht.

Na decisão, em Roterdã, Peter Withe anotou o único gol da partida contra o favorito Bayern Munique, tornando-se um dos heróis daquele jogo. Outro responsável pelo título foi o goleiro Nigel Spink, que substituiu o titular na posição Jimmy Rimmer faltando dez minutos para acabar o confronto e segurou o resultado.

Um ano depois, a equipe também ergueu o troféu da Supercopa Europeia, derrotando o Barcelona, da Espanha. Nos anos seguintes a seqüência de conquistas não prosseguiu e culminou em mais um rebaixamento, em 1986/87, mas a má fase não durou muito e a equipe retornou à primeira divisão dois anos mais tarde, em 1989.

Em 1992, o Aston Villa foi um dos membros fundadores da Premier League – como é chamado o Campeonato Inglês – e terminou a temporada inaugural da competição na segunda colocação, atrás do Manchester United.

Nas temporadas seguintes, o clube alternou seus resultados e o comando técnico, terminando em posições medianas na tabela, mas estabilizando-se na primeira divisão. Em 2006, após 23 anos como presidente e como maior acionista da equipe, o inglês Doug Ellis, decidiu vender sua parte para o magnata americano Randy Lerner, proprietário do Cleveland Browns, time de futebol americano e que trouxe novos jogadores, patrocinadores e, principalmente, esperanças para os torcedores ingleses.

Mascote

A mascote do Aston Villa é um leão batizado de Hércules. O símbolo não poderia ser diferente, já que está presente no escudo do clube e no apelido recebido da torcida. A escolha do animal foi feita por representar força, poder e garra, características necessárias para vencer.

Proprietarios

As primeiras ações no clube foram emitidos no final do século 19, como resultado da legislação que se pretende codificar o crescente número de equipas profissionais e jogadores de futebol na Associação. FA equipes eram obrigadas a distribuir ações para investidores como forma de facilitar a negociação entre as equipas, sem pôr a própria da FA. Este comércio continuou durante a maior parte do século 20 até Doug Ellis começou compra de muitas das acções na década de 1960. Ele era o presidente e acionista da substanciais "Aston Villa FC" de 1968-1975 e 1982-2006 o accionista maioritário. O clube foi lançada na Bolsa de Londres, em 1996, o preço das ações e flutuou em dez anos após a flotação. Em 2006, foi anunciado que vários consórcios e indivíduos foram considerando lances para Aston Villa .

Em 14 de Agosto de 2006, foi confirmado que Randy Lerner, dono do Cleveland Browns e nativos Ohioan tinha alcançado um acordo de £ 62,6 milhões GB com Aston Villa para a aquisição do clube. Uma declaração liberada em 25 de Agosto para a LSE anunciou que Lerner tinha garantido 59,69% de Villa partes, fazendo dele o accionista maioritário. Ele também nomeou próprio presidente do clube. Em Ellis do ano passado no comando Villa perdeu GB £ 8.2m antes de impostos, em comparação com uma GB £ 3m lucro do ano anterior, e de renda caiu de £ 51.6m para GB GB £ 49m. Randy Lerner assumiu controle total em 18 de Setembro de como ele tinha 89,69% da parcela. Em 19 de Setembro de 2006, Aston Villa plc presidente executivo Doug Ellis e seu bordo resignada a ser substituída por uma nova diretoria encabeçada por Lerner.

Câmara de funcionários

Nome Pais Posição
Randy Lerner  Estados Unidos Presidente
Charles Krulak  Estados Unidos Diretor Executivo
Bob Kain  Estados Unidos Diretor Executivo
Michael E. Martin  Estados Unidos Diretor
Doug Ellis  Inglaterra Asistente

Rivalidades

O arqui-rival do Aston Villa são o Birmingham City, com os jogos entre os dois clubes conhecido como o 'Second City Derby. Hoje, o Villa rivalidade com as equipes do West Bromwich Albion, Wolverhampton Wanderers e Coventry City FC. (Estes cinco clubes mais Wallsall são colectivamente referidos no West Midlands como o "Big Six".) Historicamente, porém, West Bromwich Albion ter sido um dos maiores rivais do Villa, uma opinião destacada em um ventilador levantamento, realizado em 2003. As duas equipes contestaram três finais FA Cup no final dos anos 19. Através da despromoção do West Brom e Birmingham City para o campeonato na temporada 2005-06 na temporada 2006-07 Premiership Villa foi o único clube em que Midlands League. O mais próximo Villa equipa adversária que enfrentou durante a temporada foi Sheffield United, que jogou 62 milhas (100 km) de distância, em South Yorkshire. Para a temporada 2007-08 Villa, mais uma vez, tinha dois locais após derbies Birmingham foram promovidos à Premier League em 29 de Abril de 2007. Villa foram vitoriosos em ambas as ocasiões. Birmingham foram relegados ao final da temporada 2007-08, como tal, não haverá segunda cidade derby para a temporada 2008-09 embora West Bromwich Albion foram promovidos.

Estatísticas

Estatísticas de 1947 a 2005

Até à data Aston Villa ter gasto 98 estações no início do voo, o único clube a ter gasto mais tempo no início do voo é Everton com 105 estações. Como resultado, o Aston Villa vs Everton é o mais jogado suporte em Inglês início do voo futebol. Aston Villa é uma elite de um grupo de sete clubes que tem desempenhado em cada Premiership época, eles são: Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham Hotspur. Aston Villa é o quinto de todos os tempos FA Premier League tabela. Aston Villa tem o quarto maior total de grandes honras Inglês ganha por um clube com 20 vitórias.

Aston Villa actualmente detêm o número recorde de gols marcados por qualquer liga equipe no Inglês início do voo; 128 objetivos foram pontuadas na temporada 1930-31. Villa lenda Archie Hunter tornou-se o primeiro jogador a marcar em cada fase do FA Cup 1887 em Villa da vitoriosa campanha. Villa's longest home run invicto na FA Cup spanned 13 anos e 19 jogos, a partir de 1888 a 1901.

Aston Villa Inglês são um dos quatro equipas que já ganharam a Taça Campeões Europeus. Os outros três são Liverpool, Manchester United e Nottingham Forest. Fizeram-no em 26 de Maio de 1982, em Roterdão, batendo Bayern de Munique 1-0 graças a Peter verga da meta.

Esquema Tatico

Elenco Titular


Elenco 2008/2009

Goleiros
1 Estados Unidos Brad Friedel
22 Estados Unidos Brad Guzan
Defensores
02 Inglaterra Luke Young
03 Países Baixos Wilfred Bouma
05 Dinamarca Martin Laursen Capitão do Time
15 Inglaterra Curtis Davies
16 Inglaterra Zat Knight
21 Inglaterra Nicky Shorey
24 Espanha Carlos Cuellár
29 República da Irlanda Stephen O'Halloran
47 Inglaterra Claran Clark
48 Inglaterra Nathan Baker
Meio-campistas
4 Inglaterra Steve Sidwell
6 Inglaterra Gareth Barry
7 Inglaterra Ashley Young
8 Inglaterra James Milner
17 Togo Moustapha Salifou
19 Bulgária Stiliyan Petrov
20 Inglaterra Nigel Reo-Coker
26 Inglaterra Craig Gardner
49 Austrália Chris Herd
51 República da Irlanda Shane Lowry
Atacantes
09 Inglaterra Marlon Harewood
10 Noruega John Carew
11 Inglaterra Gabriel Agbonlahor
14 Inglaterra Nathan Delfounesso
18 Inglaterra Emile Heskey
Técnico
Irlanda do Norte Martin O'Neill

Emprestados

Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
13 Inglaterra G Stuart Taylor (para o Cardiff City até 13 de Abril de 2009)
27 Inglaterra M Isaiah Osbourne (para o Nottingham Forest até 2008–09)
46 Escócia M Barry Bannan (para o Derby County até 13 de Abril de 2009)
57 Inglaterra A Sam Williams (para o Brentford até 5 de Abril de 2009)

Notaveis jogadores

Técnicos Notaveis

Nome Nacionalidade Período Jogos Vitória Empates Derrotas
Começo Fim
George Ramsay Escócia 1884 1926 - - - -
Jimmy Hogan  Inglaterra 1936 1939 124 57 41 26
Eric Houghton  Inglaterra 1953 1958 250 88 97 65
Joe Mercer  Inglaterra 1958 1964 282 120 99 63
Ron Saunders  Inglaterra 1974 1982 353 157 98 98
Tony Barton  Inglaterra 1982 1984 130 58 48 24
Jozef Venglos  Tchecoslováquia 1990 1991 49 16 18 15
Ron Atkinson  Inglaterra 1991 1994 178 77 56 45
Brian Little  Inglaterra 1994 1998 164 68 51 45
John Gregory  Inglaterra 1998 2002 190 82 56 52


Equipe Técnica

Nome Nacionalidade Cargo
Martin O'Neill Irlanda do Norte Técnico
John Robertson Escócia Assistente
Steve Walford Inglaterra Assistente Técnico
Kevin MacDonald Escócia 2º Assistente
Seamus McDonagh República da Irlanda Preparador de Goleiros
Jim Henry Escócia Treinador Fisico
Gordon Cowans Inglaterra Preparador
Alan Smith Inglaterra Fisioterapeuta
Bryan Jones Inglaterra Director da Academia
Steve Burns Inglaterra Assistente da Academia
Tony McAndrew Escócia Treinador da academia
Rafa Espanha 2º Preparador de Goleiros
Mark Delaney País de Gales Treinador

Títulos oficiais

Final na FA Cup de 1905 Contra o Newcastle

Continentais

Ficheiro:UEFA - Champions League.svg Liga dos Campeões da UEFA: 1

(1981-82)

Ficheiro:UEFA - Super Cup.svg Supercopa Européia: 1

(1982)

União Europeia Copa Intertoto da UEFA: 1

(2001)

Nacionais

Ficheiro:Premier League trophy.png Campeonato Inglês: 7

(1893-94, 1895-96, 1896-97, 1898-99, 1899-00, 1909-10 e 1980-81)

Inglaterra Segunda Divisão Inglesa: 2

(1937-38 e 1959-60)

Inglaterra Terceira Divisão Inglesa: 1

(1971-72)

Inglaterra Copa da Inglaterra: 7

(1887, 1895, 1897, 1905, 1913, 1920 e 1957)

Inglaterra Copa da Liga Inglesa: 5

(1961, 1975, 1977, 1994 e 1996)

Ligações externas

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Aston Villa F.C.
  1. http://esporte.hsw.uol.com.br/aston-villa.htm Historia do Aston Villa
  2. http://esporte.hsw.uol.com.br temporadas no século 19

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA

Predefinição:Link FA