Chiquinho Gavião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chiquinho Gavião
Espécie gavião
Inimigo(s) Frangolino
Criado por Chuck Jones
Voz Mel Blanc, Joe Alaskey (em inglês) Brasil Cleonir dos Santos (1960-1980)
Luis Manuel (1981-1991)
Peterson Adriano (1992-2002)
Christiano Torreão (2003-)
Primeira aparição The Squawkin' Hawk (1942)
Última aparição Strangled Eggs
Espécie gavião

Chiquinho Gavião (Henery Halk é seu nome original) é um personagem de desenho animado da série Looney Tunes, que apareceu em vinte episódios. Sua primeira aparição foi em The Squawkin' Hawk, dirigido por Chuck Jones e produzido por Leon Schlesinger. Sua próxima aparição foi em Walky Talky Hawky que também exibiu Frangolino e o Barnyard Dawg, dirigido por Robert McKimson. Chiquinho também faz aparições em The Looney Tunes Show.

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Chiquinho é um gavião marrom e muito pequeno com um topete de penas. Ele é jovem e vive com seus pais, e fala como um cara durão. Ele apareceu no primeiro curta de Kent Rogers. O papel foi então assumido por Mel Blanc (e mais tarde por Joe Alaskey). Chiquinho tem uma voz estridente e um temperamento perpetuamente irritado.

Em um típico desenho animado Frangolino/Chiquinho Gavião, Chiquinho ataca por conta própria pela primeira vez, ansioso por capturar (e presumivelmente consumir) uma galinha. Tendo levado uma vida protegida, porém, ele não sabe com o que uma galinha se parece, sabe apenas que os falcões as comem. Frangolino presume que este agitadorzinho inocente não é uma ameaça real; no entanto, vendo o potencial de irritação, ele aponta Chiquinho na direção de Barnyard Dawg. O restante do desenho animado é geralmente despendido por Dawg e Frangolino garantindo alternadamente a Chiquinho que o outro é uma galinha e encorajando-o a atacar a "galinha" impiedosamente. Em uma inversão, o episódio The Foghorn Leghorn mostra Frangolino querendo que Chiquinho Gavião acredite que Frangolino é uma galinha, quando Chiquinho acredita que Frangolino é simplesmente um "bobão tagarela", supostamente um tipo separado de criatura. Mais tarde, quando Barnyard Dawg chama Frangolino de "galinha boa-para-nada", Chiquinho finalmente se toca.

Muitos desenhos terminam com Chiquinho capturando um (ou ambos) dos seus algozes, pragmaticamente encolhendo os ombros sobre a possibilidade de sua presa ser ou não uma ave real. Normalmente, ele decide que um deles deve ser um frango verdadeiro e, portanto, derruba e captura os dois.

Chiquinho Gavião é também um personagem de apoio nas HQs dos Looney Tunes; em estórias pré-1970, ele muitas vezes atuou em cenas próprias, normalmente jogando contra Oliver Coruja, assim como Frangolino.

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

Chiquinho Gavião no filme de domínio público Crowing Pains de 1947.

Looney Tunes/Merrie Melodies

Video games

Links externos[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Chiquinho Gavião