Sylvester (Looney Tunes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Silvestre PT / Frajola BR
Personagem fictícia de Looney Tunes
45 Recon Squadron Patch.jpg
Desenho de Frajola no logotipo do 45° Esquadrão de Reconhecimento do Exército Norte-americano.
Nome original Sylvester
Nascimento 1945
Origem  Estados Unidos
Sexo Masculino
Espécie Gato
Cabelo Negros
Olhos Negros
Características Azarado
Mau
Ocupação Perseguir Tweety
Amigo(s) Gaguinho, Taz, Vovó, Piu-Piu (às vezes), Pernalonga, Patolino, Ligeirinho (às vezes), Michael Jordan, Pound, Blanko, Nawt, Bang, Bupkus
Inimigo(s) Piu-Piu, Ligeirinho, Vovó (às vezes), Sr. Swackhammer, Pound (antigamente), Blanko (antigamente), Nawt (antigamente), Bang (antigamente), Bupkus (antigamente)
Criado por Friz Freleng
Voz Estados Unidos Mel Blanc (1945–1989), Jeff Bergman (1990–1993, 2011–presente), Joe Alaskey (1990–2016), Bill Farmer (1996), Jeff Bennett (2003)
Dobragem Portugal Carlos Freixo (Curtas; Space Jam e Looney Tunes: De Volta à Ação)
Portugal Vítor Emanuel (Baby Looney Tunes & The Looney Tunes Show - dobragem do Biggs)
Portugal Tiago Retrê (The Looney Tunes Show - dobragem da RTP2)
Dublagem Brasil Carlos Leão (1960-1980)
Orlando Drummond (1981-2001)
Márcio Simões (2002-)
Primeira aparição Life With Feathers (1945)
Última aparição The Looney Tunes Show
Internet Movie Database Sylvester no IMDb
Espécie Gato

Sylvester (Frajola (português brasileiro) ou Silvestre (português europeu)) é um personagem fictício da série de desenhos animados americana Looney Tunes, mais conhecido por estrelar a série de desenhos chamada Sylvester and Tweety (no Brasil, "Frajola e Piu-piu", em Portugal "Silvestre e Tweety").

Caraterísticas[editar | editar código-fonte]

Frajola é um gato preto, que tem nariz semelhante a de um palhaço, que tem suas necessidades alimentícias, e apenas quer cumprir a cadeia alimentar. Portanto, persegue o passarinho Piu-Piu (Tweety) e o ratinho mexicano Ligeirinho (Speedy González), também às vezes o canguru Hippety Hopper que se parece com um rato gigante para se sustentar. Mas é claro que ele não tem a necessidade de comê-los, é apenas birra, porque sua dona é a Vovó e o deve tratar muito bem. Às vezes também, seu dono é Gaguinho (Porky Pig) e Hortelino (Elmer Fudd), mas nesses desenhos ele não persegue nem Piu-Piu nem Ligeirinho, mas tem, para Gaguinho, temores exagerados, mas que, muitas vezes se justificam. Porém, Gaguinho não vê as causas dos temores de Frajola, e portanto, acaba por tratá-lo mal. Em geral, quando os tenta comer (Piu-Piu e Ligerinho) sempre se dá mal.

As diferença entre as vozes de Frajola e Patolino[editar | editar código-fonte]

Frajola também tem um problema de dicção que o faz falar cuspindo igual ao Patolino, e inclusive o ator Mel Blanc que fazia a voz de Frajola e dos outros Looney Tunes nos Estados Unidos, definia a voz do Frajola como sendo a mesma de Patolino (Daffy Duck), porém desacelerada. O mesmo em Portugal onde o ator Carlos Freixo fazia uma voz mais acelarada a Patolino (Daffy Duck) do que a Frajola.

O lema "Sufferin succotash!"[editar | editar código-fonte]

Uma das frases que lhe é associada é: "Sufferin succotash!", que em português é traduzido algumas vezes para: Santa estupidez! Em Portugal, é 'Sardinhas Saltitantes!', no entanto, Patolino de vez em quando também dizia esse lema.

Aparição[editar | editar código-fonte]

Sua aparição recente é no desenho "Os mistérios de Piu-Piu e Frajola", em que Vovó é uma detetive e deve investigar casos como o desaparecimento da pedra em que o futuro rei Artur retirou a Excalibur.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.