Saltar para o conteúdo

Imigração alemã em São Paulo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Referências removidas
Linha 7: Linha 7:
== Propaganda Nazista no Brasil ==
== Propaganda Nazista no Brasil ==


Durante a década de 20 até meados da década de 40, calcula-se que cerca de 5% dos imigrantes alemães então residentes no Brasil estiveram, em alguma época, associados ao Partido Nazista alemão.<ref name="uema"/> Estes nazistas residiam em 17 estados brasileiros, a maior parte deles em [[São Paulo (estado)|São Paulo]].<ref name="veja1841"/> Entretanto, a esmagadora maioria dos teuto-brasileiros não se deixou seduzir pela propaganda e nunca se filiou ao nazismo.<ref>http://www.tau.ac.il/eial/VII_1/gertz.htm</ref>
Durante a década de 30 até meados da década de 40, calcula-se que cerca de 5% dos imigrantes alemães então residentes no Brasil estiveram, em alguma época, associados ao Partido Nazista alemão. Estes nazistas residiam em 17 estados brasileiros, a maior parte deles em [[São Paulo (estado)|São Paulo]]. Nos anos 30, o partido estava estruturado em alguns dos principais Estados brasileiros, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e também no Rio de Janeiro, então capital federal. Mas quase 30% de seus filiados moravam em São Paulo. Entretanto, a esmagadora maioria dos teuto-brasileiros não se deixou seduzir pela propaganda e nunca se filiou ao nazismo.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 18h06min de 14 de janeiro de 2013

A colonização alemã no Estado de São Paulo aconteceu principalmente durante o século XIX, quando chegaram os primeiros colonos vindos da Alemanha.

Crianças fazem a saudação nazista em Presidente Bernardes, São Paulo (c. 1935)

Em 1827, desembarcavam os primeiros alemães no porto de Santos, levados a Santo Amaro. Os grupos seguintes fixaram-se em Itapecerica da Serra, São Roque e Embu, ou foram levados para Rio Claro e as plantações de café no interior de São Paulo.[1]

Propaganda Nazista no Brasil

Durante a década de 30 até meados da década de 40, calcula-se que cerca de 5% dos imigrantes alemães então residentes no Brasil estiveram, em alguma época, associados ao Partido Nazista alemão. Estes nazistas residiam em 17 estados brasileiros, a maior parte deles em São Paulo. Nos anos 30, o partido estava estruturado em alguns dos principais Estados brasileiros, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e também no Rio de Janeiro, então capital federal. Mas quase 30% de seus filiados moravam em São Paulo. Entretanto, a esmagadora maioria dos teuto-brasileiros não se deixou seduzir pela propaganda e nunca se filiou ao nazismo.

Referências

Principais colônias alemãs no Estado de São Paulo

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.