Búlgaro-brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bulgária Búlgaro-brasileiros Brasil
Dilma RousseffAndré BankoffMarquinhos
Notáveis Búlgaro-brasileiros:
Dilma Rousseff · André Bankoff · Marquinhos
População total

62.000

Regiões com população significativa
Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte
Línguas
Predominantemente português e Búlgaro
Religiões
Cristianismo
Grupos étnicos relacionados
Brasileiros brancos

Búlgaro-brasileiro é um cidadão brasileiro que tenha ascendência búlgara. Também são consideradas búlgaro-brasileiras as pessoas nascidas na Bulgária e radicadas no Brasil. Os búlgaros se fixaram na América do Sul a partir do final do século XIX. Naquela época, o estado do Paraná se destacou como reduto dos búlgaros no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 62.000 brasileiros declararam possuir ascendência búlgara no ano de 2006, o que faz com que o país abrigue a nona maior colônia búlgara do mundo.

De acordo com as estimativas, de 1.800 a 5.000 búlgaros vivem no Brasil atualmente, principalmente em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Muitos deles são originários da Bessarábia, enquanto outros tem origem judaica e armênia. A pessoa brasileira de origem búlgara mais famosa é Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil. O pai dela, Pétar, nasceu em Gabrovo e, como membro do Partido Comunista Búlgaro na década de 1920, viu-se obrigado a fugir da Bulgária em 1929 devido a perseguição política. A grande vantagem de Rousseff sobre seus rivais durante a eleição presidencial de 2010 desencadeou uma febre na Bulgária. Apesar de não falar búlgaro e nunca ter visitado a Bulgária,[carece de fontes?] ela declarou numa entrevista que se sente búlgara até certo ponto.

Búlgaro-brasileiros notáveis[editar | editar código-fonte]