Esporte Clube Marinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marinho
Nome Esporte Clube Marinho
Fundação 18 de setembro de 2007 (16 anos)
Localização Curicica, Rio de Janeiro
Website ecmarinho.com.br

Esporte Clube Marinho é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 18 de setembro de 2007.

História[editar | editar código-fonte]

Equipe Profissional do Marinho em 2009

Surge em 2007 através de um projeto do ex-jogador Alan Cobbett e do médico Marcelo Marinho de criar no Rio de Janeiro, no bairro de Curicica, uma referência para o aprimoramento da prática do futebol, objetivando à criação de atletas do infantil ao profissional.

Contudo, desde 2002, um ex-atleta de futebol chamado Alan Cobbett e um vendedor da Johnson & Johnson, Wilson Ventura Gomes, já almejavam desenvolver um espaço para a prática de futebol no bairro no qual cresceram. A empreitada foi então iniciada numa manhã de quinta-feira, na Colônia Juliano Moreira, em um campo com dimensão de 60x40m, local no qual houve a convocação de jovens com o intuito de formar um time para enfrentar os clubes do Rio de Janeiro. Iniciou-se, então, o WA (Wílson e Alan). Wilson ficou responsável pelo treinamento dos meninos e Cobbett com a administração.

Atleta com o uniforme do clube

Em 2005, o abastado médico Marcelo Marinho, o qual viria a ser o presidente, se juntou a ambos e juntos estruturam e criaram o Esporte Clube Marinho. O time então se filiou à FFERJ, em janeiro de 2009 e, em maio, no meio do campeonato Estadual da categoria de juniores, quando então liderava, viajou para a Europa para excursionar, enfrentando times de grande porte do continente.

Após jogos contra o KSC Lokeren, RSC Anderlecht, PSV e AFC Ajax, a viagem foi coroada com uma vitória sobre o SC Heerenveen, então campeão sub-17 holandês, por 3 a 2.

O clube estreou na categoria de juniores no Campeonato Estadual da Terceira Divisão em 2009, além de disputar a categoria profissional, à qual não conseguiu passar da primeira fase, ao ficar em último na chave liderada pelo Clube Atlético Castelo Branco que contou com os demais classificados Heliópolis Atlético Clube e Rubro Social Esporte Clube. O Clube de Futebol Rio de Janeiro também foi eliminado.

Possui as cores vermelho, preto, amarelo e branco. Manda seus jogos no estádio Eustáquio Marques, em Curicica. Em 2011, por abandonar a competição com a tabela já montada, foi suspenso por dois anos do futebol profissional. Marcelo Marinho deixou a liderança da agremiação que passou a ser ocupada por Alan Cobbett. Em 2013, mesmo com dificuldades financeiras, retornou às suas atividades.

Devido a problemas financeiros, fruto de má administração, sem local para treinamentos e não conseguindo arcar com as custas do campeonato e de seus funcionários, foi obrigado a desistir das competições, paralisando completa e definitivamente suas atividades.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2018
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Série B2 do Carioca 3 14º colocado (2010) 2009 2013

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, s/d.