Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Forte do Cavalo)
Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo
Apresentação
Tipo
Fundação
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo
Forte e farol de São Teodósio da Ponta do Cavalo.
Construção João IV de Portugal (1648)
Estilo Abaluartado
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
IIP
(DL 95/78 de 12 de Setembro de 1978)
Aberto ao público

O Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo, também referido como Forte da Ponta do Cavalo ou Forte do Cavalo, ergue-se em posição dominante a oeste da baía de Sesimbra, no Distrito de Setúbal, em Portugal.[1]

Integrou, no passado, a linha defensiva do trecho do litoral denominado hoje, em termos de turismo, como Costa Azul, e que, no século XVII, se estendia de Albarquel a Sesimbra, complementando a defesa da importante povoação marítima de Setúbal.

Nele está instalado o Farol do Forte do Cavalo.

O Forte do Cavalo está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A ideia de uma fortificação neste local, para defesa do porto de Sesimbra, remonta à época da Restauração da independência portuguesa, proposta pelo padre Simão Falónio, que a imaginou em taipa (1640).

Ela só se materializaria, entretanto, no âmbito da completa remodelação da estratégia defensiva do reino implementada sob o reinado de D. João IV (1640-1656), compreendida na defesa da barra de Setúbal. Assim, sob a invocação de São Teodósio, iniciada em 1648, foi inaugurada em 1652, com projecto atribuído ao engenheiro militar e arquitecto Sebastião Pereira de Frias, conforme inscrição epigráfica originalmente em uma lápide sobre o portão da torre-cisterna:

"Reinando D. João IV em Portugal e mandando as armas o príncipe D. Theodósio, e as armas de Setúbal e seu partido Nunes da Cunha, se destinou esta fortaleza de São Theodósio, sendo capitão mor Francisco de Mattos Machado, vedores o juiz de fora Francisco Salgado de Moraes, Manoel Carvalho de Vargas, Manoel Farto do Olival, António Martins da Silva, Engenheiro Sebastião Pereira de Frias, Anno de 1652."

O príncipe D. Teodósio veio a falecer no ano seguinte, três anos antes do soberano.

Sofreu danos decorrentes do terramoto de 1755.

No século XIX encontrava-se guarnecida e artilhada à época da Guerra Peninsular, quando da primeira invasão francesa sob o comando do general Junot (1807-08). Abandonado pela guarnição em 1822, voltou a ser guarnecido posteriormente quando das Guerras Liberais.

Só em 1895 começaram as obras de instalação do actual farol, na chamada Bateria Alta, começando a operar no ano seguinte, sinalizando a entrada do porto de Sesimbra.

No último quartel do século XX, a pedido da Direcção-Geral de Faróis foram executadas obras de reconstrução e de adaptação pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) (1976). Considerado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n°95/78, publicado em 12 de Setembro de 1978, foram-lhe procedidas novas obras de recuperação e beneficiação em 1981-1983, 1986 e 1991.

Actualmente afeto ao Ministério da Defesa Nacional (Marinha de Portugal), as suas dependências são utilizadas como residência do faroleiro.

Características[editar | editar código-fonte]

Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo: vista do portão

Esta fortificação marítima, erguida em alvenaria de pedra e tijolo, apresenta planta poligonal irregular, em estilo maneirista.

Acessada por um portão simples de volta inteira, no interior da Praça de Armas ergue-se uma torre de planta circular, com terraço. É ladeada por edifícios recentes, onde actualmente habita o faroleiro.

Nas extremidades, erguem-se dois baluartes com muralhas em talude, onde se abriam primitivamente as canhoneiras. No ângulo saliente a oeste observa-se uma guarita prismática.

A fortificação se prolongava, primitivamente, para leste. Este trecho da edificação foi destruído quando da construção do porto de abrigo e da respectiva estrada que lhe dá acesso.

Das antigas dependências da Capela de Nossa Senhora da Conceição, hoje em ruínas no perímetro do forte, subsiste somente a imagem da padroeira, em madeira policromada, transferida ao final do século XIX para a Igreja de Nossa Senhora do Castelo (Sesimbra).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]