Saltar para o conteúdo

Jataí (Goiás): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 52: Linha 52:
== História ==
== História ==
{{Artigo principal|[[História de Jataí]]}}
{{Artigo principal|[[História de Jataí]]}}
A cidade de Jataí constitui-se na última fase da expansão do gado que, vindo da região Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de [[Minas Gerais]] e veio até [[Goiás]] e [[Mato Grosso]]. Até essa época, a região sudoeste era pouco conhecida, envolta em perigos e mistérios. Mas, sustentados pelo sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região, ignorando quaisquer obstáculos.
A cidade de Jataí é honrada por ter uma cidadã que já deu para todos da cidade, o nome da santa, emaculada é karytha do jacutinga, alem de facil...faz doações do ânus dia e noite constitui-se na última fase da expansão do gado que, vindo da região Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de [[Minas Gerais]] e veio até [[Goiás]] e [[Mato Grosso]]. Até essa época, a região sudoeste era pouco conhecida, envolta em perigos e mistérios. Mas, sustentados pelo sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região, ignorando quaisquer obstáculos.
Em setembro de 1836, [[Francisco Joaquim Vilela]] e seu filho [[José Manoel Vilela]], procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de [[Coqueiral]], Estado de Minas Gerais, entraram pelo leste, através de [[Rio Verde]] nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado, às margens dos Rios Claro e Ariranha.
Em setembro de 1836, [[Francisco Joaquim Vilela]] e seu filho [[José Manoel Vilela]], procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de [[Coqueiral]], Estado de Minas Gerais, entraram pelo leste, através de [[Rio Verde]] nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado, às margens dos Rios Claro e Ariranha.



Revisão das 23h38min de 9 de agosto de 2011

Jataí
  Município do Brasil  
Ficheiro:Jataí Catedral.JPG
Símbolos
Bandeira de Jataí
Bandeira
Brasão de armas de Jataí
Brasão de armas
Hino
Gentílico jataiense
Localização
Localização de Jataí em Goiás
Localização de Jataí em Goiás
Localização de Jataí em Goiás
Jataí está localizado em: Brasil
Jataí
Localização de Jataí no Brasil
Mapa
Mapa de Jataí
Coordenadas 17° 52' 51" S 51° 42' 50" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Caiapônia, Mineiros, Itarumã, Aparecida do Rio Doce, Caçu, Cachoeira Alta, Rio Verde, Serranópolis e Perolândia
Distância até a capital 327 km
História
Fundação 31 de maio de 1895
Administração
Prefeito(a) Humberto Machado (PMDB)
Características geográficas
Área total [1] 7 174,217 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 101 048 hab.
Densidade 14,1 hab./km²
Clima tropical
Altitude 708 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,793 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 1 860 944,714 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 21 767,73

Jataí é um município brasileiro do estado de Goiás. Segundo o censo 2010 do IBGE, conta com uma população de 88.048 habitantes [5]. Jataí situa-se no sudoeste de Goiás. O município de Jataí é considerado a capital de grãos de Goiás, tendo sido considerado nas safras 2003/2004,2005/2006, 2007, 2008 e 2009 o maior produtor de milho e sorgo do Brasil e maior de soja de Goiás.[carece de fontes?] É o maior produtor de grãos de Goiás e o quinto do Brasil com 1 164 913 toneladas colhidas em 2007[6]. O município produz 1,08% de toda produção nacional de grãos, por conta destes valores, em Jataí, a produtividade dos agricultores já superou a dos Estados Unidos.[carece de fontes?]

História

Ver artigo principal: História de Jataí

A cidade de Jataí é honrada por ter uma cidadã que já deu para todos da cidade, o nome da santa, emaculada é karytha do jacutinga, alem de facil...faz doações do ânus dia e noite constitui-se na última fase da expansão do gado que, vindo da região Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de Minas Gerais e veio até Goiás e Mato Grosso. Até essa época, a região sudoeste era pouco conhecida, envolta em perigos e mistérios. Mas, sustentados pelo sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região, ignorando quaisquer obstáculos. Em setembro de 1836, Francisco Joaquim Vilela e seu filho José Manoel Vilela, procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de Coqueiral, Estado de Minas Gerais, entraram pelo leste, através de Rio Verde nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado, às margens dos Rios Claro e Ariranha.

Em 1837, o jovem José de Carvalho Bastos, proveniente de Franca, São Paulo, acompanhado de sua esposa Ana Cândida Gouveia de Moraes, chegou à região através de Santana do Paranaíba, em busca de boas terras goianas e se instalou às margens do Ribeirão Bom Jardim.

Do encontro dos dois pioneiros ficou acertado amigavelmente, de modo definitivo, simples e prático, que as terras banhadas por águas da margem esquerda do Ariranha, pertenceriam aos Vilelas, e as percorridas por afluentes do Bom Jardim, seriam dos Carvalhos.

Posteriormente formou-se então o primeiro núcleo de povoação, com terreno doado por Francisco Joaquim Vilela e sua mulher Genoveva Maximina Vilela, recebendo o nome de Paraíso.

  • Em 17 de agosto de 1864, o Presidente da Província de Goiás elevou a categoria de Freguesia, a Capela do Divino Espírito Santo de Jataí, criando assim o Distrito de Paraíso de Jataí.
  • Em 9 de julho de 1867, foi lançada a pedra fundamental da Igreja, pelo padre Antônio Marques Santarém.
  • Em 28 de julho de 1882 de acordo com a resolução nº 668 foi lançada a pedra fundamental, criando o município de Paraíso.
  • Em 2 de fevereiro de 1885 recebeu o nome de Jataí. No entanto, foi através da Lei Estadual nº 56 de 31 de maio de 1895, que a sede do município se elevou à categoria de cidade de Jataí, por imposição do Tenente Coronel José Manoel Vilela. A comarca de Jataí foi implantada em 21 de julho de 1898 desmembrando-se judicialmente de Rio Verde.

Devem, dentre outras, ser inseridas como marcos da história local as seguintes efemérides. Primeiro, o comício de 4 de abril de 1955, no qual o candidato a presidente, Juscelino Kubitschek, anuncia a sua candidatura a presidente da República e promete, após a pergunta de Toniquinho, transferir a Capital Federal para o Planalto Central, tudo sob a liderança do Dr. Serafim de Carvalho, por isso Jataí foi consagrada como cidade-mãe da Capital Federal; depois, a eleição do Dr. José Feliciano Ferreira, primeiro jataiense a eleger-se ao governo do estado; a inauguração do Campus Avançado de Jataí (UFG) a 19 de dezembro de 1980, na administração do prefeito Mauro Bento e no reitorado do professor José Cruciano de Araujo; a eleição de outro jataiense ao governo do estado, o peemedebista Maguito Vilela; e a recente inauguração da Cidade Universitária José Cruciano de Araujo do Campus da UFG, a 14 de junho 2011, na administração do prefeito Humberto de Freitas Machado.

Etnias

Jataí é uma cidade onde existem várias culturas e etnias, destacando-se os imigrantes de origem árabe, como os libaneses, os sírios e os palestinos, que se destacam no comércio de roupas e calçados. Outros grupos importantes são os colonos provenientes de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, possuindo, esses últimos, um Centro de Tradições Gaúchas.

Religião

Religião Porcentagem Número
Católicos 62% 53.010
Evangélicos 16% 13.680
Sem religião 10% 8.550
Espíritas 7% 5.985
Muçulmanos 2% 1.710
Judeus 1% 855
Testemunhas de Jeová 0,234% 200

Fonte: Câmara de Jataí 2000 (dados obtidos por meio de pesquisa da Prefeitura de Jataí).[7].

Presbiterianos

Igreja Presbiteriana Central de Jataí

Em Jataí, é bastante notável a presença da fé reformada. Fé Reformada é o nome dado à fé presbiteriana, que professa a Fé Calvinista, enraizada da Reforma Protestante do Século XVI, como a Igreja Presbiteriana ou a Igreja Reformada. Em Jataí, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) possui três igrejas e duas congregações: a Igreja Presbiteriana Central de Jataí, a Igreja Presbiteriana Betel de Jataí (a famosa Igreja Furada), a Igreja Presbiteriana Betânia de Jataí, a Congregação Presbiteriana Filadélfia de Jataí e a Congregação Presbiteriana do Setor Jacutinga (ambas congregações pertencentes à Igreja Central). A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI) possui uma igreja: a Igreja Presbiteriana Independente de Jataí. A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPR) possui, também, uma igreja: a Igreja Presbiteriana Renovada de Jataí. Existem 3 escolas presbiterianas na cidade, são elas: o Instituto Presbiteriano Samuel Graham (pertencente a Igreja Presbiteriana Central de Jataí), a Escola Pedacinho do Céu 1 e a Escola Pedacinho do Céu 2 (ambas pertencentes a Igreja Presbiteriana Independente de Jataí). As igrejas presbiterianas se destacam na Evangelização, da Educação e na ajuda aos mais necessitados. Um grande exemplo disso é o Instituto Presbiteriano Samuel Graham, a Igreja Presbiteriana Betel e a Igreja Presbiteriana Betânia, que são fruto do esforço do trabalho da Igreja Presbiteriana Central de Jataí.

No total, em Jataí existem cerca de 700 fiés presbiterianos.

Igreja Católica Apostólica Romana

Ficheiro:Catedral Jataí.jpg
Catedral Divino Espírito Santo

A Diocese de Jataí é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana em Goiás, Brasil. Seu bispo titular é Dom Majella. A diocese localiza-se na região sudoeste goiano e abrange 27 municípios divididos em cinco regiões pastorais: Centro, Sul I, Sul II, Leste e Noroeste. Limitando ao leste com a diocese de Itumbiara , ao sudeste com a diocese de Ituiutaba, ao norte com a diocese de São Luís de Monte Belos, ao oeste com a diocese de Guiratinga, ao sudoeste com a diocese de Três Lagoas e com a diocese de Coxim.

Doutrina Espírita

O Movimento Espírita em Jataí conta com diversos Centros espalhados pela cidade. Entre eles, o Centro Espírita Allan Kardec, atendendo à sociedade jataiense desde 1932. O referido centro surge a partir do momento em que famílias se reuniam para rezar pelos seus jovens que foram a combate na Revolução de 1932 ou Guerra Paulista. Os Centros Espíritas realizam sopas beneficentes, "amparo ao berço" para gestantes mais carentes (fornecendo o enxoval e auxiliando através de palestras, por exemplo). Além disso, há também a venda de peças de roupas usadas à preços bem acessíveis, palestras, reuniões para médiuns e cursos. Entre os diversos Centros Espíritas, encontram-se: Centro Espírita Allan Kardec, Centro Espírita Casa do Caminho, Centro Espírita Amor Caridade, Centro Espírita Caminho E Luz, Centro Espírita Fonte Viva, Centro Espírita Maria Madalena, Casa de Oração Espírita, Centro Espírita Fé e Caridade e Centro Espírita Maria de Nazaré.

Testemunhas de Jeová

Existem 200 fiéis pertencentes às Testemunhas de Jeová. Em 2 pontos da cidade podemos encontrar os Salões do Reino da Congregação Centro e da Congregação Leste. Além disso, existe um pequeno grupo em Língua de Sinais (LIBRAS). A cidade de Jataí é sede de um congresso anual da religião, que reúne Testemunhas de Jeová de várias cidades.

Outras Religiões

Política municipal

Na história política do município, a figura que mais se destacou, sem sombra de dúvida, foi o médico e chefe político Serafim de Carvalho. Filiado ao PSD e ligado politicamente a Pedro Ludovico Teixeira, ditou os destinos da região durante anos. O PSD chegou a deter quase 100% do eleitorado de Jataí. Dizem que Pedro Ludovico não prescindia do seu oportuno apoio. Serafim foi contemporâneo de JK na Escola de Medicina de Belo Horizonte. Por isso JK escolheu Jataí para o início da sua campanha presidencial em 1955. Serafim, que descendia dos dois fundadores da vila de Jataí, José Carvalho Bastos e José Manuel Vilela, faleceu a 28 de agosto de 1973.

Poder Legislativo de Jataí, Palácio das Abelhas

Eleitores

Evolução dos números de eleitores de Jataí [8].

Demografia

1991 1996 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009(*) 2010(*)
65.957 69.192 75.551 76.986 78.147 79.398 80.123 81.362 82.123 84.922 88.015 97.324 101.544

Fonte:Crescimento Populacional da cidade de Jataí (*)Estimativas Prefeitura de Jataí

Geografia

Clima

Tempo Nublado em Jataí

Tropical mesotérmico, com duas estação bem definidas com um regime diferente de chuvas, ocorrendo o maior índice pluviométrico entre outubro a abril e tendo um período de estiagem entre maio a setembro. A temperatura média no inverno varia entre 10 °C e 27 °C, podendo a temperatura a chegar a menos de 5 °C e no verão varia entre 18 °C e 35 °C, podendo chegar até 38 °C. Jataí é considerada a cidade mais fria de Goiás. Em épocas de menores temperaturas, há formação de geada, por exemplo, sobre a camada vegetal dos parques municipais, como o Parque Diacuí e Parque JK.

  • A temperatura mais baixa registrada foi em 1933 com 6 graus Celsius negativos.
  • A temperatura mais baixa registrada atualmente foi em 2000 de 0 graus Celsius[9], .
  • A temperatura média anual de de 22 °C
  • O volume pluviométrico é de aproximadamente de 1.800 mm, distribuído irregularmente durante o ano.
Tabela climática de Jataí
Temperatura
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média
Máxima registada °C 35,4 34,7 34,9 33,3 30,9 29,3 30,2 33,0 35,3 35,4 35,5 35,6 33,9
Média Máxima °C 27.3 28.0 27.2 25.1 23.0 21.8 21.8 23.3 23.9 24.8 25.9 26.3 23,5
Média minima °C 18.7 18.8 18.2 16.2 14.8 18.4 15.7 12.8 13.9 15.3 16.6 17.7 19,5
Mínima registada °C 12,6 14,9 12,6 11,0 10,0 9,6 6,2 3,1 7,4 15,7 14,3 15,7 4,0
Precipitação
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
Total mm 280 300 159 80 65 10 28 5 30 130 230 260 1600
Dados referentes 2007.

Principais distâncias

Ficheiro:Jataí Goiás.JPG
Vista Aérea de Jataí 2001

Economia

Composição econômica da Cidade de Jataí [10]
Serviços

44 %

Indústria

27 %

Agropecuária

19 %

Impostos

10 %

Produto Interno Bruto (PIB)

Dados do IBGE de 2008

  • Agropecuária - R$ 347.708.000,00 (Milhões)
Produto Produção
Soja 621.000 toneladas
Milho 470.000 toneladas
Sorgo 63.360 toneladas
Banana 6.633 toneladas
Laranja 6.000 toneladas
Feijão 5.370 toneladas
Mandioca 4.500 toneladas
Cana-de-açúcar 3.800 toneladas
Arroz 3.600 toneladas
Algodão 2.475 toneladas
Girassol 1.714 toneladas
Trigo 480 toneladas
Frangos 5.000.000 cabeças
Ovos 1.692.000 dúzias
Bovinos 352.000 cabeças
Vacas ordenhadas 40.000 cabeças
Suínos 30.000 cabeças
Litros/Leite/Ano 51.600.000 litros
Principais produtos agropecuários de Jataí IBGE 2006.
  • Indústria - R$ 514.851.000,00 (Milhões)
  • Serviços - R$ 815.110.000,00 (Milhões)
  • Impostos - R$ 183.276.000,00 (Milhões)
  • Total = R$ 1.860.945.000,00 (Bilhão)
  • Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.

Comércio

Energia

Empresas multinacionais presente em Jataí

Atualmente quatro usinas de álcool e uma de biodiesel estão se instalando no município[11], entre elas a paulista COSAN. A inauguração oficial foi dia 27 de maio de 2010, com geração de aproximadamente 4.500 empregos diretos e indiretos para produção de 4 milhões de litros de etanol.[carece de fontes?] As quatro empresas produzirão açúcar, etanol e energia elétrica. A usina de biodiesel está em fase final de implantação.

Veículos

Ficheiro:Farm in Jataí.JPG
Fazenda na Região da Serra do Caiapó

A frota total de veículos em dezembro de 2009 era de 39.622, segundo dados do DENATRAN.[12]

Dados do IBGE de 2009

  • Veículos total - 39.622 veículos
    • Automóveis - 17.105 automóveis
    • Caminhão - 1.753 caminhões
    • Caminhão trator - 464 tratores
    • Caminhonete - 4.731 caminhonetes
    • Microônibus - 70 microônibus
    • Motocicleta - 10.277 motociclets
    • Motoneta - 5.104 motonetas
    • Ônibus - 168 ônibus
  • Fonte: Ministério da Justiça, Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - 2009. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável.

Infraestrutura

Bairros

Jataí conta com 32.002 domicílios particulares distribuídos em 78 bairros.

  • Setor Aeroporto
  • Setor Aimbiré
  • Bairro Popular
  • Bairro Primavera
  • Bairro Sodré
  • Residencial Bandeirantes
  • Residencial Barcelona (Condomínio horizontal fechado)
  • Residencial das Brisas
  • Vila Campo Neutro
  • Setor Central
  • Setor Centro
  • Setor Cileneo França
  • Setor Cohacol
  • Setor Cohacol V
  • Setor Colina
  • Colméia Park
  • Conjunto Estrela D'Alva
  • Conjunto Rio Claro I
  • Conjunto Rio Claro II
  • Conjunto Rio Claro III
  • Bairro Divino Espírito Santo
  • Bairro Dom Abel
  • Bairro Dom Benedito
  • Bairro Dorival de Carvalho
  • Setor Epaminondas I
  • Setor Epaminondas II
  • Bairro Francisco Antônio
  • Bairro Frei Domingos
  • Setor Gedda
  • Setor Jacutinga
  • Jardim da Liberdade
  • Jardim Floresta
  • Jardim Goiás I
  • Jardim Goiás II
  • Jardim Maximiano
  • Jardim Paraíso
  • Jardim Primavera
  • Jardim Rio Claro
  • Setor José Bento
  • Bairro José Estevam
  • Loteamento Filostro Machado
  • Loteamento Belmar
  • Bairro Sebastião Herculano de Souza
  • Setor Mauro Bento
  • Setor Morada do Sol
  • Residencial Portal do Sol
  • Residencial Alto das Rosas
  • Setor Samuel Graham
  • Bairro Santa Lúcia
  • Setor Santa Maria I
  • Setor Santa Maria II
  • Bairro Santa Terezinha
  • Bairro Santo Antônio
  • Bairro Serra Azul
  • Vila Brasília
  • Setor Cordeiro
  • Setor das Mansões
  • Setor Fabriny
  • Setor Granjeiros
  • Setor Hermosa
  • Setor Industrial
  • Setor Planalto
  • Sítios de Recreio Alvorada
  • Vila Fátima
  • Vila Iracema
  • Vila Luíza
  • Vila Olavo
  • Vila Palmeiras
  • Vila Paraíso
  • Vila Progresso
  • Vila São Pedro
  • Vila Sofia I
  • Vila Sofia II
  • Vila Sofia III

Em Implantação:

  • Residencial Flamboyant
  • Setor Sul
  • Recanto da Mata
  • Cidade Jardim

Saúde

Dados do IBGE de 2006

  • Estabelecimentos de Saúde total (hospitais e postos de saúde) - 36
    • Estabelecimentos de Saúde públicos - 19
    • Estabelecimentos de Saúde privados - 17
  • Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde total - 259 leitos
    • Leitos dos estabelecimentos de Saúde público - 132 leitos
    • Leitos dos estabelecimentos de Saúde privado - 127 leitos
  • Óbitos hospitalares total - 128 óbitos
    • Óbitos do sexo masculino - 70 óbitos
    • Óbitos do sexo feminino - 58 óbitos

Educação

Dados do IBGE de 2006

  • Matrículas no Ensino fundamental total - 14.912 matrículas
    • Matrículas no ensino público municipal - 7.950 matrículas
    • Matrículas no ensino privado - 3.118 matrículas
  • Matrículas no Ensino médio total - 4.157 matrículas
    • Matrículas no ensino pública - 3.144 matrículas
    • Matrículas no ensino público federal - 320 matrículas
    • Matrículas no ensino público municipal - 40 matrículas
    • Matrículas no ensino privado - 655 matrículas
  • Matrículas no Ensino Superior total - 2.794 matrículas
    • Matrículas no ensino público estadual (UEG) - 157 matrículas
    • Matrículas no ensino público federal (UFG e CEFET) - 1.634 matrículas
    • Matrículas no ensino privado (CESUT) - 845 matrículas

Transporte

O município conta com acesso pelas rodovias federais BR-158, BR-060 e BR-364.

No transporte aéreo, possui aeroporto com pista de 1.500 m, homologada e com rádio operando normalmente.

Esporte

Ficheiro:Vilelão.jpg
O Vilelão
  • Estádio Olímpico Arapucão - 30.000 lugares.
  • Estádio Ronan Maia - 10.000 lugares.
  • Estádio Jerônimo Ferreira Braga - 7.000 lugares.
  • Ginásio de Esportes JK.2.500 lugares
  • Ginásio de Esportes Tatuzinho 700 lugares
  • Ginásio de Esportes Vamprê Rodrigues Vilela (Vilelão) 8.000 lugares
  • Complexo Esportivo do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado.
  • Jataí e um celeiro de atletas para o brasil em diversas modalidades

Atletas jataienses

Sueli Pereira, atleta destaque no Brasil, foi a vencedora da Volta da Pampulha em 2008 e a terceira melhor atleta do Circuito Caixa 2008.

Turismo

Ficheiro:Lago Bom sucesso.JPG
Lago Bom sucesso Jataí

Jataienses ilustres

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IBGE_Pop_2010
  6. Produção agrícola Municípal
  7. Aspectos Físicos Sociais e economicos
  8. Guia do Eleitor Jataí
  9. Instituto Nacional de Meteorologia)-Gráficos de Temperaturas Diárias (Máxima, Média, Mínima)/ Estação 83464 - Jataí
  10. http://www.jatai.go.gov.br
  11. Usinas em Instalação Jataí-Goiás
  12. Frota 2009

  • "Pioneiros"; "O Sudoeste: tentativa de interpretação"; "Música e Maestros"; "Cavalo de Rodas"; "Romanceiros e Trovas Populares"; "Velhas Escolas",e outros de Basileu Toledo França.
  • Jatahy, Páginas Esquecidas - Dorival Carvalho Mello
  • 'Jataí' (soneto). "Poesia Quase Completa" (1997) - Leo Lynce. Editora da UFG, página 294.
  • Primeiros Fazendeiros do Sudoeste Goiano e Mato-Grosso - Binômino da Costa Lima (Meco) e Almério Barros França
  • Dossiê de Poeta,Memorial de Escrevinhações para o Outono - Antônio Vilela Pereira
  • Conversando com a Saudade ,Manhã de Sol ,Pedaços de Minha Vida - Ambrosina Franco de Morais. Pioneiros,Cavalo de Rodas,Capangueiros e Jagunços - Basileu Toledo França
  • Lavra dos Goiases - Darcy França Denófrio
  • Jatahy, Páginas Esquecidas, Nos Porões do Passado , BARROS – Maldição Palaciana no Sudoeste Goiano Mauro Antônio Bento : uma pedra no caminho - Dorival Carvalho Melo
  • Marcas do Tempo , Regressão - Eleny Pereira Cabral
  • Prefeitos de Jataí, Jataí minha paixão, Os Coronéis da Política - Filafelfo Borges de Lima
  • O Amigo de Praga, A Confraria dos homens de bem - Francisco Cabral
  • Na flor da idade,ao longo do ser - Gênio Eurípedes Cabral de Assis
  • Mulher, Direitos e deveres - Glaurice Carvalho
  • Documentário Histórico de Jataí - Jesus Manoel de Assis
  • Araguaia Mansidão, O Caminho de Trombas, Rio do Sono - José Godoy Garcia
  • O Presidente Caboclo - José Herculano de Sousa
  • Serra do cafezal - Maria Eloá de Sousa Lima
  • Sonhos e Lágrimas - Zezé de Carvalho
  • Histórias da vovó Martha - Martha Franco

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Predefinição:Rádios de Jataí (Goiás) Predefinição:Centros de zona do Brasil