Saltar para o conteúdo

Moto Club: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
escudo do moto club
Linha 1: Linha 1:
<gallery>
<gallery>
Ficheiro:Exemplo1.jpg|Legenda1
Ficheiro:Exemplo2.jpg|Legenda2
</gallery>912 × 1041
</gallery>
{{Info/Clube de futebol
{{Info/Clube de futebol
|img = MotoClub.jpg
|img = MotoClub.jpg

Revisão das 02h07min de 26 de fevereiro de 2013

912 × 1041

</gallery>

Moto Club
Ficheiro:MotoClub.jpg
Nome Moto Club
Alcunhas Papão do Norte
Time Motense
Rubro-Negro da Fabril
Torcedor(a)/Adepto(a) Motense
Rubro Negro
Mascote Bicho-Papão
Fundação 13 de setembro de 1937 (86 anos)
Estádio Castelão '
Capacidade 45 000 pessoas
Localização São Luís (MA),  Brasil
Mando de jogo em Estádio Nhozinho Santos
Capacidade (mando) 13 500 pessoas
Presidente Brasil Roberto Fernandes
Treinador(a) Brasil
Patrocinador(a) Brasil BUS transportes
Material (d)esportivo Brasil
Competição Maranhão Campeonato Maranhense
Maranhão Copa União
Brasil Copa do Brasil
Brasil Brasileirão - Série D
Ranking nacional 304 Pontos

Brasil - 60ª posição
Nordeste - 16ª posição
Maranhão - 1ª posição

Website http://www.motoclubsaoluis.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Moto Club de São Luís é uma agremiação esportiva do estado do Maranhão. Sua sede está situada no município de São José de Ribamar, que fica na Ilha de São Luís, onde também está localizada a Capital do Estado do Maranhão. É um dos maiores clubes atuantes no Futebol do estado, sendo que coleciona inumeros títulos na modalidade, além de ter ao lado do seu maior rival, o maior numero de torcedores de São Luís do Maranhão.

História

Foi na casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu César Alexandre Aboud — já falecido — que surgiu, no dia 13 de setembro de 1937, o Moto Club com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto, é no futebol que o Moto Club alcança grande notoriedade. Em 1939 foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. Com seu próprio estádio, pois o Moto Club foi o único time do estado a ter um, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. Mas em 1972 o estádio é demolido e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís. Até hoje o Moto tem a maior torcida do Maranhão.

A primeira diretoria do Moto foi eleita com os seguintes componentes:

  • Presidente: Cap. José de Ribamar Campos
  • Vice-Presidente: Cap. Aluísio de Andrade Moura
  • 1º Secretário: Raimundo Baima
  • 2º Secretário: Nagib Moucherek
  • Tesoureiro: Antenor Monroe

Branca e verde eram as primeiras cores no uniforme do Moto Club, mas, por influência do presidente César Aboud, foram transformadas em rubro-negro, quando foi criado o departamento de futebol. A estreia do Moto Club como time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939, contra o Ateneu, campeão estudantil. O resultado foi 1 a 1 - com o gol do Moto marcado pelo atacante Bibi. O time do Moto Club na época era formado por: Wilson, Jaime, Adolfo, Pavão e Feliciano, Mosaba, Bibi, Elvite e Leõnidas, Ary e Bilau.

Além de praticar o futebol, com participação em todas as categorias (profissional, júnior e juvenil) o Moto Club participará na atual administração em outras modalidades tais como: ciclismo, handebol, voleibol, atletismo, futebol de salão e futebol feminino, terceirizando essas atividades com uma cooperativa, constituída de técnicos em esportes nessas modalidades.

Símbolos

Escudo

O Escudo é o principal símbolo do Moto Club de São Luis. Ele foi criado no formato de um brasão com o desenho no interior bem característico dos clubes de motociclismo e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que o Moto Club se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futsal, entre outras.

Uniforme

Quando foi fundado em 1937, o uniforme adotado pelo Moto Club tinha cores verde e branco. Com a criação do departamento de futebol, em 1939, o Moto Club passou a adotar o uniforme com listras horizontais vermelhas e pretas, parecido com o do Flamengo. O uniforme reserva já foi branco com listra vermelha e preta verticais no lado esquerdo do peito e branco com listas horizontais vermelha e preta no centro. Atualmente, o uniforme n° 2 do Moto Club é todo branco com gola vermelha e listras nos ombros vermelha e preta.

Novo Uniforme

No dia 08/04/2011, houve uma festa organizada pela Diretoria do Moto Club para, entre outras coisas, apresentar seu novo uniforme, que manteve as mesmas características do tradicional: camisa com listras horizontais vermelhas e pretas, calção preto com detalhes em vermelho e meiões vermelhos. O jogador Kléber Pereira desfilou com o uniforme rubro-negro. O mascote do Moto Club é o "Bicho-Papão".

Alcunhas

Os apelidos são "Papão do Norte", "Rubro-Negro da Fabril" e "Time Motense".

  • "Papão do Norte": esse apelido surgiu em 1948, quando o Moto Club realizou uma excursão à região Norte e venceu o Paysandu e Fortaleza, ganhando assim o título de "Papão do Norte". Há uma segunda versão que faz referência à 1946, quando o Moto cedeu basicamente toda a base da seleção maranhense que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções. Por causa desse fato, os jornais já se referiam ao clube pelo aplido de Papão.
  • "Rubro-Negro da Fabril": foi dado em alusão às cores do clube e ao local da sede do clube e do estádio Santa Isabel (nome da fábrica do Sr. César Aboud), que ficavam no Canto da Fabril.

Hino

" Moto Club de tantas tradições
Colocado entre grandes vencedores
Seu nome vive em nossos corações
E nos lábios de muitos torcedores

Campeão de feitos gloriosos
De heroísmo sem par e de coragem
Receba agora mesmo neste instante
A nossa mais esplendida homenagem

Oh! Moto surpreendente
Time de fibra e garra
Quando te lança à frente
Nenhuma defesa te barra

Nos gramados daqui ou de outro Estado
Honra o Moto o valor da nossa gente
Grande foi em todo seu passado
Ainda maior agora em seu presente

Nosso lema é vencer de ânimo forte
Com justa fama de Papão do Norte
Marchemos nesse instante para a glória
Na conquista de mais uma vitória

Oh! Moto surpreendente
Time de fibra e garra
Quando te lança à frente
Nenhuma defesa te barra."

O hino do Moto Club foi composto por Murilo Travassos.

Rivalidade

Seu maior rival é o Sampaio Corrêa, clube contra o qual travou grandes confrontos durante toda a história do futebol maranhense.

Patrimônio

Centro de Treinamentos

Seu endereço é Rua Ubatuta, nº 55. Neste endereço foi construído e inaugurado em 14 de Setembro de 2003 o seu Centro de Treinamento, conhecido pelo nome de C.T. Dr. José Pereira dos Santos. No C.T. há dois campos de medidas oficiais para treinamento dos profissionais e das categorias de base. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de Hamilton Sadias Campos, o maior artilheiro de todos os tempos do clube de São Luís. O outro campo é utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de Baezinho. Neste campo também são disputadas partidas pelos times de base. No C.T. também há oito quartos com 24 leitos para concentração dos jogadores, sala da presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões, salão de jogos, departamento médico, cozinha industrial, refeitório, lavanderia e vestiários.

Estádios

Santa Izabel

O primeiro Estádio foi o Santa Isabel, onde o Papão do Norte disputou suas partidas de 1939 até 1950. O Estádio era de propriedade do ex-Presidente do Moto Club, César Alexandre Aboud, industrial proprietário da fábrica Santa Isabel, no Bairro da Fabril. O Estádio Santa Isabel foi demolido em 1972. No seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.

Castelão

A partir de 1982, o Moto Club passou a realizar seus jogos principais Castelão este sendo inaugurado em 05 de Fevereiro de 1982 e tem capacidade para 75.263 torcedores, sendo um dos maiores estádios da Região Nordeste. Em 2004, o Estádio foi fechado, pois sua estrutura estava comprometida. Atualmente, o Castelão se encontra em reforma com previsão de reabertura no dia 08 de Setembro de 2012, data de aniversário da cidade de São Luís. Possivelmente sua capacidade reduzirá para 63.000 torcedores, devido à colocação de cadeiras em todos os setores do Estádio.

Nhozinho Santos

Em 1° de outubro de 1950 foi inaugurado o Estádio Nhozinho Santos, com capacidade para 21.000 torcedores (atualmente ele tem capacidade para 16.500, conforme o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF), onde o Papão passou a mandar seus jogos. O Estádio ficou conhecido como "Gigante da Vila Passos". Seu nome é em homenagem a Joaquim Moreira Alves dos Santos, pelas mãos do qual ocorreu o nascimento das atividades esportivas no estado do Maranhão. Estão sendo colocadas cadeiras em todo o Estádio e sua capacidade deverá ser reduzida para 13.500 espectadores. É o Estádio onde o Moto Club atualmente manda seus jogos.

Títulos

Regionais

Estaduais

Municipais

Handebol

Nacional

Futsal

Nacional

Estadual

Beach Soccer

Estadual

Futebol Nacional

Futpédia

A Futpédia é uma enciclopédia on-line brasileira sobre futebol, lançada em 6 de novembro de 2008 pelo site GloboEsporte.com e mantida pelas Organizações Globo.[1] Mantém base de dados sobre futebolistas, treinadores, clubes, jogos e competições brasileiras. Tem as primeiras informações de todas as edições do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Saiba mais sobre o Moto Club no Futpédia

Taça Brasil

  • 1960 - 8º colocado
  • 1961 - 14º colocado
  • 1967 - 19º colocado
  • 1968 - 7º colocado

Campeonato Brasileiro Série A

  • 1973 - 39º colocado
  • 1975 - 41º colocado
  • 1978 - 54º colocado
  • 1979 - 76º colocado
  • 1982 - 28º colocado
  • 1983 - 39º colocado
  • 1984 - 37º colocado

Campeonato Brasileiro Série B

  • 1972 - 11º colocado
  • 1980 - 36º colocado
  • 1985 - 21º colocado
  • 1987 - 7º colocado
  • 1989 - 17º colocado
  • 1990 - 8º colocado
  • 1991 - 57º colocado
  • 1994 - 12º colocado
  • 1995 - 17º colocado
  • 1996 - 8º colocado
  • 1997 - 23º colocado

Campeonato Brasileiro Série C

  • 1981 - 15º colocado
  • 1992 - 9º colocado
  • 1998 - 9º colocado
  • 1999 - 13º colocado
  • 2000 - 7º colocado (Módulo Verde)
  • 2001 - 65º colocado
  • 2004 - 26º colocado
  • 2005 - 19º colocado

Campeonato Brasileiro Série D

  • 2009 - O Moto foi eliminado na primeira fase no Grupo 2. Com uma campanha fraca em 6 jogos foram 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 10 gols a favor e 6 contra.

Tabela de Jogos

1ª Rodada
05/07/2009 - 16:00 - Cristal/AP 0x1 Tocantins/TO
05/07/2009 - 17:00 - São Raimundo/PA 2x0 Moto Club/MA
2ª Rodada
12/07/2009 - 16:00 - Tocantins/TO 1x4 São Raimundo/PA
12/07/2009 - 17:00 - Moto Club/MA 2x2 Cristal/AP
3ª Rodada
19/07/2009 - 16:00 - Tocantins/TO 0x4 Moto Club/MA
19/07/2009 - 17:00 - São Raimundo/PA 0x1 Cristal/AP
4ª Rodada
26/07/2009 - 16:00 - Cristal/AP 0x1 São Raimundo/PA
26/07/2009 - 17:00 - Moto Club/MA 1x1 Tocantins/TO
5ª Rodada
02/08/2009 - 18:00 - Cristal/AP 1x0 Moto Club/MA
02/08/2009 - 18:30 - São Raimundo/PA 2x2 Tocantins/TO
6ª Rodada
09/08/2009 - 16:00 - Tocantins/TO 1x2 Cristal/AP
09/08/2009 - 16:00 - Moto Club/MA 3x0 São Raimundo/PA

Grupo 2
Pos Time PG J V E D GP GS SG %
1 São Raimundo-PA 10 6 3 1 2 9 7 2 55.5
2 Cristal-AP 10 6 3 1 2 6 5 2 55.5
3 Moto Club 8 6 2 2 2 10 6 4 44.4
4 Tocantins-TO 5 6 1 2 3 6 13 -7 27.7

Copa do Brasil

Foram nove participações (1990, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007 e 2009), sendo eliminado na primeira fase em sete edições (1990, 1999, 2001, 2002, 2006, 2007 e 2009), e nas outras duas edições (2003 e 2005), foi eliminado na segunda fase, ambas pelo Vasco da Gama.

  • 1999 - Após nove anos desde a sua última participação o Moto Club volta a disputar novamente a Copa do Brasil e novamente é eliminado na primeira fase pelo, só que dessa vez foi pelo Goiás-GO. Após vencer por 3x2 em São Luis, o Moto Club sofreu uma goleada por 4x0 em Goiania e voltou pra casa eliminado.

Calendário de Jogos

Atualizado às 16h50 de 17 de Novembro de 2012

Próximo jogo

Copa União 2012 - 2º turno - 6ª Rodada
Seg. 19/11 às 20h15 - Castelão
Sampaio Corrêa Placar Moto Club
Sampaio Correa x MotoClub

Ficha Técnica
Sampaio Corrêa: Deivid, Denílson, Germano, Carlinho Rech e Luís Jorge; Dudu, Alex, Eloir e Cleitinho; Júnior Chicão e Thiago Miracema. Técnico: Dejair Fereira.
Moto Club: Érico; Tm Marcos, Nildo, Carlinho Rocha e Cleiton; Iury (Robson), Batata, Curuca, Valbson, Israel e Carlinhos Silva. Técnico: Cabrera
Árbitro:
Auxiliares:
Reserva:

Jogo Anterior

Copa União 2012 - 2º turno - 5ª Rodada
Seg. 15/11 às 20h15 - Nhozinho Santos
Moto Club Placar Cordino
MotoClub 0x1 Cordino

Gols
Cordino: Kelson

Ídolos

Jogadores que marcaram época no Moto Club.
Jogador Temporadas Posição País
Abuda 2011 Atacante
Ademir Chagas 1996 Volante
Bacabal Atacante
Bruno Chocolate 2010 e 2011 Atacante
Clayton 1993 e 1994 Zagueiro
Clemer 1987 e 1993 Goleiro
Cosme 2005 Atacante
Diego Palhinha 2008 Meia
Dirceu 2001 Atacante
Douglas Bilica 2001, 2002 e 2004 Volante
Edinho Xerife 1990 Zagueiro
Fernando Forletta 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 Volante Argentina
Hamilton Campos 1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968 Atacante
Helio Maranhense 1990 Volante
Isael Lateral
Jack Jones 2000, 2004 e 2009 Atacante
Jheimy 2009 Atacante
Juary 1990 Atacante
Júnior Maranhão 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002 Volante
Kléber Pereira 1995, 1996, 1998, 1999, 2011, 2012 Atacante
Marciano 2005 Meia
Marcinho 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2009, 2011 Meia
Mariceuzinho Meia
Miguel Bazán 2012 Zagueiro Argentina
Misael 2006, 2007 e 2008 Atacante
Paulinho Carioca 2005 Meia
Pintinho 2000, 2003 e 2005 Meia
Pires 1995, 1996, 1997, 1998 e 2011 Volante
Raimundinho Atacante
Faísca 1970, 1971, 1972, 1973 e 1974 Volante
Ramón Larossa 2009 Atacante Uruguai
Roberto Fonseca 1998 Zagueiro
Rodrigo Gardela 2009 Goleiro Uruguai
Simão 1969, 1970 e 1971 Atacante
Válber 2006 Meia
Zé Roberto 1990 Atacante

Elenco Atual

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • : Craque da Equipe
  • Prata da casa: Prata da Casa
  • Suspenso: Jogador Suspenso
  • : Jogador Lesionado
  • Seleção Brasileira: Seleção Brasileira


Goleiros
N.º Jogador
1 Brasil Gustavo
12 Brasil Rômulo
Defensores
N.º Jogador Pos.
3 Brasil Hans Muller Z
4 Brasil Carlinhos Rocha Z
14 Brasil Breno Z
15 Brasil Dedé Z
2 Brasil Cacá LD
16 Brasil Vanute LD
6 Brasil Clayton LE
17 Brasil Tássio LE
18 Brasil Diogo LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
5 Brasil Curuca V
8 Brasil Babata V
11 Brasil Davis V
19 Brasil Tim Marcos V
20 Brasil Pedrão V
21 Brasil Josivan V
22 Brasil Marcinho Prata da casa V
10 Brasil Valbson M
Atacantes
N.º Jogador
23 Brasil Kléber Pereira Capitão Prata da casa
9 Brasil Carlinhos Silva
7 Brasil Robson Belfort
25 Brasil Vanvan
26 Brasil Leonilson
27 Brasil Dilton
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Paulo César T
Brasil Belfort Braga AS
Brasil Adriano Silva PF
Brasil Marcial TG
Brasil Flávio Araujo FT
Brasil Agêge Haidar FT
Brasil Raimundo Soares MA
Brasil Kléber Pereira CEO

Transferências 2012

Legenda
  • Volta de Empréstimo: Jogadores Devolvidos (Empréstimo)
  • Emprestado: Jogadores Emprestados



Diretoria

Biênio 2013-2015
Função Nomes
Presidente Brasil Roberto Fernandes
Vice-Presidente BrasilUbaldo Silva
Gerente de Futebol BrasilWaldemir Rosa
Departamento de Patrimônio BrasilRochinha
Departamento Financeiro BrasilJoão Madson BrasilLuciano Pereira
Departamento de Esportes BrasilWilson Wyse BrasilJosé Pinheiro BrasilWaldemir Rosa
Departamento de Marketing BrasilHans Nina Hohn BrasilNeto Moraes BrasilCelio Sergio
Departamento Jurídico BrasilAdolfo Amim BrasilPetrônio Alves BrasilWallace Serra
Departamento de Projetos BrasilSousa Neto BrasilRommeo Amim BrasilCordeiro Filho
Divisões de Base BrasilRoberto Junior BrasilAlex Hossan BrasilJoão Benoni
Comissão Institucional BrasilAlim Maluf BrasilAlbino Soeiro BrasilJota Pinto




















Torcidas Organizadas

Material Esportivo

Curiosidades

  • 1º jogo: No dia 17 de setembro de 1939, o Moto Club fez sua primeira partida de futebol. Enfrentou o Ateneu Teixeira Mendes, time campeão estudantil. O resultado final foi 1 X 1, com gol marcado por Bibi;
  • 1º Jogo Oficial: No dia 9 de abril de 1940, o time motorizado participou do primeiro torneio início do Campeonato Maranhense de Futebol. O quadro rubro-negro perdeu de 2 X 1 para o MAC. O Moto jogou com Ahu, Zezico, Pires, Mozabá e Neves (Carrasco - 91), Elvitre, Cecilio, Jacaré, Bá e Anderson;
  • Estádio Santa Isabel: O Moto Club foi o único time do estado a ter seu próprio Estádio, o Estádio Santa Isabel, que foi demolido em 1972 para construção do Ministério da Fazenda;
  • Papão do Norte: Mesmo sendo um clube da região nordeste, é conhecido como "Papão do Norte", devido as suas conquistas na região, e pelo fato do proprio estado do Maranhão ser incluido nas competições oficiais da Região;
  • Hamilton Sadias Campos: Maior artilheiro do Moto Club com 244 gols;
  • Rubro Negro da Fabril: Como também é conhecido em São Luís (Fábricas de propriedade do seu primeiro presidente);
  • Heptacampeão: É o único clube a atingir a marca de heptacampeão clássico (7 vezes seguidas) no Campeonato Maranhense de Futebol. Atingiu a inigualável marca nos anos de 1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949 e 1950;
  • Século XXI: Maior Campeão Maranhense no Século XXI;
  • Clemer: Clemer Melo da Silva, conhecido apenas como Clemer, foi um grande goleiro revelado pelo Moto Club no ano de 1987. Passou por grandes equipes como Flamengo e Internacional, além de Guaratinguetá, Santo André, Remo, Goiás, Ferroviário e Portuguesa
  • Reestreia de Kléber Pereira: No dia 30 de agosto de 2011, o atacante Kléber Pereira fez sua reestreia pelo time do Moto Club. Ele que já jogou em grandes equipes do país como Santos, Internacional, Náutico, Atlético Paranaense e Vitória, e também de outros países como França, jogando pelo Sion e México, jogando por Tigres, Veracruz, América e Necaxa. Ele iniciou sua carreira como jogador no Moto Club no ano de 1996. Na reestreia dele, enfrentou o time do Cordino e o resultado foi 2 X 1 para o time do Moto Club, onde neste jogo, ocorreu o 1º gol de Kléber Pereira na volta em 2011. [1]

Ranking da Confederação Brasileira de Futebol

  • Posição: 60ª
  • Pontuação: 304 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Referências

  1. globoesporte.globo.com: globoesporte.com lança a Futpédia (6 de novembro de 2008)
  2. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. Júnior, Janir (15 de março de 2012). «Moto Club está bem perto de acerto com zagueiro argentino». GloboEsporte.com. Consultado em 15 de março de 2012  line feed character character in |título= at position 28 (ajuda)
  5. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. «Elenco do Moto Club para a temporada 2012 com muitas novidades». blogspot.com.br. 08 de janeiro de 2012. Consultado em 02 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  7. «Elenco do Moto Club para a temporada 2012 com muitas novidades». blogspot.com.br. 08 de janeiro de 2012. Consultado em 02 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  8. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  9. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  11. «Maioria dos reforços do Moto Club está apta a titularidade». globoesporte.globo.com. 25 de março de 2012. Consultado em 28 de junho de 2012  line feed character character in |título= at position 30 (ajuda)
  12. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  13. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  14. Júnior, Janir (15 de março de 2012). «Moto Club está bem perto de acerto com zagueiro argentino». GloboEsporte.com. Consultado em 15 de março de 2012  line feed character character in |título= at position 28 (ajuda)
  15. «Elenco do Moto Club para a temporada 2012 com muitas novidades». blogspot.com.br. 08 de janeiro de 2012. Consultado em 02 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  16. «Elenco do Moto Club para a temporada 2012 com muitas novidades». blogspot.com.br. 08 de janeiro de 2012. Consultado em 02 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  17. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  18. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  19. Júnior, Janir (20 de março de 2012). «Moto apresenta Rafinha e desiste de atacante». jornalpequeno.com.br. Consultado em 26 de junho de 2012 
  20. Júnior, Janir (30 de junho de 2012). «Base é mantida, mas concorrência pela titularidade aumenta no Moto». globoesporte.globo.com. Consultado em 01 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  21. Júnior, Janir (15 de março de 2012). «Moto Club está bem perto de acerto com zagueiro argentino». GloboEsporte.com. Consultado em 15 de março de 2012  line feed character character in |título= at position 28 (ajuda)
  22. «Moto apresenta elenco renovado para 2012». arenanordeste.com. 04 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  23. «Elenco do Moto Club para a temporada 2012 com muitas novidades». blogspot.com.br. 08 de janeiro de 2012. Consultado em 02 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  24. «Bira Lopes é o novo treinador do Moto Club». imirante.globo.com. 27 de fevereiro de 2012. Consultado em 28 de junho de 2012 
  25. «MA: Paulo César é o novo técnico do Moto Clube». futebolinterior.com.br. 16 de julho de 2012. Consultado em 20 de julho de 2012 
  26. «TO: TEC contrata Pelézinho ex-Moto Clube». folhadobico.com.br. 13 de abril de 2012. Consultado em 13 de abril de 2012 
  27. «Mais uma revelação do futebol do Maranhão é destaque em São Paulo». GloboEsporte.com. 20 de junho de 2012. Consultado em 20 de junho de 2012 
  28. «Rio Branco volta aos treinos com novidades». riobranco.esp.br. 20 de junho de 2012. Consultado em 01 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  29. «MA: Paulo César é o novo técnico do Moto Clube». futebolinterior.com.br. 16 de julho de 2012. Consultado em 20 de julho de 2012 

Ligações externas

Predefinição:Clubes Campeões Estaduais do Século XXI no Brasil

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.