Portal:Astecas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Asteca)
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Bem-vindo(a) ao
Portal dos Astecas
Cipactli Ehecatl Calli Cuetzpalin Coatl Miquiztli Mazatl
Tochtli Atl Itzcuintli Ozomahtli Malinalli Acatl Ocelotl
Cuauhtli Cozcacuauhtli Ollin Tecpatl Quiahuitl Xochitl Cipactli
Este portal pretende reunir conteúdos relacionados à civilização asteca.


 ver·editar Apresentação

Os astecas ou aztecas (também conhecido por mexicas e tenochnas) foram um povo ameríndio que habitou a região da Mesoamérica, correspondente a parte do México e da América Central, entre os séculos XII e XVI. O império asteca era formado por um conjunto de etnias indígenas que possuíam um idioma comum, o náuatle. Ao lado dos maias e dos incas, a civilização mexica figura entre as principais do período pré-colombiano. Apesar de não se auto-denominarem astecas, o nome foi dado pois acredita-se que a maioria das tribos era oriunda de Aztlán.

Os astecas alcançaram um alto nível de desenvolvimento da astronomia e da engenharia, além de terem elaborado um complexo sistema de medição do tempo baseados em vários calendários e um sistema hieroglífico de escrita. A religião asteca era politeísta e incluía sacrifícios humanos; as divindades dos povos conquistados eram incorporadas ao seu panteão.


 ver·editar Artigos selecionados
Aztec woman speaking.jpg

O náuatle (português brasileiro) ou nauatle (português europeu), também chamado de asteca ou mexicano em sua fase clássica, (pronúncia nativa: [ˈnaːwatɬ] ( ouvir)) é uma língua pertencente à família uto-asteca, usada pelos povos de mesmo nome e falada no território atualmente correspondente à região central do México desde pelo menos o século VII. No final do século XX, era falada por pouco menos de um milhão e meio de pessoas.

Na época da conquista espanhola do México, no início do século XVI, era o idioma dos astecas, que dominavam o México central durante o fim do período pós-clássico da cronologia mesoamericana. A expansão e influência do Império Asteca fizeram com que o dialeto falado pelos astecas de Tenochtitlán se tornasse um dialeto de prestígio na Mesoamérica deste período. Com a introdução do alfabeto latino, o náuatle também se tornou uma língua literária e muitas crônicas, gramáticas, obras de poesia, documentos administrativos e códices foram escritos nos séculos XVI e XVII. Esta língua literária baseada no dialeto de Tenochtitlán foi chamada de náuatle clássico e está entre as línguas mais estudadas e bem-documentadas das Américas.



 ver·editar Você sabia?

...na época dos primeiros contatos com os europeus, o império asteca se estendia por uma superfície de mais de 200 mil km2 e tinha uma população de cinco a seis milhões de habitantes?

...o imperador Moctezuma II acolheu amistosamente os espanhóis por crer que Hernán Cortés fosse a encarnação do deus Quetzalcóatl, cuja chegada havia sido anunciada por profecias?


 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem selecionada
O templo de Jaguar no sítio asteca de Malinalco, México.


 ver·editar Mapa

Aztec Empire 1519 map-pt.svg


Mapa do território do Império Asteca em sua extensão máxima.

 ver·editar Cronologia

Cronologia dos povos do México pré-colombiano:

Huastecas Purépechas El Tajín Mixtecas Zapotecas Astecas Toltecas Teotihuacan Olmecas Maias
 ver·editar Colabore

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os conteúdos relacionados à civilização asteca na Wikipédia! Você pode colaborar de diversas formas: criando novas páginas, expandindo as já existentes ou traduzindo conteúdos de wikis em outros idiomas.

Digite um tópico ou palavra-chave na caixa abaixo e clique no botão para criar ou editar uma página:

Ajude a Wikipédia:



Wikimedia-logo-circle.svg

Outros projetos


A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Crystal Clear action configure.png

Tarefas

 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Associados Wikimedia
Astecas no Wikinotícias     Astecas no Wikiquote     Astecas no Wikilivros     Astecas no Wikisource     Astecas no Wikcionário     Astecas na Wikiversidade     Astecas no Wikivoyage     Astecas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/AstecasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/AstecasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/AstecasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/AstecasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/AstecasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/AstecasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/AstecasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:AstecasCommons-logo.svg

Recarregue o conteúdo desta página