Usuário(a):Pedrodarte/rascunho2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em tecnologia, upload', em português carregamento (substantivo) ou carregar (verbo), é um termo, no âmbito da comunicação em redes de computadores, utilizado para referenciar a transmissão de dados de um dispositivo para outro através de um canal de comunicação previamente estabelecido.

O termo upload faz referência à operação inversa a do download, isto é, ao envio de conteúdo à Internet.

Apesar do sentido oposto do termo download, a distinção de um processo de transmissão entre download ou upload pode ser associada a uma questão de perspectiva, pois sempre que um dispositivo faz download, o dispositivo que interage com ele, faz upload e vice-versa. No entanto, essa distinção é normalmente feita considerando a participação do dispositivo que iniciou a transmissão de dados, seja obtendo ou disponibilizando.

Termo[editar | editar código-fonte]

O verbo em inglês "to upload" é comumente utilizado como substantivo no português com o auxílio do verbo "fazer" quando indica ação, como ocorre nas frases:

  • "Vou fazer o upload das fotos."
  • "Deu erro no upload do arquivo."

Nesses casos, upload por vezes também é substituído pelos verbos carregar, enviar, mandar e subir, dando origem a frases como:

  • "Vou enviar as fotos."
  • "Deu erro ao subir o arquivo."

Uso popular[editar | editar código-fonte]

O uso popular de upload[1] se limita a referenciar as transmissões de arquivos previamente selecionados do dispositivo, como fotos e documentos, para um servidor remoto (como ocorre ao enviar de fotos para uma rede social ou ao anexo arquivos a uma mensagem em um webmail). Muito embora, as operações de requisição de páginas web e envio de formulários web também consistam no envio de informações para servidores remotos e não sejam usualmente chamadas de upload.

A transmissão de videoconferência também configura um processo de upload (para quem produz), muito embora esses termos raramente sejam associados a essa forma de transmissão, onde é preferido o termo "transmissão contínua" (streaming, em inglês).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ver também a categoria: Sites de uploads

Referências

  1. «O que é upload?». Tectudo. Consultado em 21 de maio de 2016