Vila Gustavo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vila Gustavo
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Coração do Bairro da Vila Gustavo.jpg
Bairro da Vila Gustavo
Dia Oficial 25 de julho
Fundação 25 de julho de 1916 (103 anos) (aquisição do terreno)
1928 (início do loteamento)
Imigração predominante Portugal Portugal  Itália
Distrito Tucuruvi
Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Região Administrativa Nordeste

Vila Gustavo é um tradicional bairro localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, no Brasil. Pertence ao distrito do Tucuruvi, administrado pela Subprefeitura de Santana/Tucuruvi

O bairro tem predominância de residências e de uma população de classe média.

Pelo bairro passam vias importantes, como a Avenida Gustavo Adolfo e a rua Major Dantas Cortez (Norte e Oeste), Avenida Doutor Antônio Maria Laet e Avenida Guapira (Oeste e Norte), rua Cruz de Malta (Sul e Oeste) e a Avenida Júlio Buono (Leste e Sul).

História[editar | editar código-fonte]

Propriedade comprada por Gustavo Backheuser e Adolfo Thieler, em 1916, (daí o nome da Avenida Gustavo Adolfo), teve o projeto e planta de loteamento projetada pelo escritório do Engenheiro Oscar Krug, em 1928. Já na década de 10 viviam nesta região as famílias em sua maioria de imigrantes portugueses e italianos, se destacam as famílias de Manoel da Ponte e Manoel Guarda (foi José Guarda filho mais velho de Manoel, caseiro na chácara do Sr. Gustavo.) Com o loteamento dos terrenos do sítio Buraco Fundo, cujo proprietário era Francisco Buono em 25 de julho de 1916 (103 anos), o bairro inicia-se.

Na época era possível caçar pequenos animais (lebres, gatos-do-mato e perdizes) que existiam na área de matas. Conhecido também como Sítio do Tanque, devido a um reservatório de água cujo entorno era utilizado para criação de gado. Este mesmo tanque também originou o nome de uma das ruas da região, a Rua Tanque Velho. Somente na década de 1950, vieram a ser implantados os serviços básicos de água e luz.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização Geográfica[editar | editar código-fonte]

O bairro da Vila Gustavo é relativamente extenso e fica situando ao leste do distrito do Tucuruvi, fazendo divisa com a Vila Ede, em Vila Medeiros. Parte do distrito possui uma topografia acidentada de ladeiras e colinas e de certos pontos avista-se a Rodovia Fernão Dias (BR-381) e parte da cidade de Guarulhos, além de outros bairros e distritos.

Limita-se, em sentido horário, com os bairros de: Santana, Jardim São Paulo, Tucuruvi, Jardim Brasil, Vila Medeiros, Vila Ede e Parada Inglesa.

Características[editar | editar código-fonte]

A Vila Gustavo é, de forma geral, residencial. Construtoras têm feito prédios voltados a classe média. De comércio, destacam-se supermercados, farmácias, padarias, restaurantes e bares.

A proximidade dos bairros de Santana, Jardim São Paulo, Jardim França, Tucuruvi e Parada Inglesa, que são conhecidos pela presença de importantes áreas verdes na capital, faz da Vila Gustavo um dos lugares mais bem localizados da Zona Norte da capital paulista.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Vila Gustavo comemora 93 anos de fundação». Jornal SP Norte. 24 de Julho de 2009. Consultado em 5 de agosto de 2009