Saltar para o conteúdo

Centro Universitário FEI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Centro Universitário FEI
Centro Universitário FEI
Centro Universitário FEI
FEI
Fundação 1941 (83 anos)[1]
Tipo de instituição Privada
Localização São Bernardo do Campo, São Paulo
Reitor(a) Fabio do Prado
Vice-reitor(a) Marcelo Antonio Pavanello
Presidente Padre Theodoro Paulo Severino Peters, S.J.
Docentes ~350
Total de estudantes ~8250
Campi São Bernardo do Campo, São Paulo
Página oficial www.fei.edu.br


O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros" (FEI), antiga Fundação de Ciências Aplicadas (FCA), é um Centro Universitário brasileiro e privado, de caráter comunitário, ou seja, sem fins lucrativos e voltado prioritariamente para ações educacionais de cunho social.

Ao tornar-se um centro universitário em 2002, passou a integrar, sob uma única reitoria, as seguintes escolas e institutos, antes administrativamente independentes:

  • Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (fundada em 1946)
  • Escola Superior de Administração de Negócios de São Paulo - ESAN/SP (fundada em 1941)
  • Escola Superior de Administração de Negócios de São Bernardo do Campo - ESAN/SBC (fundada em 1965)
  • Faculdade de Informática - FCI (fundada em 1999)
  • Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais - IPEI (fundado em 1975)
  • Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas - IECAT (fundado em 1982)

Possui 12 departamentos acadêmicos, sendo 6 voltados a engenharia, 2 a ciências exatas, 1 a computação, 1 a administração e mais 2 a ciências sociais e jurídicas.[2]

Fundada em 1945, em uma época em que o país passava por uma forte tendência a industrialização, com o nome de Fundação de Ciências Aplicadas (FCA), foi uma das instituições de ensino pioneiras no país em sua área de atuação. [3]

Localizada no estado de São Paulo, possui dois Campi tendo sua sede na cidade de São Bernado do Campo e outro campus na cidade de São Paulo. Seus cursos de graduação e pós-graduação são voltados para as áreas de ciências tecnológicas, engenharia e gestão.

Sua sede, e maior campus, em São Bernardo do Campo, abriga todos seus cursos de graduação em engenharia, em administração de empresas e em ciências da computação, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização, atualização e extensão) e dos cursos de mestrado nas engenharias elétrica e mecânica. [4]

O Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais (IPEI) também é localizado no campus de São Bernardo do Campo. Fonte de pesquisa e inovação, é considerado referência em assuntos relacionados a engenharia e tecnologia industrial. [5]

O campus localizado na cidade de São Paulo, na Rua Tamandaré nº 688 no bairro da Liberdade é o a antiga Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN), oferece seu curso de graduação em administração de empresas, além de pós-graduações com especialização nas áreas tecnológicas e de gestão. Neste campus também é oferecido o curso de mestrado em administração de empresas.[6] [7] [8]

A área atual de seus dois campi perfaz o total de 251.600 m², sendo o campus de São Bernardo do Campo com área de 243.000 m² e o campus de São Paulo com 8.600 m².

A FEI, ao longo de sua existência, já formou através de seus cursos mais de 50 mil profissionais.[9]

Atualmente a sua biblioteca conta com um acervo de 27 mil títulos em 52 mil exemplares entre publicações, jornais, multimeios, DVD, vídeos, CD Roms, Trabalhos de Conclusão de Curso, etc. [10]

Além do ensino superior, a FEI também atua no ensino médio profissionalizante através da Escola Técnica São Francisco de Bórgia, localizada na capital paulista, no bairro da Liberdade.

Visão geral

Faculdade de Engenharia Industrial - FEI

A FEI, a princípio, Faculdade de Engenharia Industrial, é uma tradicional escola de engenharia fundada no Brasil em 1946, na cidade de São Paulo, pelo padre jesuíta Roberto Sabóia de Medeiros, que no ano de 1945 fundara também sua mantenedora, a Fundação de Ciências Aplicadas (FCA).

Seu primeiro curso foi o de Engenharia Química. Depois vieram as engenharias Mecânica, Elétrica e, com o passar dos anos, o leque de modalidades oferecidas foi sendo ampliado ainda mais.

Em curto espaço de tempo, juntamente com outras escolas ligadas à Igreja Católica, a FEI passou a integrar a Universidade Católica de São Paulo (atual PUC-SP), da qual se desligaria dali a alguns anos, voltando assim à condição de escola independente.

No início dos anos 1960, a FEI começou a transferir suas instalações para a região do ABC, buscando aproximar-se do pólo industrial que havia começado a se criar por lá. Escolheu, então, a cidade de São Bernardo do Campo, onde, após anos de construção, mais precisamente em 1969, veio a inaugurar seu principal campus.

Ainda na primeira metade da década de 1980, a FEI foi uma das pioneiras, dentre as escolas particulares de engenharia do Estado de São Paulo, a implantar um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, oferecendo o Mestrado em Engenharia Elétrica.

Em 2002, a FEI, em conjunto com as outras escolas superiores mantidas pela FCA (Escola Superior de Administração de Negócios de São Paulo (ESAN-SP) e de São Bernardo do Campo (ESAN-SBC) - e a Faculdade de Informática(FCI)), passou a constituir o Centro Universitário da Fundação de Ciências Aplicadas.

Note-se, também, que a ESAN-SP, fundada pela mesma ordem jesuíta no ano de 1941, foi a primeira escola de administração do Brasil, tendo sido criada nos moldes da Harvard University Graduate School of Business Administration.

Com a formação do novo centro universitário, o conglomerado educacional da Fundação de Ciências Aplicadas passou a ter dois Campi, um em São Bernardo do Campo e outro em São Paulo.

Pouco depois, a Fundação teve seu nome alterado e, a partir de então, a já tradicional sigla FEI passou a ter um segundo e mais amplo significado, referindo-se à rebatizada Fundação Educacional Inaciana 'Pe. Sabóia de Medeiros, a nova denominação da mantenedora. Assim, seu complexo educacional de ensino superior passou a chamar-se Centro Universitário da FEI, ou simplesmente FEI, numa alusão tanto à Fundação quanto à sua mais renomada faculdade.

FEI-X3

Desde os anos 1970, a Mecânica Automobilística da FEI se destaca pela produção de protótipos veiculares, como o esportivo FEI-X3 (também conhecido numa segunda versão como Lavínia) ou o mini-trem de alta velocidade TALAV. E, ainda hoje, novos veículos projetados por seus alunos fazem muito sucesso em feiras e exposições do setor automotivo.

Além da Engenharia Mecânica, outra área que tem grande destaque na FEI é a Engenharia Elétrica. Estas duas modalidades, trabalhando em conjunto têm obtido grande êxito, inclusive conquistando prêmios nos segmentos de Energia e Robótica.

Em 2006, um projeto de Biotecnologia desenvolvido conjuntamente pelos Departamentos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Química da FEI foi escolhido para ser um dos experimentos levados a teste na Estação Espacial Internacional (ISS) pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes durante a Missão Centenário.

A FEI oferece os seguintes cursos:

Cursos

Atualmente existem 7 (sete) modalidades de cursos de engenharia oferecidos pela faculdade.

As etapas para o curso diurno (5 anos) são:

Primeiro ano (1º e 2º ciclo)
Ciclo básico, igual para todos os alunos.
Segundo ao quarto ano (3º ao 8º ciclo)
No final do 2° ciclo o aluno realiza a escolha de qual área deseja seguir (Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica e de Materiais, Produção, Química, Têxtil e Automação e Controle) e segue até o 8º ciclo com as matérias profissionalizantes da área escolhida.
Quinto ano (9º e 10º ciclo)
No 9º ciclo o aluno deverá escolher a especialização (ênfase) que deseja seguir no último ano, por exemplo, no curso de Engenharia Elétrica o aluno deverá optar por uma das três especializações existentes: Eletrônica, Computadores ou Telecomunicações.

As etapas para o curso noturno (6 anos) são:

Três primeiros semestres (1º, 2º e 3º ciclo)
Ciclo básico, igual para todos os alunos.
A partir do quarto semestre (4º ciclo em diante)
Ao fim do 3º ciclo é realizada a escolha, pelo aluno, de qual área deseja seguir (Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica e de Materiais, Produção, Química, Têxtil ou Automação e Controle).

Atualmente existe 1 (uma) modalidade de curso de Administração de empresas pela faculdade.

As etapas para o curso diurno (5 anos) ou noturno (6 anos), além de estágio obrigatório de 320 horas e TCC.

O Curso diurno está disponível apenas no campus São Paulo.

Carreiras de Graduação

Carreiras de Especialização

  • Administração de Empresas para Engenheiros
  • Administração de Produção
  • Administração Financeira
  • Automação Industrial e Sistemas de Controle - Mecatrônica
  • Controladoria e Auditoria
  • Estratégias para a Qualidade e a Competitividade
  • Gestão Ambiental Empresarial
  • Gestão de Comércio Exterior
  • Gestão de Marketing e Vendas
  • Gestão de Projetos - PMBOK Guide
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão e Tecnologia em Projeto de Produto
  • Gestão Empresarial
  • Logística
  • Mecânica Automobilística
  • Planejamento e Gestão de Construções Sustentáveis
  • Processos e Produtos Têxteis
  • Sistemas Elétricos de Energia Suprimento, Regulação e Mercado
  • Tecnologia de Processos Químicos e Petroquímicos

Carreiras de Mestrado

Carreiras de Doutorado

Projetos Institucionais

  • AeroDesign: Desenvolvimento do estudante no ramo de Engenharia Aeronáutica, por meio de projeto e construção de aeronaves cargueiras rádio-controladas.
  • FEI Baja: Competição entre universidades em que alunos projetam e constroem veículos tipo baja
  • Fórmula FEI: Competição entre universidades em que alunos projetam e constroem veículos tipo fórmula
  • Maratona de Programação: Desafio entre equipes de alunos de grandes universidades para resolver problemas computacionais de vários níveis
  • Microgravidade: Experimentos de gravidade reduzida realizados por meio do lançamento de amostras em parceria com o Centro Técnico Aeroespacial.
  • Projeto JOVEM: "Jornadas de Valorização das Engenharias no Ensino Médio" o projeto do Centro Universitário da FEI que visa a atrair talentos para as Engenharias.
  • Robô FEI: Criação de times de futebol de robôs, o projeto contribui para o avanço científico e tecnológico dos alunos.
  • Junior FEI: Empresa Junior há mais de 10 anos no mercado, do ramo de consultoria e desenvolvimento de projetos nas áreas de: Engenharia, Ciencia da Computacao e Administracao. A empresa é formada somente por alunos do Centro Universitario da FEI.

Localização

Campus Liberdade Campos São Bernardo do Campo
Rua Tamandaré, 688 Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972
Bairro Liberdade Bairro Assunção
São Paulo São Bernardo do Campo - SP

Ver também

Notas e referências

Ligações externas