Ouagadougou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ouagadougou
—  Cidade  —
Avenida Kwamé N'Krumah em Ouagadougou
Avenida Kwamé N'Krumah em Ouagadougou
Localização de Ouagadougou em Burkina Faso
Localização de Ouagadougou em Burkina Faso
12° 21' 26" N 1° 32' 7" O
País  Burkina Faso
Região Centro
Província Kadiogo
Distritos
Administração
 - Prefeito Simon Compaoré
Área
 - Total 219 km²
População (Censo 12/2006)[1]
 - Total 1 475 223
    • Densidade 6 736,2/km2 
' - Conurbação' 1 727 390
Sítio Ouagadougou

Ouagadougou ou Uagadugu[2] [3] é a capital e maior cidade do Burkina Faso (chamado anteriormente de Alto Volta), situando-se na província de Kadiogo e contando com cerca de 1,4 milhão de habitantes. Trata-se de uma cidade muito antiga, que foi o centro do estado Mossi nos séculos XIV e XV e que foi ocupada pelos franceses, em 1896. Tornou-se capital do Alto Volta entre os anos de 1919 e 1932 e de Burkina Faso desde que este país mudou o nome, em 1984.

Governo[editar | editar código-fonte]

As primeiras eleições municipais foram realizadas em 1956. A cidade é governada por um prefeito, que é eleito com um mandato de cinco anos, junto com dois conselheiros e 90 vereadores.

Economia[editar | editar código-fonte]

As indústrias primárias de Ouagadougou são o processamento de alimentos e têxteis. A cidade é servida por um aeroporto internacional, tendo também um grande mercado a céu aberto, um dos maiores mercados da África Ocidental, que sofreu um grande incêndio em 2003 e permanece fechado.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ouagadougou é geminada com:

Referências

  1. Burkina Faso - Administrative units em GeoHive.com (em inglês)
  2. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas Código de Redacção Interinstitucional. Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  3. Porto Editora. Uagadugu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Visitado em 19 de janeiro de 2012.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ouagadougou
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Burkina Faso, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.