Rudolph Giuliani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rudolph Giuliani
Rudolph Giuliani
107.º Prefeito de Nova York Flag of the Mayor of New York City.svg
Mandato 1 de janeiro de 1994
a 31 de dezembro de 2001
Antecessor(a) David Dinkins
Sucessor(a) Michael Bloomberg
Vida
Nascimento 28 de maio de 1944 (70 anos)
Brooklyn, Nova Iorque
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Dados pessoais
Alma mater Universidade de Nova Iorque
Cônjuge Judith Giuliani (c. 2003)
Partido Republicano
Profissão Advogado, empresário

Rudolph William Louis Giuliani KBE (Brooklyn, Nova Iorque, 28 de maio de 1944) é um político americano, descendente de imigrantes italianos da região da Toscana, ex-chefe do governo municipal da sua cidade natal (de 1 de janeiro de 1994 a 31 de dezembro de 2002). Tornou-se famoso por implementar uma política de "tolerância zero" contra criminosos, o que diminuiu sensivelmente as taxas de criminalidade da cidade.[1]

A ligação de Giuliani a Nova Iorque levou a que em 1989 se candidatasse a prefeito da cidade (o equivalente a prefeito no Brasil ou presidente da Câmara Municipal em Portugal) pelo partido Republicano, sendo apoiado pelo Partido Liberal. Perdeu por uma margem mínima contra o democrata David Dinkins, mas insistiu na corrida em 1993, baseando a sua campanha na qualidade de vida, combate ao crime, desenvolvimento do comércio e da educação. De novo contra Dinkins, desta vez ganhou, o mesmo se passando em 1997, aqui por larga margem. Com Giuliani como mayor os crimes em Nova Iorque desceram 57%. Só os assassinatos foram reduzidos em 65%. A partir daí, o FBI considerou Nova Iorque a mais segura das grandes cidades norte-americanas. Passou a ser um modelo para outras cidades e viu crescer o número de turistas. Outra das medidas do republicano Rudy Giuliani foi limpar a cidade, o metrô e os espaços públicos, sendo o melhor exemplo Times Square.

Era ele o prefeito quando se deram os Ataques de 11 de Setembro de 2001 que causaram centenas de vítimas no World Trade Center.

De entre as várias participações em livros, Giuliani editou, juntamente com Ken Kurson, Lidership (2002) e uma edição especial, sozinho, intitulada Leadership & Lidership Trough the Ages (2003).

Pré-candidato à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2008, abandonou a corrida ainda nas prévias após fracos resultados.

Referências

  1. Burton, Danielle. "10 Things You Didn't Know About Rudy Giuliani", U.S. News & World Report, 7 de fevereiro de 2007. Página visitada em 11 de junho de 2014.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Rudolph Giuliani
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.