Alencar Santana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alencar Santana Braga
Alencar Santana
Deputado Federal por São Paulo
Período 1º de fevereiro de 2019
até atualidade
Deputado Estadual de São Paulo
Período 15 de março de 2011
até 31 de janeiro de 2019
Vereador de Guarulhos
Período 1º de janeiro de 2005
até 14 de março de 2011
Dados pessoais
Nascimento 14 de março de 1976 (43 anos)
São Paulo, SP, Brasil
Partido PT (1998-atualmente)
Profissão Advogado
Website alencarbraga13.com.br

Alencar Santana Braga, mais conhecido como Alencar Santana (São Paulo, 14 de março de 1976) é um advogado e político brasileiro. É advogado, formado em Direito com especialização em Direito Constitucional, membro do Partido dos Trabalhadores (PT) eleito deputado estadual em 2010, com 154.272 votos [1] e reeleito em 2014 como o deputado mais votado do PT em São Paulo. Em 2018 foi eleito deputado federal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alencar começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, com 16 anos de idade. Por acreditar na ideologia do Partido dos Trabalhadores, filiou-se à legenda em 1998. Foi assessor de um vereador do PT em Guarulhos em 2000 e posteriormente assumiu a chefia de gabinete do deputado estadual Sebastião Almeida e também foi secretário de governo.

Alencar foi eleito pela primeira vez vereador de Guarulhos em 2004, aos 28 anos, tendo sido o parlamentar mais jovem do PT e líder do governo do prefeito Elói Pietá. Seu trabalho como vereador foi aprovado, tendo sido reeleito em 2008 com quase o dobro de votos do primeiro pleito.

Em 2010 foi eleito o deputado estadual mais votado de Guarulhos, sendo reeleito em 2014 como o deputado mais votado do PT no Estado de São Paulo.

Em 2018 foi eleito deputado federal para a gestão 2019 - 2022 no Congresso Nacional.

Atuação Parlamentar[editar | editar código-fonte]

Já foi presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, a qual compete discutir proposições e assuntos relativos a saneamento, abastecimento de água, serviços e obras públicas, concessão de uso de bens públicos, energia elétrica ou de outras fontes, bem como sobre a organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins. Também foi membro da Comissão de Transportes e Comunicações da Casa. Atualmente é presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa.

Alencar foi escolhido pelos colegas deputados para representar a Bancada petista na Assembleia Legislativa nos anos 2012-2013 e 2017-2018.

E em outubro de 2013 Alencar conseguiu aprovar a PEC da Juventude, uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado que altera o artigo 277, inserindo o termo “jovem” ao lado das mulheres, das crianças, dos adolescentes, idosos e deficientes como sujeito de direitos e proteção especial por parte do Estado em decorrência de particularidades.

Em Guarulhos, a segunda cidade do Estado e que sedia o maior aeroporto da América do Sul, Alencar luta pelo sonho do trem e metrô na cidade transpondo os muros da Capital. “Temos mais de 1,3 milhões de habitantes, o aeroporto movimenta mais de 120 mil pessoas dia, e não temos transporte metroferroviário até São Paulo”. Pleita a extensão do trem (Linha 13 - Jade) até os bairros de Boncesusso/Pimentas em Guarulhos.

Em 2016 foi o único deputado de oposição na CPI da Merenda, que apontou desvios e relatório denunciando o envolvimento de políticos no esquema.

O petista tem atuado em todo Estado, visando compreender os problemas das cidades e trabalhando em busca de soluções.

Em seu primeiro ano de mandato conseguiu a provar a lei 14.547/11, que proíbe a cobrança pelo uso dos banheiros das rodoviárias de todo Estado de São Paulo.

- Autor da Lei 15.854/15, que garante os mesmos benefícios aos clientes antigos das novas promoções pelos serviços de internet, telefonia, TV e outros.

O petista tem atuado em todo Estado, visando compreender os problemas das cidades e trabalhando em busca de soluções. Na região do Alto Tietê, por exemplo, vem lutando pela instalação de uma universidade estadual. Em Franco da Rocha, juntamente com o prefeito Kiko, vem de dedicando para que a cidade tenha uma instituição federal de ensino superior. Em Bragança Paulista, destinou recursos para um programa de inclusão digital nas escolas. Indicou emendas para projetos em várias cidades.

Referências

  1. «Alencar Santana» (em inglês). Eleições 2014. 2014. Consultado em 26 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]