Catanduva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catanduva
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Catanduva
Bandeira
Brasão de armas de Catanduva
Brasão de armas
Hino
Lema Trabalho sério,Resultado certo.
Gentílico catanduvense
Localização
Localização de Catanduva em São Paulo
Localização de Catanduva em São Paulo
Localização de Catanduva em São Paulo
Catanduva está localizado em: Brasil
Catanduva
Localização de Catanduva no Brasil
Mapa
Mapa de Catanduva
Coordenadas 21° 08' 16" S 48° 58' 22" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Pindorama, Palmares Paulista, Ariranha, Novais, Itajobi, Elisiário, Catiguá
Distância até a capital 396 km[1]
História
Fundação 1918 (93 anos)
Administração
Prefeito(a) Afonso Macchione Neto (PSDB, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [2] 292,240 km²
População total (Censo IBGE/2010[3]) 112 843 hab.
 • Posição SP: 60º
Densidade 386,1 hab./km²
Clima tropical semi-úmido (Aw)
Altitude 503 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,833 muito alto
 • Posição SP: 29°
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 1 887 275,506 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 16 545,03

Catanduva é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Fundado em 14 de abril de 1918, localiza-se a uma latitude 21° 8′ 16″ sul e a uma longitude 48° 58′ 22″ oeste, estando a uma altitude de 503 metros. Sua população em 2010 é de 112 843 habitantes.[3] É a 43ª melhor cidade do país segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2009. Sua economia é baseada no comércio, prestação de serviços, indústrias diversas e agricultura. Possui um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de São Paulo. É considerada a 2ª maior cidade da região noroeste do estado de São Paulo, e a maior cidade de sua microrregião.

História

Até hoje ninguém sabe quem fundou Catanduva, mas crê-se em duas histórias, tendo em base que seu 1º nome era "Cerradinho", uma vilinha construída às margens do rio São Domingos. As histórias são:

  • José Lourenço Dias Figueiredo, de Minas Gerais, havia comprado propriedades em 1850. Em 1889, Joaquim Figueiredo, seu filho, tomou posse dessas terras e começou o cultivo delas e a construção da primeira casa de telhas.
  • Já a outra história diz que Antônio Maximiano Rodrigues fundou a cidade. Natural de Conceição do Rio Verde, no estado de Minas Gerais, teria adquirido terras na região de Catanduva, por volta de 1850, e nelas se estabelecido em 1892, quando fez a doação de 10 alqueires da sua propriedade para patrimônio da Paróquia de São Domingos, batizada com o nome, já mencionado, de Cerradinho por se encontrarem tais terras encravadas na Fazenda de São Domingos do Cerradinho. Outros, ainda, optam pelo nome de Domingos Borges da Costa (vulgarmente conhecido por "Minguta") velho que se radicou nas cercanias da povoação nascente, à beira de um riacho, hoje denominado Minguta.

A Imperial Estrada do Taboado que de Jaboticabal aprofundava pelo alto sertão, passando por Monte Alto, Vista Alegre do Alto, Palmares Paulista (antigo Cordão Escuro), Tabapuã e Rio Preto até atingir o Porto de Taboado, no rio Paraná, era a principal via de penetração, naquela época, absorvendo todo o movimento comercial da região. Por força desse determinismo geográfico, Cerradinho tornou-se tributário de Cordão Escuro. Mas quando a ferrovia veio abrir novos rumos à civilização, a insignificante povoação de Cerradinho tomou novo alento, transferindo para si o eixo comercial de toda a região. Antes mesmo da chegada da Estrada de Ferro Araraquara em 1910, foi criado o Distrito de Paz, no município de São José do Rio Preto, com a denominação de Vila Adolfo, em homenagem a um político de Rio Preto, Coronel Adolfo.

Desde então, o progresso urbano do Distrito foi extremamente rápido, prendendo-se ao desenvolvimento econômico da fértil zona rural. O cultivo do café, predominantemente adotado, a penetração ferroviária, de par com a assistência médico hospitalar e educacional com a qual a florescente vila ia sendo dotada, constituíram fatores decisivos para a evolução progressiva da área urbana e consequentemente do município. O conhecido título "Cidade Feitiço" é relacionado à hospitalidade dos moradores que recebem com muito carinho e atenção todos os visitantes e foi citado pela primeira vez em um jornal da cidade.

Origem do nome

Catanduva (caatanduva) é palavra de origem indígena que significa "mata doida" ou "mata doente"; é uma referência a vegetação com árvores de troncos e galhos retorcidos recobertos por casca grossa e resistente ao fogo. Este nome designava a fisionomia mais característica do cerrado brasileiro.

Aniversário e emancipação política

O aniversário de Catanduva é comemorado em 14 de abril e sua emancipação política ocorreu nesta data, no ano de 1918.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 21º08'16" sul e a uma longitude 48º58'22" oeste, estando a uma altitude de 503 metros. Sua população estimada em 2007 era de 109.362 habitantes.

Possui uma área de 292,24 km².

Clima

O clima do município é tropical semi-úmido, com verões quentes e invernos secos e mornos. A temperatura média no inverno é de 17ºC e no verão é de 26ºC. A precipitação média do mês mais seco inferior a 60mm. Segundo Köppen Aw. A temperatura média anual é de 25,33°C.

Gráfico climático para Catanduva
JFMAMJJASOND
 
 
203
 
31
21
 
 
192
 
31
21
 
 
151
 
31
20
 
 
53
 
31
18
 
 
39
 
28
15
 
 
26
 
28
14
 
 
18
 
28
13
 
 
13
 
30
15
 
 
38
 
31
17
 
 
112
 
31
19
 
 
133
 
31
20
 
 
189
 
31
20
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

Fonte: CEPAGRI

Hidrografia

  • Rio São Domingos
  • Ribeirão Minguta
  • Córrego Barro Preto
  • Córrego Fundo
  • Córrego dos Coqueiros
  • Córrego do Retirinho
  • Córrego do Jacu
  • Córrego do Cortume
  • Córrego Boa Vista

Microrregião de Catanduva

A microrregião de Catanduva é uma das microrregiões do estado brasileiro de São Paulo pertencente à mesorregião São José do Rio Preto. Catanduva é hoje um polo microrregional, com movimentados setores de serviços, comérico, indústria e agropecuária. Sua população foi estimada em 2010 pelo IBGE em 236.058 habitantes e está dividida em treze municípios. Possui uma área total de 2.279,229 km².

Economia

Catanduva ocupa o décimo quarto lugar do país no ranking feito pelo Ministério do Trabalho no mês de junho de 2010 com vagas de emprego. A geração de 922 vagas de emprego fez com que a cidade ficasse com a 2ª colocação na região noroeste do estado, perdendo apenas para Penápolis, e ficando acima de cidades como São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. A cidade também concentra um grande número de transportadoras voltadas ao transporte açúcareiro e de outros produtos agricolas, destacando a Transportadora Joverno, Leamar Transportes, Pacar Transportes, Guardia Transportes, KM Transportes, sendo essas empresas geradoras de emprego na cidade e na região.

Catanduva não é só destaque na agricultura. A cidade possui quatro distritos industriais e neles funcionam mais de 340 indústrias de diferentes ramos como metalúrgico, construção, mecânica, tipográfico, calçadista, moveleiro, usinagem e outros.

Na cidade estão instaladas empresas como a "Matilat Laticinios", "Biscoitos Itamaraty", "Gráfica São Domingos", "Mustang Pluron", "Cofevar Industria de Ferro e Aço", "Brumau Comércio de Óleos Vegetais", "Casa Doce", "Citrovita" entre outras.

Na cidade está instalado um dos maiores atacadista do estado de São Paulo, Maranhão Atacado que além de atuar no atacado possui dois supermercados na cidade sendo esse conjunto de empresas um grande empregador municipal e regional.

Atualmente, o município passa por importante reestruturação ambiental, educacional e também em seu distritos industriais, fatos que permitem vislumbrar, num futuro imediato, um cenário de franca aceleração do desenvolvimento econômico.

Setor Alimentício

O setor de alimentos é um destaque da cidade, que conta com inúmeras usinas de cana de açúcar e álcool, daí a grande produção de açúcar para o mercado interno e para exportação, e também da conhecida Indústria de Refrigerantes Devito.

Refrigerantes Devito

Fundada por Pedro De Vitto, em 1927, a empresa é uma das mais tradicionais da cidade e da região, dotada de equipamentos de última geração mantendo-se a mesma dedicação e qualidade, que acabaram por se consolidar como características marcantes da empresa, desde 1927, e sendo até hoje controlada pela tradicional família da cidade.

Ventiladores

Ventilador de teto com lâmpada integrada.

Grande destaque da indústria catanduvense é a produção e o comercio de ventiladores, o que tornou Catanduva conhecida como a "capital nacional dos ventiladores". As fábricas da cidade são responsáveis por cerca de 90% da produção nacional de ventiladores e empregam 60% da mão-de-obra ocupada da indústria no município. Em quatro grandes indústrias - Loren Sid, ARGE, Venti Delta e Ventiladores Tron -, trabalham mais de 2,8 mil metalúrgicos. Em 2006, a cidade colocou no mercado 2,5 milhões de ventiladores de parede e de teto.

Nessa área, Catanduva é a maior exportadora dessa parte do Estado. Exporta mais que São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Barretos e Sertãozinho.

Catanduva apresenta características de polo microrregional, com comércio, setor de serviços e indústria, que tentam responder às demandas de consumo da região. A malha urbana apresenta uma concentração de habitações verticalizadas na área central e uma distribuição predominante de habitações horizontais em toda a cidade.

Cana-de-Açúcar

Catanduva encontra-se situada, estrategicamente, na quarta maior região sucroalcooleira do Estado, produzindo cerca de 22 milhões de toneladas de cana, 35 milhões de sacas de 50 kg de açucar e 903 milhões de litros de álcool anidro e hidratado. Em 2009 o município exportou mais de 350 milhões de dólares.

Corte de cana-de-açúcar

A região é um dos polos canavieiros paulista mais importantes. Na cidade de Catanduva está instalada a Biocana - Associação de Produtores de Açúcar, Álcool e Energia - uma sociedade civil sem fins lucrativos, que representa 14 empresas produtoras de cana-de-açúcar e derivados. A Biocana abrange todo o centro-sul do país. Pertencem ao município a Usina São Domingos e a NG Bioenergia que são as maiores empregadoras do município e na região Essa cultura predomina, sendo seguida pela produção de laranjas, pois a cidade abriga uma unidade da Citrovita(Grupo Votorantim) para fabricação de suco de laranja e por outras culturas, destacando-se o limão taiti.

Café

Café

A Cocam é a única fábrica de descafeinar café verde no Brasil, obtendo como subproduto a Cafeína Anidra purificada. O sistema utilizado pela Cocam para descafeinar o grão verde é aprovado pelos padrões dos órgãos sanitários brasileiros (ANVISA), e pelo FDA (Food and Drug Administration-USA). Além de comercializar o Café Verde Descafeinado, a Cocam presta serviço a terceiros descafeinado a matéria-prima fornecida pelo cliente. Podem ser utilizados cafés das variedades Arábica e Robusta, separadamente ou blendados (misturados). A Cocam iniciou suas atividades em 1970 utilizando-se sempre de equipamentos de última geração. Suas plantas, Solúvel e Descafeinação, estão localizadas na cidade que era uma antiga região cafeeira. Foi a primeira fábrica de solúvel no Brasil a produzir o Freeze Dried e ainda hoje é a única no país a produzir o Café Descafeinado. Com seus contínuos investimentos no parque fabril e no Sistema de Gestão de Qualidade, tornou-se uma das maiores e mais respeitadas produtoras de café solúvel no Brasil, atuando há mais de 36 anos na fabricação de cafés que são apreciados em mais de 30 países, com parcerias comerciais sólidas,baseadas no compromisso de plena satisfação de seus clientes. O resultado de tal compromisso e comprometimento se espelha na crescente quantidade produzida e exportada ano a ano. Os setores que se destacam em Catanduva são: ventiladores, laranja, café, laticínios, álcool e açúcar.

Hospitais

Hospital Emílio Carlos

Foi construído para ser Hospital Sanatório, mas foi desativado no início da década de 80. O hospital passou a ser administrado pela Fundação Padre Albino em 1983, com atendimento de Ambulatório.

Com 32.000 m² de área construída e 12 alqueires de área total, o "Emílio Carlos", com todos os seus leitos dedicados ao SUS, é hospital escola das faculdades de medicina e enfermagem de Catanduva (FAMECA), também mantidas pela Fundação Padre Albino, atendendo as áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica, Psiquiatria, Moléstias Infecto-Contagiosas e seu Ambulatório de Ensino reúne 37 especialidades médicas.

Hospital São Domingos

As obras de sua construção começaram em 1958, ocupando 7.200 m 2 . O Hospital e Maternidade São Domingos – HMSD foi construído em um arrojado projeto arquitetado pelo Dr. Jarbas Karman. O HMSD iniciou suas atividades em 31 de janeiro de 1960, quando foi inaugurado com missa e bênção oficiadas por Dom Alexandre. A primeira Diretora do Hospital foi Irmã Angelina Rezende. No ano de 1998, iniciou-se a construção do prédio novo que abriga as modernas instalações do Centro de Terapia Intensiva Adulto, Centro de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrico, Centro Administrativo e Anfiteatro Monsenhor Juvenal Arduini.

Hospital Padre Albino

É uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que começou a atender pacientes em 11 de Outubro de 1926. Com 209 leitos o Hospital Padre Albino atende em média 892 internações mensais e realiza aproximadamente 559 cirurgias. Sua Unidade de Urgência e Emergência recebe pacientes de Catanduva, região e outros Estados, com média de 6.641 atendimentos mensais de diversas especialidades. Em 2010 foi considerado o 33º melhor hospital do estado de São Paulo.

Catanduva conta com um Hospital Psiquiatrico, um Postão Central de Saúde e outros localizados em cada bairro, um Ambulatóro Médico de Especialidades, está em reta final de construção a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24 h).

Esportes

O município, possui diversas modalidades de esportes amadores, dentre eles rugby, natação, judô, basquete, vôlei, corrida, xadrez e tênis.

Catanduva Basket Club

Desde 1997, o basquete feminino de Catanduva sagrou-se como uma vitrine nacional da cidade. Hortência Marcari despontou em sua carreira quando integrava a equipe do Higienópolis; Janeth Arcain deu os primeiros passos da sua brilhante trajetória como jogadora de basquete também em Catanduva. Naquela oportunidade tinha como dirigente o Dr. João Alberto Caparroz, que como um incentivador do esporte em nossa região ,conseguiu colocar Catanduva em destaque nacional do basquete feminino.

Mesmo com um importante histórico, a cidade ficou mais de 20 anos sem uma equipe. Mas, no início do ano de 2005, o consagrado técnico Edson Ferreto, que já liderou a Seleção Brasileira, foi convidado para retomar o esporte na cidade e formar uma equipe que pudesse representar Catanduva. As conquistas proporcionaram e continuam proporcionando um grande destaque no cenário esportivo.

O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva conquistou o Campeonato Nacional de Basquete Feminino de 2009 (12ª edição) realizado a partir de 14 de novembro de 2009 até 21 de janeiro de 2010 por oito equipes representando três estados .

Recentemente o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva conquistou o Campeonato Nacional de Basquete Feminino de 2010.

Grêmio Catanduvense de Futebol

Atualmente o município possui um time o Grêmio Catanduvense de Futebol,fundado em 8 de março de 1999,na qual pertence a primeira divisão do campeonato paulista de futebol.

Títulos

Foram três temporadas na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, para, em 2006, a equipe local ser vice-campeã e subir à Série A-3. A temporada de 2007 ficará registrada na história do futebol profissional catanduvense: o ano marca a conquista de uma vaga para a Série A-2 de 2008 do Grêmio Catanduvense de Futebol. Concretizou-se o sonho do acesso.

Mastodontes Catanduva Rugby

Atualmente o município possui um time de rugby o Mastodontes Catanduva Rugby, fundado em 01 de Janeiro de 2006,o qual participa atualmente do Campeonato Paulista do Interior e Circuito de Sevens da Liga Paulista de Rugby.

Cultura

São fontes culturais em Catanduva a Estação Cultura que realiza diversos trabalhos como aulas de danças,pinturas e entre outros lazeres, o Museu Padre Albino, a Biblioteca Municipal "Embaixador Macedo Soares"(com 48 mil volumes com 21 títulos diferentes e acervo via internet), o Museu de Imagem e Som (MIS), o Museu Histórico "Governador Pedro de Toledo", o Centro de Criação Artística e Popular "Antônio Figueiredo Malheiros" (Casa do Artesão), o Museu da Cachaça no Engenho (Santo Mário), o Sítio da Uva, o Espaço Cultural "Professor Luís Carlos Rocha", o Castelinho, dentre outros.Também há o Cine República, o Cine Bandeirantes e o Teatro Municipal "Aniz Pacha".

Museu Padre Albino

O museu Padre Albino foi criado no dia 28 de maio de 1997, para manter viva a memória de Monsenhor Albino, preservando e atualizando arquivo existente, por meio da incorporação de novas peças, documentos e depoimentos. Grande quantidade de objetos e publicações contam a história do maior benemérito da cidade, responsável por obras sociais, educativas e de saúde, que hoje beneficiam milhares de pessoas de Catanduva e região. O museu Padre Albino está aberto à visitação de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas e aos sábados da 7 às 11 horas.

Museu de Som e Imagem

Abriga o Cine Clube Julio João Trida. Possui grande acervo de filmes em super 8 mostrando a história de Catanduva. O anfiteatro, com capacidade de 200 lugares proporciona a exibição de materiais relativos á cidade Feitiço.

Igreja Matriz de São Domingos

A igreja Matriz de Catanduva, cuja obra teve início em 1919 e foi concluída em 1925, está localizada na praça Monsenhor Albino, no centro da cidade. A igreja integra o roteiro turístico do estado de São Paulo desde 1965 por causa das 19 telas e um auto retrato do famoso pintor brasileiro Benedito Calixto, nascido em Itanhaém, sendo este o maior conjunto de telas do artista em um só local.

Santo padroeiro

O Santo padroeiro da cidade de Catanduva é São Domingos de Gusmão, que dá nome a Igreja Matriz de São Domingos, fixada bem no centro da cidade. A data de celebração é 08 de agosto. Este dia tornou-se feriado municipal com uma lei proposta pelo vereador Carlos Machado na década de 70. Existem diversas homenagens prestadas ao santo na cidade que podem ser confirmadas através do nome do Rio que passa pela cidade, em estabelecimentos comerciais e na estátua de bronze esculpida e fixada na entrada do Teatro Municipal. [6]

Lazer

Boas opções de lazer são os clubes recreativos da cidade - Clube de Tênis Catanduva, Clube de Campo Catanduva e Clube Recreativo Higienópolis -, o Estádio Municipal "Sílvio Salles", a Pista de Skate Municipal "César Perez Soto", o Zoológico Municipal "Missina Palmeira Zancaner" e o Conjunto Esportivo Municipal com quadras para basquete e vôlei, piscina, campos de futebol, ginásio coberto, pista de atletismo e pista para a prática de atividades físicas. Nos bairros, também há praças e ginásios de esportes. O Recinto de Exposições "João Zancaner" é o local designado para comportar os grandes eventos realizados na cidade, como o Catanduva Rodeo Festival, a Feira de Negócios Alimentícios e o MERCOCENTRO (A Maior Feira de Agronegócio do Centro Norte Paulista).

Zoológico de Catanduva

O Zoológico Municipal "Missina Palmeira Zancaner", de Catanduva, é hoje a melhor opção de lazer ecológico da região. Possuindo uma área de 26.792,42 metros quadrados, o local tem 293 animais de 52 espécies diferentes e recebe, diariamente, grupos de estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particulares da região para caminhadas monitoradas. Na atividade, são contadas as histórias de cada animal e de sua espécie. O Zoológico de Catanduva está localizado na Rua 3 de Maio, 17. As visitas monitoradas devem ser agendadas previamente por telefone. Horário de funcionamento: de terça à domingo das 9 às 17 horas, com acesso gratuito.

Camelódromo

O município de Catanduva conta com um local destinado para a atividade dos camelôs, o Camelódromo mais conhecido como Shopping Popular Alípio Gomes, é dividido em pequenos boxes,o local comercializa bijuterias, bolsas, brinquedos e outros tipos de produtos. Antigamente essa atividade era realizada na Praça da República.

Calçadão

O chamado calçadão de Catanduva é o local que concentra densa quantidade de bancos e comércio da cidade. Na rua Brasil, a principal do centro do município, abrange diversos comércios que oferecem os mais variados serviços. Nos fins de cada ano, o comércio fica aberto até as 22:00 horas da noite com um número recorde de clientes e vendas.

Catanduva conta hoje com dois Shoppings:

Garden Catanduva Shopping

O Garden Catanduva Shopping, localizado na Avenida Engenheiro José Nelson Machado, uma das pricipais de Catanduva, é um empreendimento moderno, fruto do esforço do empreendedor e incorporador Paez de Lima Construções, em processo de expansão no município de Catanduva - SP.Numa concepção moderna de shopping centers, o projeto arquitetônico do Garden Catanduva Shopping, desenvolvido por Dominguez Felix Arquitetos Associados, contempla a agradabilidade, e privilegia a experiência de bem estar do usuário. É um shopping completo, planejado para atender a cidade e região em suas necessidades de compras, oferecendo um mix de produtos, serviços e lazer na medida certa para o mercado.

  • Características do Garden Catanduva Shopping:
  • Mais de 300 vagas de estacionamento;
  • 3 lojas âncoras;
  • 3 mega-lojas;
  • 3 cinemas;
  • 1 centro de lazer;
  • 650 metros de vitrines;
  • 11.000 m² de área de lojas.

Shopping Center Catanduva

Localizado na Rua Brasil uma das principais ruas do centro da cidade, está em construção hà mais de 10 anos, com expectativa de inauguração de 12 a 24 meses. O Shopping Center Catanduva contará com mais de 100 lojas em seus diversos andares, além de contar com um Apart Hotel no terceiro pavimento. É um dos edifícios mais altos de Catanduva.

Transporte

Rodoviário

  • SP-310 A Rodovia Washington Luís (oficialmente denominada SP-310) é uma rodovia do estado de São Paulo, Brasil. Ela é considerada uma das mais bem conservadas rodovias do país, classificando-se na primeira posição do ranking elaborado através de pesquisa rodoviária de 2007, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).[1]
Extensão da SP-310.

Seu traçado é na direção noroeste do estado, partindo das rodovias Anhanguera no km 153 e Bandeirantes no km 168, no município de Cordeirópolis e terminando no acesso ao município de Mirassol.

Essa rodovia faz a ligação de São Paulo aos municípios de Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Catanduva, São José do Rio Preto, dentre outros.

Seu nome é em homenagem a Washington Luís Pereira de Sousa (1869-1957), presidente do Brasil pelo Partido Republicano Paulista e famoso pela frase "governar é abrir estradas".

Atualmente, a Rodovia Washington Luís é administrada sob concessão das empresas privadas Centrovias e Triângulo do Sol, apresentando vários pedágios ao longo de seu trecho. Possui pista dupla na sua totalidade (pista tripla em subidas longas).

Em novembro de 2007 a rodovia foi eleita como a melhor rodovia concessionada do Brasil. Possui o segundo e o terceiro pedágios mais caros do Brasil, atrás apenas da Rodovia dos Imigrantes.

Seu traçado quase não tem curvas, possuindo constantes aclives e declives suaves entre São Carlos e Mirassol. Possui apenas dois pequenos trechos com traçado mais acidentado: na serra entre Rio Claro e São Carlos e numa depressão pouco antes de Araraquara.

  • SP-321 Cezario José de Castilho é uma rodovia do estado de São Paulo,ligando a cidade de Catanduva até as cidades de Marília e Bauru.
  • SP-351 É uma rodovia do estado de São Paulo,conhecida como Rodovia Comendador Pedro Monteleone dá acesso ao município de Catanduva e à Rodovia Washington Luiz, para a chegada até São José do Rio Preto.
  • Rodovia Vicente Sanches é uma rodovia do estado de São Paulo,ligando a cidade de Catanduva até a Usina São Domingos e a cidade de Catiguá.
  • Rodovia Comendador Chafic Saab é uma rodovia do estado de São Paulo,ligando a cidade de Catanduva até a SP 379 Rodovia Roberto Mário Perosa.
  • Rodovia Alfredo Jorge Abdo é uma rodovia do estado de São Paulo,ligando a cidade de Catanduva até a cidade de Pindorama.
  • Rodovia José Fernandes é uma rodovia do estado de São Paulo,ligando a cidade de Catanduva até a NG Bioenergia e a cidade de Catiguá.
  • Rodovia Ardo Jorge é uma rodovia do estado de São Paulo,ligando a cidade de Catanduva até a cidade de Ariranha.

Aeroviário

Fundado em 20 de janeiro de 1940, sempre manteve um árduo trabalho voltado para a formação de pilotos privados e comerciais, ao longo desta jornada de mais de 70 anos ininterruptos, já se formaram centenas de pilotos que estão exercendo atividades nas mais conceituadas companhias aéreas brasileiras e estrangeiras. O Aeroporto se orgulha por este tempo de existência, principalmente pela experiência adquirida nestes anos, isso trouxe ao Aeroclube de Catanduva uma base estruturada e sólida para a execução de nossas atividades aéreas.

O SDCD Aeroporto de Catanduva possui uma infra-estrutura aeroportuária de administração própria localizada no setor Oeste da cidade, distribuído numa área de mais de 10 alqueires.

  • Aeroporto da Usina Catanduva

O Aeródromo pertence a Usina Catanduva, sendo usado para pousos de aviões agricolas.

  • Pista de Aeromodelismo

A pista está localizada na Rodovia que liga Catanduva à Novais.

Ferroviário

A ESTAÇÃO: Aberta em 1910 como Villa Adolfo, nome do então distrito de São José do Rio Preto. O jornal O Estado de S. Paulo anunciava em 19/8/1909 que "Foram aceitas pelo Governo as denominações de Pindorama e Catanduva para as estações dos quilômetros 65,880 e 76,700 do prolongamento de Taquaritinga a S. José do Rio Preto". As alterações da linha nos anos 1940 e 1950 não tiraram a estação do leito original e, em 1955, passou por ali o primeiro trem já pela bitola larga. Em 15 de março de 2001, ali parou o último trem de passageiros, vindo de São José do Rio Preto para Itirapina. Em março de 2009, o prédio havia sido reformado recentemente e está servindo como sede da Secretaria da Cultura do município.


Administração

Educação

  • (FAMECA) - Faculdade de Medicina de Catanduva
  • (FATEC) - Faculdade de Tecnologia de Catanduva
  • (FAECA) - Faculdade de Direito e Administração de Catanduva
  • (IFSP) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • (COC) Faculdade Interativa COC de Catanduva
  • (IMES-CATANDUVA) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
  • (ESEFIC) - Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva
  • (FEC) - Faculdade de Enfermagem de Catanduva
  • (ETEC) - Escola Técnica Estadual de Catanduva
  • (Infocc) - Instituto de Formação Continuada de Catanduva
  • Escola Civil de Aviação - Aeroclube de Catanduva
  • (SENAC) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Catanduva
  • (TRAINERTEK) - Formação Profissional de Catanduva
  • (SESI) - Serviço Social da Indústria de Catanduva

Referências

  1. «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 24 de janeiro de 2011 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. a b «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. http://www.noticiadamanha.com.br/capa/lenoticia.asp?ID=46583

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil Predefinição:Mesorregião de São José do Rio Preto