Jaguara (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jaguara
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Imigração predominante:  Hungria
Distrito: Jaguara
Subprefeitura: Lapa
Região Administrativa: Oeste

Jaguara é um bairro da cidade brasileira de São Paulo que nasceu de um loteamento promovido por Juvenal de Lima, na década de 1920.

Graças ao estabelecimento de indústrias como Armour, Refinações de Milho Brasil e Irmãos Lever, teve um desenvolvimento muito rápido. Pequenos estabelecimentos comerciais e olarias surgiram, além de vários clubes de futebol (Jaguara, Jacena, Jaraguá, Botafogo, Estrela do Norte, América, entre outros), muitos deles com seus respectivos salões de baile.

A parte baixa do bairro foi a que se desenvolveu primeiro. Ali se concentravam os empórios de secos e molhados, farmácias, quitandas, barbeiros, sapateiros, igreja, etc. A primeira linha de ônibus foi inaugurada na década de 1940 e levava os passageiros até o bairro da Lapa. Também nessa década chegou a iluminação pública.

Um grande número de ruas recebeu asfalto na década de 1950. Anteriormente, nem a principal via, Rua 1, era asfaltada. No ano de 1950 foi aberto o único cinema da região, o Cine Jaguara.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.