Project Glass

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Project Glass
Google Glass detail.jpg


Google Glass é um projeto em desenvolvimento da Google que consiste num par de óculos conectados à Internet que usam uma tecnologia futurista de realidade aumentada.[1] .

O Google Glass é um dispositivo semelhante a um par de óculos, que fixados em um dos olhos, disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. A pequena tela apresenta ao seu utilizador mapas, opções de música, previsão do tempo, rotas de mapas, e além disso, também é possível efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da Internet.

O Projeto tem vindo a ser mantido pelos escritórios do Google X pelo menos desde 2006 e, até o dia 4 de abril de 2012, o Google Glass ainda era um projeto secreto da Google. Atualmente, o Google X conta com o apoio de especialistas em alta tecnologia como Richard W. DeVaul e Babak Parviz. O visual do Google Glass parece sofisticado e futurista mas não possui lentes dos dois lados. Sabe-se que o Google tem fornecido os protótipos ao seus colaboradores afim de poder lançar o produto entre 2013 e 2014.

A lente de projeção do Google Glass não ocupa todo o campo de visão do utilizador e possui uma tecnologia de foco que permite ao observador ler o seu conteúdo sem a necessidade de mudar seu foco de visão. Todos esses cuidados garantem o conforto e a segurança da pessoa que utilizar a tecnologia.

Durante o dia 15 de abril, o Google Glass foi comercializado por 24 horas somente para usuários dos Estados Unidos. O número de dispositivos foi limitado e ainda era preciso responder um formulário para participar do Glass Explorer Program. O objetivo do Google com essa ação era promover o óculos. Até agora, o Google Glass estava disponível para desenvolvedores ou pessoas que tivessem um projeto com o aparelho.[2]

Referências

  1. Google Glass terá rival em 2013
  2. Google vende por um dia Google Glass. The Guardian. Acesso em 15 de abril de 2014 (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]