Dia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Dia (desambiguação).

Um dia é uma unidade de tempo geralmente definida como um intervalo igual a 24 horas. O termo também é utilizado para referir-se à parte do dia total na qual uma dada localidade encontra-se iluminada pela luz do sol. O período de tempo medido a partir de meio-dia local ao meio-dia seguinte — especificamente entre duas passagens do sol pelo meridiano local — é chamado de dia solar. O comprimento do dia solar varia durante o ano.[1][2] A média desses valores fornece o dia solar médio, cuja duração é 24 horas.

A duração média de um dia solar na Terra é de cerca de 86.400 segundos (24 horas) e há cerca de 365,2422 dias solares em uma média de ano tropical. Devido a órbitas celestes não são perfeitamente circulares, e, assim, viajar a velocidades diferentes em várias posições na sua órbita, um dia solar não é o mesmo período de tempo ao longo do ano orbital. Um dia, entendido como o período de tempo que leva para a Terra para fazer um todo rotação[3] com relação ao fundo celeste ou uma estrela distante (que se assume ser fixo), é chamado dia sideral ou ainda dia estelar. Este período de rotação é de 23h 56min 04s, ou seja, aproximadamente 4 minutos a menos do que as 24 horas clássicas, e há cerca de 366,2422, em uma média de anos tropical (um dia mais estelar do que o número de dias solares). Principalmente devido a efeitos de maré, período de rotação da Terra não é constante, resultando em novas variações menores para ambos os dias solares e estelares. Outros planetas e luas também têm dias estelar e solar próprios.

Etimologia

O termo é originário da palavra latina "dies", esta por sua vez originária da raiz indo-europeia *dei- que significa "brilhar" da qual é proveniente o sânscrito द्याउः (dyāuḥ), "céu luminoso". A palavra latina também deu origem ao espanhol "día" e ao francês antigo "di".[carece de fontes?]

Limites do dia

Fim do dia em Goiânia, Goiás, Brasil.

Para a maioria dos animais diurnos, o dia começa, naturalmente, ao amanhecer e termina ao pôr do sol. Os seres humanos, com normas culturais e conhecimentos científicos, têm suplantado a natureza com várias concepções diferentes dos limites do dia. Os judeus definiram que o dia começa em cada pôr do sol ou ao cair da noite. A Europa Medieval seguiu esta tradição. Dias, como véspera de Natal e o Dia das Bruxas, são remanescentes da antiga tradição quando os feriados religiosos começaram na noite anterior.

No Egito antigo, o dia foi contado a partir do nascer do sol ao anoitecer. Os Muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol a cada dia do mês de Ramadã. O "Documento de Damasco", cujas cópias também foram encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto, afirmam a respeito da guarda do sábado de que "Ninguém deve fazer qualquer trabalho na sexta-feira a partir do momento que o sol se põe", presumivelmente indicando que a comunidade monástica responsável pela elaboração deste trabalho contava o dia como terminando pouco antes de o sol começar a se por. [carece de fontes?]

Nasce o dia em Beberibe, Ceará.

Dia solar

Unidade de tempo equivalente a 24 horas em média. Mais precisamente, um dia é composto por 23h 56min 04s. Este é, aproximadamente, o tempo que a Terra demora a fazer uma rotação completa sobre o seu eixo.

  • Há sete dias numa semana;
  • Número variável deles em cada mês (janeiro: 31, fevereiro: 28 ou 29, março: 31, abril: 30, maio: 31, junho: 30, julho: 31, agosto: 31, setembro: 30, outubro: 31, novembro: 30 e dezembro: 31).
  • 365 por ano (salvo nos bissextos em que são 366).
  • Um Dia Solar começa a partir da meia-noite.
  • Usa-se o adjetivo diário, para se referir a ele.

Dia sideral

É o tempo que a Terra leva para dar uma volta exata sobre o seu eixo. Ao mesmo tempo que a Terra gira ao redor do seu eixo ela também gira ao redor do Sol, assim quando medimos o tempo entre dois "meios-dias" (Sol na cabeça) a Terra também já deu uma fração de volta ao redor do Sol e para que o Sol chegue ao topo da sua trajetória diária é preciso girar mais um pouco (para compensar a fração de volta ao redor do Sol). Por isto o dia solar é um pouco maior que o dia sideral.

Dia natural

Dia artificial

  • Tempo em que as luzes artificiais das casas, ruas e veículos se acendem quando o Sol se põe.
  • Período compreendido entre ao Pôr do Sol e o Nascer do Sol.
  • É um dia prolongado porque os humanos dormem cada vez menos (e isso acumula uma carga de estresse muito elevada).
  • Usa-se o adjetivo noturno, para se referir a ele.

Dia Civil

Para fins civis um tempo de relógio comum tem sido definido por uma região inteira com base no tempo local solar médio em algum meridiano central. Tais fusos horários passaram a serem adotadadas em meados do século 19, quando as estradas de ferro com horários regulares entraram em uso, com a maioria dos principais países terem os adotado em 1929. Para todo o mundo, 40 fusos horários tais estão agora em uso. A principal delas é o "tempo do mundo", ou Tempo Universal Coordenado (UTC).

A presente convenção comum tem o dia civil começando à meia-noite, que é perto do tempo do menor culminação do Sol médio no meridiano central do fuso horário. Um dia é normalmente dividida em 24 horas de 60 minutos de 60 segundos cada.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Um dia, o símbolo d, é definido como 86.400 segundos. O segundo é a unidade de tempo oficial do SI. Um dia no UTC e pode ter um comprimento de 86,399 ou 86.401 segundos.

O BIPM atualmente define como um segundo a duração de 631 770 9 192 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do césio 133.[4]

Isto torna o dia no SI valendo exatamente 794.243.384.928.000.

Segundos bissextos

Para manter o dia civil alinhado com o movimento do Sol, são feitas modificações positivas ou negativas no valor do segundo.

Um dia no relógio civil é tipicamente 86.400 segundos, mas será 86.401s ou 86,399s no caso dessas mofidicações.

Dias da semana

No calendário gregoriano, um dia é a sétima parte de uma semana. Cada dia da semana possui um nome diferente: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Dia em outras unidades

Mudança em longo prazo

A Lua.

Por causa da Lua e da dissipação de energia que são as marés, a velocidade de rotação da Terra sobre si mesma diminui. A duração do dia, portanto, aumenta a uma taxa de cerca de 2 milésimos de segundo por século. Portanto, há 100 milhões de anos, o ano durou 380 dias. Este efeito de dias mais longos é menos rápido porque a força exercida pela Lua na Terra é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

Alterações na duração do dia ao longo do tempo geológico foi verificado experimentalmente através da contagem dos anéis de crescimento de corais fósseis. Os corais têm uma iluminação de crescimento relacionado com diurna: de acordo com que a duração do dia é mais curto ou mais longo, a ranhura é mais ou menos de largura, a periodicidade anual. É assim possível determinar o número de dias por ano nos tempos geológicos.[5]

Data Período geológico Número de dias por ano Fotoperíodo
Hoje Atual 365 24 horas
100 milhões de anos Jurássico 380 23 horas
200 milhões de anos Permiano 390 22,5 horas
300 milhões de anos Carbonífero 400 22 horas
400 milhões de anos Siluriano 410 21,5 horas
500 milhões de anos Cambriano 425 20,5 horas

Referências

  1. Weisstein, Eric W. (2007). «Solar Day». Consultado em 31 de maio de 2011 
  2. Weisstein, Eric W. (2007). «Day». Consultado em 31 de maio de 2011 
  3. Alguns autores advertem contra a identificação "dia" com período de rotação. Por exemplo: Courtney Seligman. «Rotation Period and Day Length». Consultado em 3 de junho de 2011. A Cautionary Note: Because the rotation period of the Earth is almost the same as the length of its day, we sometimes get a bit sloppy in discussing the rotation of the sky, and say that the stars rotate around us once each day. In a similar way, it is not unusual for careless people to mix up the rotation period of a planet with the length of its day, or vice-versa. 
  4. Resolution 1 of the 13th meeting of the CGPM (1967/68)
  5. Info Abril. «Nasa diz que terremoto encurtou duração do dia». Consultado em 15 de janeiro de 2012 

Ver também

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dia